Vc acha importante ouvir opiniões diferentes para reformular seus conceitos sobre as coisas?

As vezes para evitar o rotulo de "Maria vai com as outras" e demonstrar ser uma pessoa de personalidade e opinião formada, escutamos as pessoas dizerem frases feitas como:

"Eu não mudo de opinião"

"Sou assim e não vou mudar meu jeito de pensar para agradar ninguem"

"Sou o que sou, doa a quem doer"

Mas como não nascemos com opiniões formadas e como ao longo da vida vamos adquirindo mais informações não seria importante estar sempre disposto a mudar nossos conceitos desde que realmente convencidos?

"Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo"

(Raul Saixas)

"Os sábios são os que mais buscam a sabedoria. Os tolos pensam tê-la encontrado."

(Napoleão Bonaparte)

Comments

  • Com certeza é importante, quanto mais aprendemos vemos que nada sabemos como diz nosso querido Sócrates " Só sei que nada sei".

    Sem preconceitos mas a maioria não tem opinião própria ou se mantém fechado há novas idéias, tem muito a ver com a religião e também a moral.

    E como eu sei que tenho senso crítico e sou um animal racional, estou em constante mudança e fase de aprendizagem.

    Para definir o que é bom ou ruim, para ter uma boa opinião formada, temos que aceitar as mais diversas opiniões, para saber crítica-las.

    Ex: Uma pessoa que diz não gostar de política sem ao menos conhecer o que é, ela não tem opinião.

    bjs

  • "Se disserem que me contradigo, é uma realidade. Foi o meu pensamento que chegou, ao outro lado da verdade."

    ( Mário Quintana )

    Penso como ele, o diálogo com o outro está nossa maior riqueza, o acréscimo, a troca de informações e de sentimentos...

    bjus,

    dindim

  • É muito importante ouvir uma grande quantidade de opiniões e selecioná-las. Pois as melhores opiniões costumam não ser muito frequentes. Com as opiniões que mais lhe chamam a atenção, somando ao seu raciocínio a respeito delas, você vai pouco a pouco construindo a sua sabedoria.

  • GREGO

    somos então duas metamorfoses ambulantes.

    vou dividir o seu comentario em duas partes.

    -os que não mudam pela ignorancia, pouco conhecimento.

    -os que não mudam por terem conhecimentos. vou focar nesse segundo grupo.

    tudo ja foi pensado antes,

    nieltzen, socrates,descartes,marx,einstein,etc.

    basta então basear os pensamentos neles e ficar repetindo frases prontas.

  • Sim, SEMPRE. Quanto mais conhecimento, mais estaremos preparados para enfrentar a ¨selva de pedra¨ que é a vida

  • pessoas que falam assim como vc citou, exatamente contrariando o que dizem, são sempre inseguras!!! por isso sentem a necessidade de se mostrar assim...quando uma pessoa é segura sobre si mesma apenas usa sua coerencia ao invés de ficar tentando mostrar para os outros que tem personalidade, exatamente por ser uma pessoa segura!

    esses exemplos que você deu são modos de sobrevivência das pessoas que não conseguem ter seus pés no chão! sempre se desviam por suas dúvidas, a maioria das vezes não sabem nem quem são!

    a soberba assassina a personalidade

    só não muda de idéia quem nuncas as teve

    abrass

  • mas claro que as opiniões tem quer ser ouvidas para que voce possa ter uma idéia daquilo que mais te agrada. voce tem um senso critico isso fara a diferença entre aceita las ou nao.

  • -

    Sim, podemos não mudar totalmente a nossa opinião, mas podemos pelo menos desenvolvê-la, e melhorá-la com base nas informações que temos. Se nos fechamos para o que pode vir de bom em nossa vida, acabamos deixando que erros se acumulem, e não temos oportunidade para consertá-los. Claro que não devemos dar ouvidos a qualquer coisa e mudar de opinião, mas se a pessoa possui argumentos bons o suficiente para nos convecer a entender melhor aquele lado e até sentir uma atração por ele, por que não? Isso sim é ter uma 'opinião formada', e não simples conceitos.

  • Só não muda de idéia quem não as tem.

  • SIM, JÁ QUE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SE DEVE À COMPARTILHAÇÃO DO MESMO! A DIFERENÇA INCIDE NÃO SER UMA PESSOA SUGESTIONÁVEL EM DEMASIA, POIS ASSIM NUNCA EXISTIRÁ UM CONCEITO QUE A SATISFAÇA. SE NOS DETERMOS A UM CONCEITO EM TERMOS SUBJETIVOS A SATISFAÇÃO PELA CONVICÇÃO SE DEVE À APLICARMOS NOSSAS PRÓPRIAS IMPRESSÕES PESSOAIS, OU SEJA, SEMPRE IREMOS ADAPTAR TAL CONCEITO ÀQUILO QUE NÓS TEMOS COMO VALORES OU MORAL. ELE SEMPRE ESTARÁ "CONTAMINADO" PELA NOSSA PRÓPRIA MANEIRA DE PENSAR.

Sign In or Register to comment.