PRECISO DE MUITAS RESPOSTAS. Continuação da minha pesquisa...?
Existem vários sites GRÁTIS onde se pode aprender uma nova língua, por exemplo o www.livemocha.com
O que acha desses site?
São úteis?
São eficientes?
Quais as falhas\defeitos desses sites?
Comments
O livemocha é útil e eficiente para objetivos específicos:
Para pessoas que não sabem nada ou conhecem muito pouco da língua, é um bom lugar pra dar os primeiros passos. O apelo audiovisual ajuda muito quem não tem familiaridade com línguas.
Para pessoas que já tem razoável competência linguística, o interessante é o chat e as formas de interação com os outros usuários do mundo todo. Além disso você pode aprender, corrigindo produções alheias de níveis mais básicos.
E o que mais chama a atenção é a variedade de idiomas, de chinês a russo! A maioria dos sites focam somente o inglês, quando muito o espanhol.
Como falhas posso apontar a falta de explicações e exercícios gramaticais e de fonética, o que faz com que muitos alunos não dêem continuidade aos estudos. Também existem alguns "bugs", como fotos que não correspondem ao que está escrito, por exemplo. Além disso às vezes o site fica lento. E especificamente o curso de japonês não apresenta transliteração em romaji, o que complica a leitura para iniciantes.
É óbvio que um curso desses não é o suficiente para que alguém aprenda uma língua, mas por ser de graça, é uma ferramenta incrível para ser usada nos momentos de estudo solitário. Eu sempre recomendo aos meus alunos como atividade complementar.
EU JA ME CADASTREI NESSE AI
à BOM TEM MTA COISA BOA
MAS REGRAS DE INGLES E COISAS ASSIM NAO TINHA.
ELE ENSINA PRONUNCIAR E SABER AS PALAVRAS EM INGLES, MAS NÃO ENSINA