Espiritismo: Por que a Mediunidade sem Jesus vira espetáculo circense?

A própria Doutrina Espírita responde:

Fenômeno mediúnico é o ato mecânico da manifestação mediúnica, é o intercâmbio entre o mundo material e o mudo espiritual. Esse intercâmbio não é privilégio do espiritismo, uma vez que o vemos em toda parte e em todas as épocas.

Aqui trataremos da mediunidade na visão espírita, ou seja, na visão deixada por Allan Kardec dentro da codificação.

Kardec deixou claro na Codificação que Espiritismo é o Consolador Prometido.

Deixou claro que a elevação moral é objetivo fundamental da doutrina dos espíritos:

“Reconhece-se o VERDADEIRO ESPÍRITA pela sua TRANSFORMAÇÃO MORAL e pelos esforços que faz para dominar suas más inclinações.”

Kardec coloca como condição ABSOLUTA para atingirmos a felicidade verdadeira, ou seja, a perfeição espiritual, a CARIDADE:

“Fora da Caridade não há salvação.”

E através do ensino dos espíritos nos esclareceu que Jesus é modelo único de perfeição a ser seguido:

L.E.Q. 625: Qual o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem para lhe servir de modelo e guia?

- Vede Jesus.

Reconhecendo que a transformação moral e a caridade são características básicas do espiritismo, é óbvio que todas as suas praticas devem ter o mesmo objetivo; quer seja na evangelização, quer seja na assistência social, quer seja nos estudos dirigidos e obviamente nas praticas mediúnicas.

Por isso a Doutrina Espírita utiliza o termo Mediunidade com Jesus.

A mediunidade com Jesus refere-se à moralização e à evangelização do médium, de acordo com os padrões estabelecidos por Jesus; a mediunidade sem Jesus, ao desleixo e à negligência no trato com os Espíritos. Conclui-se que na primeira teremos comunicações sérias; na segunda, frívolas.

O médium que trabalha na sintonia de Jesus consegue se resguardar do assédio das trevas, das obsessões e fascinações que espíritos maldosos tentam exercer sobre ele.

Da mesma maneira que tem condições de receber comunicações de espíritos superiores e também está apto a doutrinar os espíritos infelizes, exercendo assim a caridade.

A caridade é o objetivo primordial da pratica mediúnica espírita:

O médium utiliza-se de caridade ao transmitir uma mensagem de esclarecimento ou consolo vinda de um espírito maior;

Quando aplica suas energias no processo curativo;

Quando encaminha com carinho um desencarnado em desequilíbrio;

Quando enxuga as lágrimas de um irmão semeando consolo;

Quando comprova a autenticidade do espiritismo através dos efeitos físicos.

A mediunidade espírita tem como norma o estudo sistematizado e a prática do Evangelho do Cristo, e como fim o melhoramento moral e a caridade no mais amplo aspecto.

Sem o Evangelho de Jesus o trabalho mediúnico é superficial e exibicionista. É mero apelo à curiosidade, vira espetáculo circense, já dizia Chico Xavier.

Qual o objetivo em se tornar doutor em corpo espiritual, materialização, efeitos físicos, se não nos transformamos nem contribuímos pra transformação do próximo?

“O Espiritismo é o Consolador prometido. Não nos interessa uma doutrina que cogite apenas de verdades. Nossa transformação moral é mais importante. Para isso, precisamos do Evangelho de Jesus.”

Para ser um bom médium, é necessário ser um homem melhor ainda.

“Cada serviço nobre recebe o salário que lhe diz respeito e cada aventura menos digna tem o preço que lhe corresponde». Áulus espírito.

Update:

Astuto, fofinho, não é porque eu sou da kardecolândia que eu não me divirta.

Sim hoje é sexta e com certeza eu vou zoar, mas não tomo cerveja não, engorda!

Bjks.

Comments

  • Oi! Prezada amiga ♥Fafá Mohallem♥.

