O STF fixa as penas em cada um dos mensaleiros condenados. Mas quantos realmente irão cumpri-las?
Há até um bate-boca entre os ministros para realizar a dosimetria dessas penas, e algumas já estão afixadas entre os mensaleiros condenados pela Suprema Corte. Veja:
José Genoino: 6 anos e 11 meses de prisão
José Dirceu: 10 anos e 10 meses de prisão
Marcos Valério: 40 anos, 2 meses e 10 dias de prisão
Ramon Hollerbach: 29 anos, 7 meses e 20 dias de prisão
Simone Vasconcelos: 12 anos, 7 meses e 20 dias de prisão
Mas a pergunta onde quero chegar é a seguinte: Quantos desses mensaleiros realmente cumprirão integralmente as suas penas em regime fechado??? Claro que eu sei o cerne da questão, mas gostaria de ouvir a opinião de vocês a respeito do assunto.
Comments
Se realmente forem presos, será que violar a confiança do povo e trair o Brasil assaltando suas reservas valem tão pouco ?
Será que a integridade da Pátria vale tão pouco ?
Será que outros que cometam crimes semelhantes poderão pagar sua "culpa" com prazos assim ?
Será que isso não serve de exemplo para que um jovem julgue que vale mais a pena assaltar aos cofres públicos.--- que trabalhar até que chegue seu tempo de aposentadoría ?
Não pretendo atuar como pássaro agoureiro mas... só vou acreditar que esses sujeitos não vão comer a "pizza" que mandaram preparar já no inicio dessa tragicomédia do "Mensalão", quando :
- suas penas sejam confirmadas sem direito a liberdade condicional e para ser cumpridas integralmente em regime feixado
- e quando se cumpra o último minuto de cumprimento da pena que foi imposta a cada um !
E o Lulla Laláu?.... Estão esquecendo dele ?
E outra coisa. Não te parece que esta lista tem muito poucos nomers para tanto mensalão ?
Eu acho que só vai pra cadeia o núcleo publicitário, os demais vão conseguir sair pela tangente, usando todos os recursos possiveis. Eles tem os melhores advogados do Brasil à serviço deles.
José Genoino certamente não começará o cumprimento da pena em regime fechado, posto que o mÃnimo para tanto é de pena superior a 8 anos.
CP, Art. 23, §2º, a:
"a) o condenado a pena superior a 8 (oito) anos deverá começar a cumpri-la em regime fechado;"
Quanto ao restante, em tese, começarão todos em regime fechado.
Penso que estão aguardando , para acharem o chefe, toda quadrilha tem chefe né, boa noite
Pelo que está aà aparentemente só o Marcos Valério e o Ramon ficarão algum tempo na cadeia. O resto cumprindo 1/6 da prisão já fica livre em pouco tempo. Não sou jurista então não sei quais mais leis poderiam favorecer os réus nesse caso. A mÃdia fala de boca cheia o tempo total da prisão mas não fala quanto tempo ficarão de fato nem muito menos o tipo de prisão. E também vão chover atestados médicos agora.
Era por isso que o Valério estava querendo abrir o bico por que na prática foi ele que se phudeu nessa história. Como sempre os subalternos pagam pelos crimes do mandatários. Lulla, o chefe, escapa ileso, Dirceu, braço direito, sofre só uma repreenda e o Valério secretário capacho que todo mundo dá tapinha na bunda só cumprindo as ordens do chefe fica na cadeia.
Olha cumpanhero eu espero que ninguém fique na cadeia pur que eu fiquei preso na ditadura e num gostei de lá foi só uns 30 dia mais já quis dá uma tungada num muleque que fico preso cumigo.
Mais nói vai se livrá dessa cum a força do povo. e de uns par de santo tamém pur que Deus é brasileiro e gosta dus pobre qui nem eu:
http://petition.avaaz.org/po/petition/Legalizacao_...
Tenho certeza de que não serão presos.
Você acha que o PT vai permitir os seus PTistas irem para a cadeia?
Vão achar alguma maneira de eles "cumprirem a pena" com cestas básicas, serviços comunitários etc.
Engraçado é que, até agora, ninguém sequer sugeriu que os mensaleiros devolvam aos cofres públicos o que roubaram.
Não, não, Carlos.
Ainda não fixaram se o regime será aberto, semi-aberto ou fechado. E José GenoÃno, por exemplo, pelo menos segundo eu entendo, tem direitos e pode pegar regime semi-aberto
Aliás, ainda voltarão a rever as penas.
Assim, se José Dirceu acabar ficando um pouquinho menos de 10 anos, se meus parcos conhecimentos jurÃdicos não me traem, também poderá ser beneficiado.
Espero o resultado final lá para o meio do ano.
E, por mim, todos os condenados ficariam junto com preso comum... comendo a mesma comida e tudo mais.
E a Priscila, como sempre, não deve saber nada do que fala. Ao contrário do que ela diz, sempre tocam no assunto de que os "mensaleiros" que enriqueceram de forma ilÃcita devem devolver o dinheiro.
nesse momento
tudo que a sociedade mais deseja,
e quando falo em sociedade nela não incluo
os famigerados tucanos,é que juÃzes e ministros
passem a enfrentar também o calor das urnas de
4 em 4 anos.pois só o voto trás legitimidade!