Tributação da poupança: governo versus oposição - o que faz sentido nessa briga?
.
A atual proposta de tributação de algumas contas de poupança tem alvoroçado os ânimos dos brasileiros - sobretudo os ânimos dos defensores do PT, do PSDB, do DEM, do PPS e de alguns outros partidos. No entanto, a disputa que vejo se dá pelo que menos interessa: a tributação em si - ao invés do motivo que leva o governo a proceder assim.
Por que?
Porque a realidade é a seguinte:
O governo gasta mais do que arrecada, por isso tem que se financiar no mercado; para se financiar no mercado, tem que vender títulos públicos remunerados por uma determinada taxa de juros; essa taxa de juros flutua de acordo com o mercado, enquanto que a remuneração da poupança é fixada em lei.
Com a crescente queda nas taxas de juros [coisa que os setores produtivos da economia nacional sempre defenderam!], os rendimentos da poupança, fixados em 6% ao ano por lei, foram se tornando cada vez mais interessantes para os grandes investidores – dentre eles os próprios bancos e os fundos de pensão (mais até do que os “porcos capitalistas” que andam por aí).
Os depósitos da poupança são destinados ao financiamento da casa própria, enquanto que os das outras aplicações financiam o governo e o próprio mercado. Se todos os investidores migrarem para a poupança, teremos casas a 1 real, mas o governo quebra e nenhum industrial ou consumidor vai achar recursos para trocar maquinário ou dividir uma geladeira em 500 prestações mensais. Em outras palavras: em pouco tempo, não haverá quem possa comprar casas nem a 1 real!
* * *
É certo que os juros precisam cair, especialmente nessa época de crise mundial. Com a queda dos juros, o governo incentiva o incremento da atividade econômica do setor produtivo - aquele que gera empregos e paga os salários!!! - e também diminui seus gastos com a rolagem da dívida pública.
Touché?
Nem tanto... porque, quanto mais os juros caírem, mais os investidores privados deixarão de financiar o governo para aplicarem na poupança e ganharem mais. Então: como baixar os juros e se financiar ao mesmo tempo?
Alterando o rendimento da poupança - nem que seja para uma parte somente dos investidores: aquela parte que vai deixar de financiar o governo se nada for feito.
Por isso, o governo Lula ACERTA ao tributar poupanças com saldos muito acima daqueles que até membros da classe média alta podem se orgulhar de ter - e ainda mais nesse momento, em que fazer isso é justificável pelos motivos expostos acima.
Assim, as acusações que têm sido feitas ao governo Lula por causa dessa tributação, na minha opinião, erram feio o alvo, chegando a ofender a inteligência de quem luta pelo Brasil acima de qualquer coisa: essa tributação só afetará uma ínfima parcela dos poupadores, mas evitará que a poupança se transforme numa nova ciranda financeira que tira recusos do setor produtivo da sociedade para distribuí-los aos especuladores.
Não seria melhor que gastássemos nossa energia em favor do Brasil?
Como?
Atacando o problema mais grave - o que gera toda essa encrenca: a crescente necessidade que o governo tem de pagar suas contas com o dinheiro dos outros!
A solução, então, meus amigos, não é fazer um cavalo de batalha por causa da tributação dos rendimentos de 1% das cadernetas de poupança, mas, sim: cobrar que o governo gaste menos e melhor!
É nesses termos que a discussão tem que ser feita: e em nenhum outro!
Você não acha?
.
Update:Censurado: também acho que o dono é quem deve escolher como investir o seu dinheiro para ganhar mais, mas não acho que o melhor investimento seja numa ciranda financeira, mas, sim: no setor produtivo da economia. Até por isso, discordo que a bolsa de valores seja uma ciranda financeira - inclusive e sobretudo porque a bolsa financia as empresas: entidades que produzem e, assim, geram riquezas e empregos!
Ciranda financeira é dinheiro rendendo sem produzir empregos - no que de pouco serve à sociedade, por mais que o dono do dinheiro tenha o dinheiro de viver de rendas.
