Quem pode e quem nao pode fazer alongamentos?

ola, tenho um trabalho de educaçao fisika para fazer, e nao encontrei essa resposta.. Quem pode e quem nao pod fazer o alongamente? E a flexibilidade?? Existe algum tipo de doença q nao permite a pessoa realizalas?

Gratas

Comments

• O termo alongamento é utilizado muitas vezes erroneamente. alongar seria recuperar ou aumentar uma amplitude de movimento de um segmento do corpo.

Gerar tensão muscular chegando ao limite articular e fazer movimentos para manutenção da amplitude de movimentos é exercitar a flexibilidade. Portanto, quando se faz "alongamentos" antes ou depois de uma atividade física, nós estamos exercitando a flexibilidade. Mas é apenas uma questão de nomenclatura.

Mas vamos à sua pergunta:

quem não pode:

- patologias que causam bloqueios articulares ou pessoas com bloqueio articular, seja por consolidação óssea ou uso de fixadores como parafusos.

- quando a pessoa sente dor, independente da causa.

- em lesões musculares que possam se agravar com o alongamento.

- fraturas não consolidadas

- Quando a perda da amplitude é utilizada em benefício da pessoa > Ex. uma pessoa que não tem força muscular na perna para sustentação do corpo, seria mais interessante que o joelho não tivesse movimento, proporcionando a capacidade de andar. Caso ele flexione, o paciente não poderá andar, ou então terá que utilizar um fixador externo.

- Processos inflamatórios agudos ou não. É uma questão de avaliação e verificação da disponibilidade.

- edemas que limitem a articulação. Primeiramente retira-se o edema, depois se procura a amplitude de movimento.

- pessoas portadoras de patologias que quando expostas ao alongamento, possa se tornar maléfico. Ex. síndrome de down fazendo alongamento de região cervical

- artrite reumatóide em fase aguda.

Quem pode:

Aí nós vamos cair no problema da nomenclatura.

Seguindo os meus princípios de que alongamento é tentar recuperar uma amplitude perdida ou querer aumentá-la, eu diria que quem pode executar, são as pessoas que necessitam desse ganho para recuperar suas funções nas atividades da vida diária.

Flexibilidade: é um ato de manutenção de uma amplitude que a pessoa tem. Então, dentro dos princípios da saúde, as pessoas devem realizar com intuito de manutenção das funções do corpo. Quem pode realizar? todos, exceto os que se encontram na lista dos que não podem.

Creio que tenha mais alguns, mas isso vem em mente quando estamos frente a frente com o paciente e nos deparamos com o problema. Mas creio que está de bom tamanho para tirar uma boa nota.

Qualquer dúvida, e-mail-me

• Toda pessoa pode fazer, depende das técnicas e tipos usados para cada situação.

• Todas as pessoas podem fazer alongamento.

Agora treinamento específico para a flexibilidade já necessita de maiores cuidados.

• Os exercícios de alongamento devem ser feitos por TODAS as pessoas, em qualquer idade, a qualquer hora, e não requerem equipamento especial, nem treinamento prévio. É importante fazer os alongamentos de manhã, antes e depois da prática esportiva, durante uma atividade física estressante ou quando sentir seus músculos com mais tensão.

• cara nao sei te informar certo isso mais se naum me engano naum existe diferença...(claro q voce naum vai forçar um cara com o pe maxucado se alongar =D) mais axo q n tem isso..

te dou uma dica procura alguem do msm ramo para se informar eh mais aconcelhavel

Sign In or Register to comment.