Amigos, poderiam me explicar essa passagem das escrituras?

Essa passagem refere-se aos que recolhem o dizimo ou aos dizimistas?

Malaquias 3

8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.

9 Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.

Obrigado

Comments

  • Esta passagem em Malaquias é muito mal utilizada, pois antes de tudo é preciso explicar o que é o Dízimo!

    As ofertas prescritas na Tora todas tem caráter cerimonial, pois sempre teve como objetivo a expiação de culpas, sejam elas em forma de animais para holocausto ou em valores.

    O mais importante é , o que se fazia com as ofertas do povo?

    Se fossem alimentos eram consumidos em duas situações:

    Ritualmente pelo Cohen Gadol, determinadas partes do animal de holocausto;

    E as demais partes pelo público presente, para trazer para o povo Judeu um sentimento de participação, companheirismo e irmandade, e isto era alcançado com uma churrascada gratuita por conta do pecador!

    A oferta das primazias de frutas da Terra era consumida em Jerusalém PELA FAMÍLIA DO FIEL, não como característica de expiação e sim de ação de graças.

    Existe o sentido espiritual que esta no Ato do sacrificio de doar, conduzir a uma elevação Espiritual de elementos Materiais!

    Os vegetais ofertados elevavam o Reino Vegetal.

    Os animais ofertados elevavam o Reino Animal.

    A oferta do Sal, elevava o Reino Mineral.

    Mas, hoje não existe mais Templo Sagrado e as ofertas de Animais e Vegetais estão suspensas!

    Só existem hoje a oferta de valores Monetários, e aí encontramos o sentido prático no Mundo do aqui e agora!

    É preciso entender o caráter social do dízimo. Existe uma passagem na Tora que traz o seguinte mandamento de D´us para os Judeus: “Que não existam necessitados e desamparados entre vocês!”

    A partir deste ponto, todas as ofertas do povo foram convertidos para o bem coletivo de Israel como um Povo Forte e uma Nação Unida!

    Valores ofertados tinham e tem até os dias de hoje a função de auxiliar o próprio povo!

    Quando haviam ofertas de valores monetários o cuidado se faz maior, pois havia já desde aquela época até dos dias de hoje a prestação de contas:

    D´us ordenou a Moisés de sempre prestar contas dos valores prestados, e isto se encontra na Tora!

    Se o Cristianismo optar por importar a Lei do Dízimo nada impede, desde que a façam de forma correta, para o bem coletivo do povo!

    Pois da forma como fazem, enriquecendo Igrejas, e deixando o povo á míngua, estão eles, os sacerdotes cristãos roubando a D´us, na usurpação do direito do povo!

    Dizimo é direito coletivo para o Povo!

    Abraços

  • Alexhaifa.

    Há no texto duas interpretações.

    Uma material e outra espiritual.

    As comunidades que pretendem continuar sendo dizimistas que continuem; fazem bem. O que não está certo é os pastores viverem com polpudos salários, tornando-se pesados a uma comunidade pobre. São Paulo nos dá o exemplo: trabalhava para não ser pesado a ninguém. São Paulo tinha ainda duas grandes dificuldades: Vivia acorrentado e era ambliope.

    No aspecto espiritual, todo o homem que se diz livre, que tem um pseudo livre-arbítrio, verdadeiramente está roubando a Glória de DEUS.

    E foi exclusivamente isto o que CRISTO JESUS veio nos ensinar.

    Podes crer.

    Felicidades.

    VR.

    A IGREJA CRISTÃ APOSTOLAR OU PRIMITIVA não é dizimista. Todos os seus membros trabalham. Ninguém é pesado a ninguém.

    Quando há uma imperiosa necessidade de um grande empreendimento, fizemos, durante o período necessário, uma campanha para angariar estes fundo. Mas tudo é controlado pela comunidade.

  • Deus não precisa de dinheiro, as igrejas precisam.

    Quando o recolhem em nome de Deus estão roubando mesmo.

    Seria mais razoável que pedissem doações para a Igreja e prestassem contas dos gastos, em vez de enganar o povo dizendo que é para Deus.

    Paz e Luz!

  • na verdade ela se refere ao que não são dizimistas, pois tudo o que temos é de Deus, ele nos dá mas temos que devolver dez por cente, e se vc não devolver vc está roubando!!

    fle

  • Alex, esse negócio de dizimo só é necessário para a manutenção da igreja que você frequênta. Como é parte espiritual, não deveria ser obrigatório. Pode-se fazer quermesse, barraquinhas, bingos, rifas e outras coisas mais para arrecadar dinheiro para essa manutenção. Se puder doas, que doe, mas se for fazer falta, não doe. Não se pode vestir um santo desvestindo outro. Em nossa casa espírita, não se pede nada, e não obriga ninguém a nada, se eu fizer uma doação, ou mesmo uma mensalidade, é porque eu posso e quero pois é importante para mim. Mas fazemos galinhadas, para arrecadar um pouco para a manutenção e ampliação da casa. Nas reuniões públicas, não se fala em dinheiro, doação ou qualquer coisa parecida. Oferecemos sopa para os mais carentes. Não se fala em pagamento.

    Corra de quem obriga ou cobra algo em uma igreja.

  • "Trazei o dízimo todo à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa..."

    Pessoal, ele não está dizendo traga seu dinheiro para a casa do pastor, para que nunca lhe falte carne e caviar e aumente seu tesouro :P

    Não sou contra o pessoal que é dizimista, só acho que tem jeito de você ser dizimista e ajudar a sua comunidade de verdade: Que tal dar o seu dízimo para uma instituição de caridade todo mês? Pelo menos é garantido que eles realmente precisam.. :)

  • Se refere a pessoas q não devolvem seus dízimos e ofertas ao Senhor...

  • É isso o que o colega disse.

    Abraço!

Sign In or Register to comment.