    Muito pouco tenho para acrescentar, que mesmo agindo assim, por muitas vezes se não tivermos supervisão de um Médium experiente ou de um Espírito Superior, podemos ser enganados, embora comigo seja difícil, pois eu sinto as divergências vibratórias, mas um Médium novo não irá perceber e poderá ser enganado facilmente pelo próprio obsessor que o acompanha. Talvez me pergunte: "Mas Ruy! Você tem 40 anos de Espiritismo, como pode ter obsessores"? Respondo: Sim! Eu os possuo, até Chico os tinha e não cansava de confessar isto, como eu não posso tê-los se nada sou diante Francisco Cândido Xavier? Minha querida amiga, adorei as suas colocações, muito agradecido.

    Coxinha® Libertas Quæ Sera Tamen, é um Troll.

    Srº antonio conselheiro, vai pregar para quem lhe toma 10% e creia não está salvo Espiritualmente, e sim materialmente, pois enche os bolsos com as supostas negociatas de um Céu que nem ele sabe onde fica, se é para cima ou para baixo, ou para os lados, aliás sabe para onde fica esse tal Céu?

    Usuária ross, não julgues para que não seja julgada, com o mesmo peso e a mesma medida, ACORDA!

    Um forte abraço, cheio de Paz e Luz.

  • Prezada Fafá Mohalem,

    Você fez uma exposição completa da importância do Mestre Jesus.

    Do seu texto:

    Reconhecendo que a transformação moral e a caridade são características básicas do espiritismo, é óbvio que todas as suas praticas devem ter o mesmo objetivo; quer seja na evangelização, quer seja na assistência social, quer seja nos estudos dirigidos e obviamente nas praticas mediúnicas.

    Por isso a Doutrina Espírita utiliza o termo Mediunidade com Jesus.

    Aproveito para colocar a resposta que dei a sua pergunta que foi excluída, e como sempre sem motivo algum. Quero que você saiba que não pretendo os dez pontos, e sim apenas postar a minha resposta.

    Vou me expressar sucintamente:

    O Espiritismo é Religião, pois esta palavra significa Religação, e esta religação é com Deus, a Inteligência Suprema. É uma religião que não admite dogmas, rituais e não cobra nada. Ela serve, ao contrário das outras, e é servida pela caridade dos seus praticantes. Pessoalmente eu sempre digo que não sou religioso, por tudo de ruim que a palavra religião significou em centenas de séculos.Que fique claro que é uma afirmação de cunho pessoal. Não discordo do item religião.

    Jesus: O modelo perfeito, não há como não reconhecê-lo como Guia.

    Filosofia: A Ciência do pensamento. Sem mais comentários.

    Ciência: Fortemente uma grande aliada do Espiritismo.

    A Codificação foi uma dádiva para a Humanidade, embora tudo seja dinâmico, a bases do Espiritismo devem permanecer intactas.

    OBS: Estou revendo meus conceitos sobre os ateus. Por mais que se peça respeito, o pedido não é atendido. Vou parar de esquentar a minha cabeça com eles e vou bloquear vários.

    Um grande abraço.

    Fique com Deus.

  • Olá! ♥Fafá Mohallem♥.

    O interessante é que fez lembrar-me como comecei no Espiritismo, o primeiro livro foi "O que é o Espiritismo", daí passei para o "Livro dos Espíritos", para depois entrar no Evangelho Segundo o Espiritismo". E realmente a nossa base não é a Bíblia, mas Jesus é a nossa estrela guia, devido a sua conduta entre nós, eu acho que estão esquecendo que Jesus não se trata apenas de um Espírito puro, e sim o Governador do nosso Planeta, aí está a grandiosidade de Jesus além dos exemplos deixados para serem seguidos, quer queira ou não devemos segui-lo, e deixo claro o que foi dito em MARCOS 9:39-40:

    39 Jesus, porém, disse: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim.

    40 Porque quem não é contra nós, é por nós.

    LUCAS 9:49-50.

