Você sabia que os pirahãs converteram um crente ao ateísmo?

O missionário e linguista Daniel Everett viajou à Amazônia, tentou converter os pirahãs ao Cristianismo, no entanto os pirahãs são ateus e demonstraram que eram muito mais felizes em seu ateísmo do que o missionário em sua religião, acabando por converter espontaneamente o missionário, que hoje é um ateu assumido e conta a sua experiência na obra Don't Sleep There Are Snakes. Se houver interesse, pode adquirir a obra em inglês, deixo um link abaixo.

A minha questão é a seguinte. Se a pessoa nascesse em uma ilha deserta ou local inóspito e jamais tivesse sido educado nos moldes de qualquer religião, certamente admiraria esse universo fantástico, mas nem sequer passaria pela sua cabeça de que o referido universo precisasse de alguma criação para poder existir. No meu entendimento, ele sempre existiu.

O ateísmo é o estado natural do ser humano. Nenhum bebê vem ao mundo com a idéia fixa e obtusa num deus onipotente, mesmo porque o poder absoluta corromperia absolutamente, o que as religiões sempre fizeram no seio da humanidade.

Apenas como adendo, apesar de os pirahãs não acreditarem em deuses, acreditam em espíritos, o que não deixa de ser ateísmo também, já a-teu significa "sem deus". Religiões como o Budismo e o Taoísmo são essencialmente ateístas, apesar de também acreditarem em entidades sobrenaturais.

Agora, quero ouvir a sua opinião, sinta-se à vontade, nunca negativo ninguém, às vezes até mesmo dou os 10 pontos à opinião contrária à minha, desde que bem embasada. No entanto, resposta idiota, ofensa gratuita ou pregação chata, nem leio. Desde já muito obrigado.

Detalhes Adicionais

YAHOO ANTES DE EXCLUIR, VERIFIQUE AS SUAS PRÓPRIAS REGRAS, POIS A PERGUNTA NÃO OFENDE A RELIGIÃO, APENAS RELATA UM FATO E SOLICITA A OPINIÃO DOS DEMAIS USUÁRIOS SEJAM ELES RELIGIOSOS OU ATEUS. EXCLUIR ESSA PERGUNTA AFRONTA O ART. 5 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL ACERCA DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

Update:

Faltou o link

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/...

Comments

• Boa Tarde!!

"O ateísmo é o estado natural do ser humano".

Concordo plenamente!

Eu sou Agnóstica e tem uma frase que gosto muito: “A religião é a maior arma na guerra contra a realidade.”

Não tenho necessidade de acreditar no que não seja real.

E que mal os Pirahãs fazem vivendo dessa forma?

E agora que esse missionário virou ateu, ele deixou de ter suas virtudes / qualidades para só ter defeitos perante aos olhos de um suposto Deus?

Jamais me converterei a um Deus que despreza valores em nome de crenças.

"Quantidade não é sinal de qualidade".

"Se 5 bilhões de pessoas acreditam em uma coisa estúpida, essa coisa continua sendo estúpida."Anatole France

• ok mas esse missionário ai não está com nada... deve ser aquele ser que se converteu cheio de gás e quando ganha um cargo na igreja fica cheio de graça e nem estuda sobre a sua religião e pega um ateu cheio de sabedoria e destrói ele e deixa ele sem palavra isso é crente reteté... que só vai aos cultos de libertação e quando tem festa... pq até eu msm tenho varios argumentos para debater a favor de Deus e quando eu não souber não me entregaria porém estudaria mais

• eles nao acrditam em Deus pq pra eles não tem como pq eles nao tiveram que dissesse isso a eles

• Relativo; tem gente muito mais "graúda" do que você e eu que não pensa assim:

http://www.sidneyrezende.com/noticia/16393+cientis...

Por sinal tem muito mais pessoas que se convertem de seu "estado natural" à fé, do que o contrário:

https://www.google.com.br/search?sourceid=chrome&i...

Sign In or Register to comment.