O que realmente um fisioterapeuta faz? Me ajudem!!?

Tenho 16 anos, mais quando eu chegar aos meus 18 anos pretendo fazer faculdade de Fisioterapia, mais eu não sei o que é exatamente FISIOTERAPIA e o que um FISIOTERAPEUTA faz?

Me ajudem por favor!!

;)

Comments

  • Ei Aline!

    Então, a Fisioterapia é uma ciência da área da saúde voltada para o entendimento da funcionalidade humana. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios da cinesia humana decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. Atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que tem o objetivo de avaliar, tratar, minimizar e prevenir as mais variadas disfunções do sistema motor, nervoso, cardíaco e respiratório.

    O Fisioterapeuta pode atuar em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, clubes, academias, residências, hospitais (inclusive em UTI), empresas, unidades básicas ou especializadas de saúde, pesquisas, entre outros, tanto por serviços públicos como privados. (Site Wikipedia)

    Pesquise na internet sobre a profissão, mocinha! Sites dos Conselhos (CREFITO) podem te ajudar muito. (www.crefito.com.br). Além disso, conhece o Guia do Estudante, da editora Abril? Também pode te ajudar demais a escolher uma profissão! Esse guia você acha em bancas de jornal...

    Um beijo!!

  • Depois destas respostas acima não tenho muito acrescentar , para mim o que o fisioterapeuta faz e me ajudar a tratar uma hérnia de disco que inferniza a minha vida , se não fosse a dedicação e competência deste profissional ,eu estaria descachambada e passada um recibo embaixo.

  • Oi Amiga

    A Fisioterapia é uma ciência da área da saúde voltada para o entendimento da funcionalidade humana. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios da cinesia humana decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. É a área de atuação do profissional formado em um curso superior de Fisioterapia. O fisioterapeuta é capacitado a emitir ou prescrever o diagnóstico fisioterapêutico, prognóstico, prescrição, intervenção e alta, dentro de sua tipicidade assistencial.

    É administrada em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, clubes, academias, residências, hospitais, empresas, unidades básicas ou especializadas de saúde, pesquisas, entre outros, tanto por serviços públicos como privados.

    A Fisioterapia atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que tem o objetivo de avaliar, tratar, minimizar e prevenir as mais variadas disfunções.

    Além disto, a complexidade da profissão reside na necessidade do entendimento global do ser humano através da fisiologia, anatomia, propedêutica e semiologia funcional do corpo humano, baseado na Biofísica, Bioquímica, Cinesiologia, Biomecânica e outras ciências básicas; e na cidadania, antropologia, ética e outras ciências humanas.

    Uma formação curricular consistente permite ao fisioterapeuta, em sua avaliação ou consulta, a formulação do diagnóstico fisioterapêutico (cinético-funcional ou cinesiológico-funcional), de acordo com a normatização profissional do Brasil.

    Bjs!!

  • Os formandos do curso de Fisioterapia estão preparados para exercer: a) a profissão com competência técnico-científica e filosófica, com espírito empreendedor e inovador, tendo consciência da realidade para atuar com responsabilidade em todos os níveis de atenção à saúde, em políticas de saúde, do ambiente, em biotecnologia e outros campos da saúde, dentro de seu âmbito profissional; b) ser investigadores permanentes, propondo inovações e ações estratégicas que possam provocar mudanças representativas na sua área de atuação, tendo como referenciais critérios humanísticos, éticos, estéticos e legais, compromisso com a cidadania e rigor científico, com vistas à promoção integral da saúde humana visando a melhoria da qualidade de vida e conseqüentemente da sociedade;c) planejar executar gerir, avaliar e replanejar projetos e ações de caráter multiprofissionais e interinstitucionais, interdisciplinares e transdisciplinares, atendendo à realidade sociopolíticoeconomica e cultural regional e brasileira e assegurando que sua prática seja realizada de forma integrada junto às diferentes instâncias do sistema de saúde, à dinâmica da profissão e às situações de mudança da mesma, demonstrando atitude científica e comportamento pautado em princípios éticos, estéticos e legais; d) manter-se atualizados não só no campo do saber fisioterapêutico, mas também, quanto aos aspectos sociopolíticoeconômico e cultural brasileiro, buscando sempre a fundamentação científica para suas argumentações e ações profissionais; e) reconhecer-se como educadores ao desenvolverem ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde e serem capazes de intervir como tal, nos vários contextos da atuação profissional, comunicando-se bem, com clareza e objetividade, buscando manter relações favoráveis ao desenvolvimento interpessoal; f) ser capaz de assimilar mudanças tecnológicas de modo crítico e adaptarem-se à novas formas de organização e ação no trabalho; g) conciliar humanismo e tecnologia, conhecimento dos princípios científicos que presidem a produção moderna e exercício da cidadania plena, formação ética, estética e autonomia intelectual; h) conhecer e ser capaz de intervir no processo de saúde/doença, aplicando conhecimentos técnico-científicos da Fisioterapia articulados aos princípios éticos/bioéticos, sociopolítico e culturais.

  • - Colabora na recuperação de pacientes acidentados e portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios.

    - Ajuda a restabelecer deficiências musculares do organismo humano causadas por acidentes, má-formação genética ou vício de postura.

    - Define que tipo de técnica deve ser aplicada ao paciente para a recuperação física dele, seja aplicação de massagens, recursos mecânicos, agentes naturais como água, ar, luz, pressão, entre outros.

    - Trabalha ainda com idosos, gestantes, crianças e portadores de deficiência física e mental.

Sign In or Register to comment.