    49 E, respondendo João, disse: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava os demônios, e lho proibimos, porque não te segue conosco.

    50 E Jesus lhes disse: Não o proibais, porque quem não é contra nós é por nós.

    Isto quer dizer Fafa, que podemos ir a qualquer Religião, e captar os bons ensinos e trazermos conosco, sem desmerecer a nenhuma Religião e sim respeitá-las.

    E que sirva para muitos quais condenam o Espiritismo, se não somos contra o Mestre Jesus Cristo! Somos a seu a favor, então não nos julguém e condenem, pois estão indo contra um de seus mandamento.

    Beijos, Paz e Luz ♥Fafá Mohallem♥.

  • Fafá, muitos médiuns que não possuem a mediunidade desenvolvida fazem que a usam porque o povo acredita. Fazem a mesma coisa que os nossos políticos, que considero falsos profetas, fazem. É só para aparecer.

  • Vc falou, tá falado!

    abraços evangelizados

  • Olá amiga, espero poder contribuir com minha resposta.

    Enquanto podemos debater muitas questões sobre Jesus, onde ele nasceu, como viveu, se existiu e tantas outras, torna-se indiscutível seus ensinamentos morais frente a todas as eras.

    Esse é o meu pensamento

    Abraços

  • Creio que vc já respondeu.... e felizes os brasileiros que tem um espírito de Luz como nosso Chico Xavier, que continua a nos indicar o caminho certo. Pena que muitos tendem a seguir caminhos "tortos".

    bjs no seu coração

  • AMEI SUAS COLOCAÇÕES :

    Em quaisquer setores de atividade humana, é natural cultivemos, nas reentrâncias do coração, o anseio de melhoria e aperfeiçoamento.

    O engenheiro que, após intenso labor, obtém o seu diploma, aprimorar-se-á, no estudo e no trabalho, a fim de dignificar a profissão escolhida, convertendo-se em construtor do progresso e do bem-estar geral.

    O médico, no contacto com o sofrimento e a enfermidade, na cirurgia ou na clínica, ampliará sempre os seus conhecimentos, com vistas à experiência no tempo. E, se honesto e bom, conquistará o respeito do meio onde vive.

    O artífice, seja ele mecânico ou carpinteiro, sapateiro ou alfaiate, no humilde labor diuturno, estudando e aprendendo, adquirirá os recursos da técnica especializada, que o tornarão elemento valioso e indispensável no ambiente onde a Divina Bondade o situou.

    O advogado, no trato incessante com as leis, identificando-se com a hermenêutica do Direito, compulsando clássicos e modernos, abrirá ao próprio Espírito perspectivas sublimes "para o ingresso à Magistratura respeitável, em cujo Templo, pela aplicação dos corretivos legais, cooperará, eficientemente, com o Senhor da Vida na implantação da Justiça e na sustentação da ordem jurídica.

    Se esta ânsia evolutiva se compreende nos labores da vida contingente, cujas necessidades, em sua maioria, virtualmente desaparecem com a cessação da vida orgânica, que dizermos das realizações do Espírito Eterno, das lutas e experiências que continuarão além da Morte, para decidirem, afinal, no mundo espiritual, da felicidade ou da desventura do ser humano?

    O quadro evolutivo contemporâneo assemelha-se a um cortejo que se dirige, simultaneamente, a uma necrópole e a um berçário.

    Vamos sepultar uma civilização poluida e assistir, jubilosos, à alvorada de luz de um novo Dia.

    A Humanidade, procurando destruir os grilhões que ainda a vinculam à Era da Matéria, na qual predominam os sentimentos inferiorizados, apresenta dolorosos sintomas de decomposição, à maneira de um corpo que se esvai, lentamente, a fim de, pelo mistério do renascimento, dar vida a outro ser mais perfeito e formoso.