Update 3:Olha... e não é que a cada hora aparece num lugar diferente?!?! Que coisa doida!!!
Comments
Parabéns pela colocação e, se permite, assino "em baixo".
Estas análises são ótimas, principalmente para levar os
tolos ( E AS TOLAS ) petistas a pensarem um pouco :
Este governo chegou ao poder prometendo "defender o
povão". E o que vemos hoje ? Um assalariado que ganha
R$500,00... ( Atenção petralhinhas : Falei R$500,00...
NÃO FALEI R$ 50.000,00 ! )... repito : Ganha R$500,00
e paga cerca de R$200,00 de impostos, em tudo que
consome, do feijão até o gás ou a luz elétrica !
O TRABALHADOR BRASILEIRO PAGA A MAIS ALTA
CARGA TRIBUTÁRIA DO MUNDO ! TRABALHA 140
DIAS POR ANO, SÓ PARA PAGAR IMPOSTOS !
( Isto não é opinião de "oposição". É só aritmética ! )
Enquanto isto, Lula faz uma dívida interna de mais de
DOIS TRILHÕES ( R$ 2.000.000.000.000,00 ) e põe
estes "bolsinhas" para defender suas maluquices na
tentativa de arranjar mais dinheiro para rolar esta dívida.
E estes babaq.. não são capazes de ver isto !
Coitados...
Eu acho que quem tem bastante dinheiro deveria aplicar no setor produtivo e não no especulativo, pois o que gera emprego e conseqüentemente giro financeiro é o produtivo, mas em contrapartida, o governo tem que controlar mais seus gastos e no mÃnimo diminuir a roubalheira, digo diminuir pois terminar é praticamente impossÃvel.
Oi,
Concordo com você, mas quanto a solução acho meio impossÃvel pois este desgoverno faz o que quer e parece não admitir que os outros poderes interfiram...
O Collor tambem teve os motivos dele e foi cassado...pelo pt...
Um abraço,
Amigão.
Comentei esse assunto, claro, não com as riquezas de informações que você apresentou, más, parabéns, é exatamente isso que está ocorrendo, o governo que é mais capital circulante, para passar a mão.
Concordo contigo em grau, gênero e número! tua análise é completamente correta. Mas como se fará para manter as rédeas curtas com os gastos do governo? Essa é a questão, não? Os gastos desse governo perdulário e empreguista!
Boa explicação, mas devo discordar, pois acho que o investidor tem direito de escolher o melhor investimento para seu dinheiro.
Pior ciranda financeira que é a bolsa de valores, não existe!
à obrigação de uma empresa preservar seu capital ao máximo, proporcionando o maior ganho possÃvel para o investidor associados ou sócios.
Puxa, que dizer que eu tenho uma empresa, e posso aumentar meu capital de giro, aplicando minhas reservas na poupança, mas devido a os interesses do governo, tenho que continuar a ganhar menos.
-Cadê a lógica disso?
Não existe lógica, e sim um despropósito de falta de competência por parte do governo, gastando muito e pegando dinheiro alheio para tapar os buracos de sua péssima administração.
Como já disse, qualquer coisa serve para tentar ferrar o Lula. Essa oposição só está aà pra isso. O paÃs que se lixe. Aliás, na oposição ou na situação eles são sempre uns inúteis que estão se lixando pro Brasil. Eu ou você nos preocupamos com a tributação sobre o que exceder 50 mil? Eu não. Me preocupo sobre o imposto sobre meu salário e qualquer dinheirinho extra que eu ganho. Mas 50 mil? Francamente. Os que estão se doendo são aqueles que investem muito dinheiro e que iam usar a poupança, uma vez que os outros investimentos decairam. Igual à cobrança da CPMF: gritaria dos que tem mais e dos que querem desestabilizar o governo frente à opinião pública, para a qual eles estão se lixando, por sinal.
a oposição é um monte de merd@ que só quer grana em CAYMAN
veja só