Me diz...É preferível a dureza da razão à leveza que exporia toda a fragilidade humana?
Você realmente é uma pessoa transparente??
Costumamos acreditar que ser transparente é simplesmente ser sincero, não enganar os outros. Mas, ser transparente é muito mais do que isso. É ter coragem de se expor, de ser frágil, de chorar, de falar do que a gente sente... Ser transparente é desnudar a alma, é deixar cair as máscaras, baixar as armas, destruir os imensos e grossos muros que nos empenhamos tanto para levantar...Mas, infelizmente, quase sempre, a maioria de nós decide não correr esse risco. Preferimos o nó na garganta às lágrimas que brotam do mais profundo de nosso ser. Por mais doloroso que seja ter de construir uma máscara que nos distancia cada vez mais de quem realmente somos, preferimos assim: manter uma imagem que nos dê a sensação de proteção... E assim, vamos nos afogando mais e mais em falsas palavras, em falsas atitudes, em falsos sentimentos... Não porque sejamos pessoas mentirosas, mas apenas porque nos perdemos de nós mesmos e já não sabemos onde está nossa brandura, nosso amor mais intenso e não-contaminado. Com o passar dos anos, um vazio frio e escuro nos faz perceber que já não sabemos dar e nem pedir o que de mais precioso temos a compartilhar, a compaixão, a compreensão de que todos nós sofremos, nos sentimos sós, imensamente tristes e choramos baixinho antes de dormir, num silêncio que nos remete a uma saudade desesperada de nós mesmos... Daquilo que pulsa e grita dentro de nós, mas que não temos coragem de mostrar àqueles que mais amamos! Porque, infelizmente, aprendemos que é melhor revidar, descontar, agredir, acusar, criticar e julgar do que simplesmente dizer: "você está me machucando. Pode parar, por favor?"Porque aprendemos que dizer isso é ser fraco, é ser bobo, é ser menos do que o outro. Quando, na verdade, se agíssemos com o coração, poderíamos evitar tanta dor...Que consigamos não tentar controlar tanto, responder tanto, competir tanto, que consigamos docemente viver, sentir, amar... E que você seja não só razão, mas também coração, não só um escudo, mas também sentimento. Seja transparente, apesar de todo o risco que isso possa significar.
Beijinhos a todos ♥
Update:Viajante...Adoraria ter escrito integralmente esse texto, mas não fui eu. Adaptei de um texto que vi na internet, só não sei a autoria... Mas saiba que é meu pensamento. Beijo ♥
Comments
É,mas são poucos que possuem essa coragem,as pessoas preferem criar um personagem e vive-lo como se fosse real,é mais facil usar máscaras para atrair mais pessoas,e talvez não faze-las sofrer(ou não...)
Agir com coração muitas vezes é dificil,é dificil se expor pro outro sem saber se vai se machucar...Usar só a razão também é prejudicial,por que chega uma hra que vc não sabe o que realmente é real,se vc sente...
Tinhamos que chegar a um acordo com o coração e com a razão...
XDD
de repente,..pequenas alegrias,mesmo que ilusoes poderiam ser muito maiores e compensadoras psicologicamente,..do que a maioria das razoes,...
beijos
à um belo pensamento.
Não há mal algum em expor a fragiliadade humana. Acho que tem que ser bem forte para expor a fragilidade. Mas não concordo com que só quer expor a sua fragilidade.
Temos que ser quem queremos ser, ser sincero ser for necessário, falar o que te incomoda, como está no texto. Mas, às vezes, temos que aprender a ser duros para tomar atitudes leves de nossa fragilidade. Porque nem sempre essas atitudes são fáceis. E tomá-las pode exigir um esforço. Pode incomodar ser necessário agora tomar uma atitude e precisar ter dureza, mas para depois todos estarem bem. Todos usufruirem da leveza.
Temos que aprender a ser quem somos. Como nossas fragilidades e nossas dureza. Nosso próprio ser.
Beijo
Em tese, o ser humano é mais coração do que razão. à proporção que aprimora o intelecto vai endurecendo o coração. Abandona a Fé e paradoxalmente se julga um ser poderoso capaz até de justificar pela Razão atos condenáveis pelo comum dos mortais.
Daà eu abundo da opinião de Kinha. Deve haver um meio termo entre Coração e Razão. Uma ponderação.
Pascal já sentenciava:"Dois excessos: excluir a razão ,só admitir a razão"
à isso
Nepher,escreves muito bem,está de parabéns, e assino em baixo, de tudo que dissestes...
------
A leveza é a fragilidade Humana, é de igual para iguais, poderia ser perante a quesitos, de uma alma, sorridente,maravilhosa,e digna!
-----
Por mas que sejam complicadas, de se encontrar em um ser humano, hoje em dia,graças a Deus ainda, existem excessões.
-------------------
Beijos,
Viajante solitário.
============
Ah,sim!, mas foi uma boa escolha,gostei..