    O médium, como criatura que realiza, também, de modo penoso, a sua marcha redentora, aspirando a melhorar-se e atingir a vanguarda ascensional, ressente-Se, naturalmente, no exercício de sua faculdade, seja ela qual for, deste estado de coisas, revelador da ausência do Evangelho no coração humano.

    Os problemas materiais, os instintos ainda falando, bem alto, na intimidade do próprio coração, a inclinação ao personalismo e à vaidade, à prepotência e ao amor próprio, enfim, a condição ainda deficitária de sua individualidade espiritual, concorrem para que o Mais Alto encontre, nesta altura dos tempos, forte obstáculo à livre, plena e espontânea manifestação.

    Justo e mesmo necessário será, portanto, que o médium guarde, igualmente, no coração, o desejo de, pelo estudo e pelo trabalho, pelo amor e pela meditação, sobrepor-se ao meio ambiente e escalar, com firmeza e decisão, os degraus da evolução consciente e definitiva, convertendo-se, assim, com redução do tempo, em espiritualizado instrumento das vozes do Senhor.

    Esclarecem os instrutores espirituais que é "a mente a base de todos os fenômenos mediúnicos".

    Assimilando, a natureza dos nossos pensamentos, o tipo das nossas aspirações e o nosso sistema de vida, a se expressarem através de atos e palavras, pensamentos e atitudes, determinarão, sem dúvida, a qualidade dos Espíritos que, pela lei das afinidades, serão compelidos a sintonizarem conosco nas tarefas cotidianas e, especialmente, nas práticas mediúnicas.

    Não podemos por enquanto, é verdade, desejar uma comunidade realmente cristã, onde todos se entendam, pensem no bem, pelo bem vivam e pelo bem realizem.

    Seria, extemporaneamente, a Era do Espírito, realização que pertencerá aos milênios futuros, quando tivermos a presença do Cristo de Deus no próprio coração, convertido em Templo Divino, em condições, por conseguinte, de repetirmos, leal e sinceramente, com o grande bandeirante do Evangelho: "Já não sou eu quem vive, mas Cristo que vive em mim." -

    Todavia, se é impossível, por agora, a cristianização coletiva da Humanidade do nosso pequenino orbe, Jesus continua falando ao nosso coração, em silêncio, desde o suave episódio da Manjedoura, quando acendeu, nas palhas do estábulo de Belém, a luz da humana redenção.

    Cada um de nós terá de construir a própria edificação.

    Esta transição inevitável, da Era da Matéria para a Era do Espírito, pode começar a ser efetivada, humildemente, silenciosamente, perseverantemente, no mundo interior de cada criatura.

    Comecemos, desde já, o processo de auto-transformação.

    Este processo renovativo se verificará, indubitávelmente, na base da troca ou substituição de sentimentos.

    Modifiquemos os hábitos, aprimoremos os sentimentos, melhoremos o vocabulário, purifiquemos os olhos, exerçamos a fraternidade.

    O médium, entretanto, que vigia a própria vida, disciplina as emoções, cultiva as virtudes cristãs e oferece ao Senhor, multiplicados, os talentos que por empréstimo lhe foram confiados, estará, no silêncio de suas dores e de seus sacrifícios, preparando o seu caminho de elevação para o Céu.

    Estará, sem dúvida, exercendo a "mediunidade com Jesus"...

    QUE DEUS TE ILUMINE SEMPRE E QUE OS BONS ESPIRITOS TE CONDUZAM NA SEARA DO BEM

  • Você anda muito Gasparzínica e Ectoplásmica !!

    Cai fora disso enquanto é tempo ! eh eh eh

    Vá se divertir garota, hoje é sexta-feira, dia da gandaia, larga esse "osso" da Kardecolândia e pense em algo mais proveitoso.

    Que tal uma cervejinha gelada ?

  • oi tudo bem ?eu sou espirita e acho que vc levantou uma questao legal ;mais como toda religiao merece respeito ta boa sorte

Sign In or Register to comment.