gostaria de saber se alguem sabe o resumo ou sabe resumir ¨o rumo da etnologia¨?

eu queria o resumo...

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  • A Etnologia é o estudo ou ciência que estuda os fatos e documentos levantados pela etnografia no âmbito da antropologia cultural e social, buscando uma apreciação analítica e comparativa das culturas.

    Em sua acepção original, era o estudo das sociedades primitivas, todavia, com o desenvolvimento da Antropologia, o termo primitivo foi abandonado por se acreditar que exaltaria o preconceito étnico. Assim, atualmente se diz que etnologia é o estudo das características de qualquer etnia, isto é, agrupamento humano - povo ou grupo social - que apresenta alguma estrutura socio-econômica homogênea, onde em geral os membros têm interações cara a cara, e há uma comunhão de cultura e de língua. Este estudo visa estabelecer linhas gerais e de desenvolvimento das sociedades.

    O etnógrafo observa básicamente as diferenças entre as sociedades, na proposição de Mauss em seu Manual de Etnografia, desde o modo de andar e usar o corpo (técnicas corporais) até a celebração do casamento e dos funerais. Deve-se descrever e analisar toda a vida social de um povo e um lugar, observa principalmente o que esse povo diz de si mesmo e o modo como identifica seus participantes.

    Na prática o estudo da etnologia acompanhou a expansão do mundo europeu para o oriente, África, Austrália, Américas e Oceania. No início, confundia-se com o estudo das raças e dos povos conquistados, aliás a divisão humana nas raças que conhecemos foi uma invenção dos europeus que estudavam a desigualdade das raças para justificar seus objetivos colonizadores.

    Atualmente a etnografia é um dos mais importantes recursos contra o racismo e a hegemonia cultural na medida em que estabelece os meios de realizar uma crítica ao etnocentrismo. Estudos etnográficos tem recuperado saberes e técnicas dos povos ditos primitivos como formas de (etno) conhecimento nas mais diversas áreas como biologia (etnobiologia); farmacologia e botânica (plantas medicinais); engenharia (de barcos, pontes, casas etc.) psicologia, medicina etc. Nesse último campo há uma integração entre técnica (tecne) e saber (episteme) que vem sendo denominada por antropologia médica e/ou estudos dos sistemas etnomédicos e xamanismo.

    Boa sorte!

  • A Etnologia é o estudo ou ciência que estuda os fatos e documentos levantados pela etnografia no âmbito da antropologia cultural e social, buscando uma apreciação analítica e comparativa das culturas.

    Em sua acepção original, era o estudo das sociedades primitivas, todavia, com o desenvolvimento da Antropologia, o termo primitivo foi abandonado por se acreditar que exaltaria o preconceito étnico. Assim, atualmente se diz que etnologia é o estudo das características de qualquer etnia, isto é, agrupamento humano - povo ou grupo social - que apresenta alguma estrutura socio-econômica homogênea, onde em geral os membros têm interações cara a cara, e há uma comunhão de cultura e de língua. Este estudo visa estabelecer linhas gerais e de desenvolvimento das sociedades.

    O etnógrafo observa básicamente as diferenças entre as sociedades, na proposição de Mauss em seu Manual de Etnografia, desde o modo de andar e usar o corpo (técnicas corporais) até a celebração do casamento e dos funerais. Deve-se descrever e analisar toda a vida social de um povo e um lugar, observa principalmente o que esse povo diz de si mesmo e o modo como identifica seus participantes.

    Na prática o estudo da etnologia acompanhou a expansão do mundo europeu para o oriente, África, Austrália, Américas e Oceania. No início, confundia-se com o estudo das raças e dos povos conquistados, aliás a divisão humana nas raças que conhecemos foi uma invenção dos europeus que estudavam a desigualdade das raças para justificar seus objetivos colonizadores.

    Atualmente a etnografia é um dos mais importantes recursos contra o racismo e a hegemonia cultural na medida em que estabelece os meios de realizar uma crítica ao etnocentrismo. Estudos etnográficos tem recuperado saberes e técnicas dos povos ditos primitivos como formas de (etno) conhecimento nas mais diversas áreas como biologia (etnobiologia); farmacologia e botânica (plantas medicinais); engenharia (de barcos, pontes, casas etc.) psicologia, medicina etc. Nesse último campo há uma integração entre técnica (tecne) e saber (episteme) que vem sendo denominada por antropologia médica e/ou estudos dos sistemas etnomédicos e xamanismo.

    Ou:

    Hoje numerosos antropólogos operam em meio urbano, e não em lugares ermos. É fácil imaginar, portanto, que entre os citadinos, costumados à modernidade da época do audiovisual, do computador pessoal, da Internet, do telefone celular, etc., apenas as técnicas de investigação "modernas" -, sondagens de opinião, questionários muito sofisticados, testes, etc. - seriam adequadas para estruturar os conhecimentos. A etnologia, portanto, com suas práticas artesanais de um outro tempo e aplicadas a um outro universo, seria um método ultrapassado, "arcaico". No entanto, a etnologia encontra muitos usos em nossas sociedades. Para citar apenas alguns, há pesquisas consagradas a grupos religiosos pertencentes às grandes religiões universais, bem como a grupos ditos "sectários", e isto nos centros urbanos como nas periferias. Há pesquisas sobre vilas e seus problemas, por exemplo, a adoção, tal qual é praticada nas favelas, tanto nos Estados Unidos como no Brasil (Fonseca, 1993, 1995); aliás, neste último país, a etnologia na cidade sempre conviveu com a dos povos indígenas das regiões interioranas. Na França os etnólogos se atrasaram um pouco neste âmbito, mas de lá para cá eles se recompuseram: a etnologia dos empreendimentos e das práticas em torno do esporte (notadamente o futebol), etc. já são especialidades reconhecidas. Poderia, também, lembrar os trabalhos de Yves Delaporte sobre os entomologistas parisienses (Delaporte, 1987, p. 229-245), mas haveria ainda várias outras temáticas a mencionar.

    De um ponto de vista epistemológico, será que essa evolução da etnologia é tão surpreendente? Na verdade, as técnicas de base da etnologia - observação participante e entrevista qualitativa - não são aproximações "artísticas e subjetivistas", como querem os desconstrucionistas. Praticadas rigorosa e conscientemente, elas me parecem responder a critérios epistemológicos válidos - e me refiro aqui sobretudo aos trabalhos de Jean Piaget.

    A pesquisa etnológica de campo é essencialmente fundada na ação do sujeito-pesquisador. Ora, uma boa pesquisa é plenamente fiel à lógica operatória do sujeito no domínio do conhecimento, com processos de equilíbrio cognitivo "... por compensações ativas do sujeito em resposta às transformações perturbadoras" (Piaget, 1967, p. 1141). Com efeito, na pesquisa artesanal da etnologia, trata-se precisamente de reagir àquilo que o terreno permite descobrir.

    Espero ter ajudado!!!!!!!

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