Você se considera uma pessoa culta?

Oque é uma pessoa culta na sua opinião?

Você tem contato com pessoas assim?

Comments

• A pergunta exige alguma reflexão.Será que ter um monte de informações faz uma pessoa culta? Ou a pessoa culta é uma pessoa que leu bastante, mas não apenas quantidade , mas qualidade? Mas aí surge a pergunta : "O que é qualidade no caso?"

Até há alguns anos atrás, quem não soubesse latim e grego antigo não era considerado realmente culto/a. Atualmente quem não tem conhecimentos básicos de psicologia, sociologia, economia, filosofia ,não pode ser considerado culto.

E se uma pessoa é muito bem lida em história e fala vários idiomas, mas não conhece nada de psicologia ou filosofia, podemos dizer que ela é culta? Creio que isto vai depender daquilo que achamos importante alguém saber.Ninguém será considerado culto porque decorou as páginas amarelas.

Então parece me que embora não existe alguém que tenha uma cultura que possa abranger todos os campos, há pessoas que tem um vasto conhecimento de uma área, como por exemplo música ou pintura ou arquitetura etc.

Nos tempos de Leonardo DaVinci ou de Platão e Aristóteles, era possível uma cultura abrangente, mas atualmente devido à enxurrada de informações ninguém pode conhecer mais do que uma pequena área de um ramo do conhecimento mesmo que estude a vida toda.

Será que alguém que vê bastante tv e lê revistas pode ser considerada uma pessoa culta se nunca leu os clássicos nem os grandes pensadores quer da filosofia ,quer das ciências? A mim parece que não. O que quer dizer que cultura depende da escolha inteligente dos temas a serem estudados, para não encher a cabeça de irrelevancias e temos que ter alguma inteligencia para podermos saber quais são estes temas.

Por causa disto tudo , não me considero culto pois há muitas áreas que desconheço quase totalmente, embora alguns amigos pensem que sou "bem lido" e não sei se minha escolha de temas foi a melhor .Infelizmente, mesmo que estejamos de acôrdo que a escolha não foi das piores, isto não quer dizer muita coisa pois alguém pode ler muita bobagem e considerar-se uma pessoa culta.Eu penso que a primeira coisa que um mínimo de cultura nos mostra, é que sabemos muito pouco, ou como dizia Sócrates,"sei que não sei nada".

• não

é um sabe tudo e mais um pouco kkkk

sou tão inculta que nem sei distinguir quem é ou quem não é

• Sim, eu me considero um cara culto, mas não sou do tipo que adora ficar se exibindo.

Na minha opinião, uma pessoa culta é uma pessoa que tem um bom nível de conhecimento, que lê bastante e entende de tudo um pouco.

Eu não tenho muito contato com pessoas cultas, pois moro em um bairro pobre e a maioria das pessoas que eu conheço não tem acesso a livros, teatro, boa música e educação de qualidade. Eu sou culto porque gosto muito de descobrir coisas novas e estou sempre à procura de informação, mas também não tenho acesso ao teatro, a shows e tive que estudar em escola pública. Agora eu estou na faculdade porque consegui uma bolsa de estudos do ProUni.

Abraços!!!!!!!

• Eu não me acho culta, apezar de ter na minha familia muitas pessoas inteligentes, médicos, engenheiros e professores renomados.

Mas ao contrário da maioria das pessoas que vejo por ai, eu tenho muito conhecimento geral sobre as coisas e tento sempre estar atualizada.

• Dá pro gasto, viu? Não sou das piores não kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Sim. Meu contatos são cultos ou não serão meus contatos.

• Sim. Uma pessoa culta é aquela que possui amplos conhecimemntos adquiridos através da convivência popular, conhecedor dos costumes de um povo. Sempre que posso, me aproximo de pessoas mais velhas ou mais novas pois com elas tenho muito a aprender.

• Não, não me considero, tenho consciência da minha limitação, há um mundo de coisas pra se ler, ver e conhecer aí fora e eu mal comecei.

Já conheci algumas pessoas realmente cultas e tenho contato com algumas pessoas que considero bem instruídas e outras bastante inteligentes, mas ninguém pode saber tudo ainda mais hoje em dia com o volume de informação que temos à disposição, portanto a pessoa pode ter bastante conhecimento em algumas áreas. Admiro quem tem sede de saber.

Boa pergunta.

Abraço.

• Nao!

eu nao Fico me Rotulando

eu Faco o que Gosto

e Nao importa o Que as Pessoas Pensam de Mim!

Sign In or Register to comment.