Mesmo dirigindo a mais de dez anos, ainda hj dirijo com insegurança?
Quando o transito para em ladeiras, ao sair fico com medo que o carro desça e encoste no carro que está atrás, ás vezes nessas situações deixo o carro morrer, tamanho é meu medo. Não me arrisco em estacionar em vagas apertadas, com medo que não consiga encaixar o carro na vaga. Também tenho medo de guardar o carro na garagem de ré. Enfim eu dirijo, mas gostaria de acabar com essa insegurança ao pegar o carro. Mas como?
Comments
---------------Ladeiras---------------
Primeira coisa, seu carro utiliza carburador ou injeção eletrônica?
Se for injeção eletrônica fica mais fácil, pois o controle da marcha-lenta é bem mais eficiente.
Pra treinar, na reta mesmo, puxe o freio de mão. Pise na embreagem, engate a primeira marcha e vá soltando a embreagem, bem devagar. Fique olhando para o espelho retrovisor central do carro, quando você perceber que a traseira do carro está abaixando, você encontrou "O ponto" da embreagem. Solte o freio de mão e veja que mesmo sem acelerar seu carro começa a ir pra frente.
Treine isso estacionada em uma subida. Com a prática (e sabendo aonde é "O ponto" da embreagem você pode fazer sem o freio de mão)
Se seu carro tem conta-giros fica bem mais fácil achar "O ponto" da embreagem, é só olhar no conta-giros e quando a rotação começar a baixar, você achou "O ponto".
---------------Estacionar---------------
Complicado explicar. Comece com vagas grandes. Sempre desça do carro e veja a qual distância você ficou do carro da frente e de trás, isso ajuda a entender a distância ao dar a marcha ré.
Pode parecer até meio idiota, mas jogue esses joguinhos de estacionar pra você entender como o carro se comporta na ré:
http://www.jogosdecarro.org/jogos-de-estacionar/jo...
Ajuda a criar uma "visão espacial".
Ao estacionar de ré em uma vaga de shopping, por exemplo, supondo que a vaga esteja à sua esquerda, fique no meio do corredor, e ande até a traseira do carro passar a vaga. Vire todo o volante para a direita, dê ré e começa a andar. Assim que for chegando, vá endireitando AOS POUCOS o volante (um quarto de volta na marcha ré faz MUITA DIFERENÇA) olhe pelo retrovisor esquedo, que vai ser o primeiro a mostra sua posição. Se precisar, até aprender, tire a cabeça pra fora do carro. Depois o retrovisor da direita, pra ter certeza que não vai bater no carro da direita.
Por favor, tente antes de escolher a melhor resposta, perdi um tempão e está muito bem explicadinho.
Se nada disso funcionar, ligue pra esses telefones "Tem medo de dirigir e tem carta? Ligue xxxx-xxxx", heheheh
É a última opção.
Boa sorte, e avisa aqui se deu certo ou não!
Se obtiver solução para seu problema,me informe.
Dirijo, e muito, há mais de trinta anos e sou exatamente igual a você.
E as pessoas ainda dizem que dirijo bem.