o mercado de ações vale a pena mesmo?

Seguinte: Abri uma conta na Banrisul corretora. Pretendia operar com o homebroker. Quando comecei a acompanhar as oscilações dos preços no pregão, percebi que as altas e baixas quase nunca passam de 2%. Ao menos no Banrisul, transações de menos de R$ 3000+ou- têm uma taxa de custodia d mais de 1% (ou quase 1 ñ me recordo). Sendo que, pelo q entendi lendo em alguns blogs sobre o assunto, esse valor é cobrado tanto na compra, quanto na venda. Ou seja, se eu comprar 3000 em ações e posteriormente vende-las por 3045, obtendo, assim, um lucro de 1,5%(com mto otimismo), ao todo na transação gastarei em taxas 30 reais na compra e 75 reais na venda, totalizando um custo de R$105, sendo q tive um lucro de R$ 45. É isso mesmo? Ou essa taxa incide só sobre o valor da venda? Ou melhor, incide somente sobre a margem de lucro, o q seria ideal na minha opinião? Caso seja isso, perdi todas as minhas esperanças sobre investimentos, pois a poupança, não preciso nem falar... O tesouro direto rende pouquíssimo. Ouvi falar de CDB, mas acredito q não deva render mto mais tbm... Alguém q entende, me responde por favor!?

Comments

• Olá simone!

Agora que está investindo na bolsa de valores, em ações acredito, é importante que você saiba que existem as seguintes taxas que você paga:

- Corretagem (cada corretora estipula a sua. Pode ser um valor fixo ao mês ou variável com base no valor que você negocia. Geralmente é um % cobrado sobre o valor negociado total. Da uma olhada neste exemplo das taxas cobradas pela XPI - http://www.xpi.com.br/opere/custos-operacionais.as... Você paga corretagem toda vez que executa uma ordem (ou seja toda vez que compra ou vende um ativo na bolsa pela corretora)

- Emolumentos e liquidação (são cobradas pela bovespa, totalizam 0,0325% sobre o valor negociado).

- Custódia (a bovespa cobra esta taxa, para manter os titulos e valores em custódia. Na base para até 1 milhão em investimentos você paga a bovespa 0,0130% ao mês sobre o valor custodiado. Muitas corretoras podem repassar este valor com acréscimo. veja no site da XPI que passei um exemplo )

Vale lembrar também que em transações daytrade (que é o que aparentemente você está fazendo) você paga IR de 20%.

O mercado de ações vale a pena, mas na minha opinião não para investimentos de curtíssimo prazo, como acredito você esteja fazendo. Ainda que você goste do curto prazo, seria necessário aprender muito sobre análise técnica pra entender a hora certa de entrar e sair de uma posição.

Uma maneira boa de investir em ações, caso você tenha disposição e perfil para aprender, é investimento em valor no longo prazo (value investing). Esse tipo de investimento tem como base algumas teorias bastante difundidas por alguns grandes investidores (como Warren Buffet, você ja deve ter ouvido falar). O pai deste tipo de filosofia de investimento chama-se Benjamin Graham;

A base dessa estratégia de investimento em ações é identificar o valor intrínseco da ação através de técnicas de valuation e análise fundamentalista, e avaliar os momentos do mercado para compra-la a um preço baixo. Você ganha tanto com a valorização da ação quanto com os dividendos.

Há muitos investidores brasileiros que hoje são bilionários e que fazem isso, como o Luiz Barsi Filho, Lirio Parisotto.

Pra poder investir em ações seguindo este tipo de estratégia é preciso estudar e conhecer muito bem a empresa em questão, o mercado e as perspectivas do setor e da economia. Mas na minha opinião é uma das melhores e mais garantidas formas de investir.

Hoje em dia nao existe um "melhor investimento". Tudo depende de como você administra sua carteira. Há bons titulos publicos mas tem que esperar a hora certa pra comprar. O mesmo com ações. Além de saber identificar o melhor momento pra comprar, tem que saber quais são os papeis mais promissores que estão subavaliados pelo mercado.

Eu montei um guia sobre investimentos que pode te ajudar, você pode baixar ele gratuitamente em meu site aqui:

http://seuguiadeinvestimentos.com.br/guia-definiti...

Da uma lida nele, pode ser que o conteúdo te ajude.

No meu site ainda estou montando uma seção específica de artigos sobre análise fundamentalista, mas você pode achar outros artigos que te interessem também. De uma olhada nele!

http://seuguiadeinvestimentos.com.br/

Espero ter ajudado.

Boa sorte!

• Você está confundindo "taxa de custódia" com "taxa de corretagem".

Quando você compra ou vende, você deverá pagar "taxa de corretagem".

Essa taxa varia, podendo ser um valor fixo (R$ 5,00, R$ 20,00 etc.) ou um percentual incidente sobre o valor adquirido ou vendido, o que dependerá da instituição financeira ou corretora através da qual você irá operar.

Já a "taxa de custódia" é um valor mensal a ser pago à CVM - Comissão de Valores Mobiliários - órgão federal responsável por custodiar (guardar) as ações que você adquiriu.

Assim, você só pagará a "taxa de custódia" se mantiver ações adquiridas.

É importante esclarecer que se a corretora que você opera vier a quebrar você não terá qualquer prejuízo pois as suas ações ficam custodiadas na CVM e não na própria corretora, a qual atua como mera intermediadora na compra e venda de ações.

Feitas essas considerações, vamos à sua pergunta principal: "O mercado de ações vale a pena mesmo ?"

Primeiro, antes de qualquer coisa é necessário avaliar a sua situação financeira e seus objetivos com esse investimento.

Se você ainda não tem reservas para emergência, o que comumente se denomina de "colchão de segurança", é recomendável, inicialmente, que você a constitua, seja equivalente a 6, 9 ou 12 meses de despesas mensais.

Por quê é necessária essa reserva ?

Em razão da elevada liquidez o mercado de ações é muito volátil (sobe e desce), nesse sentido, em não tendo essa reserva, e acaso você venha a investir na bolsa de valores, você poderá em momento futuro precisar de dinheiro para determinado imprevisto, e nesse momento, as ações que você adquiriu podem estar sendo cotadas abaixo do preço que você as adquiriu, o que o levará a resgatá-las tendo prejuízo.

O outro aspecto é objetivo do investimento: o que você almeja com ele ?

Se a sua pretensão for para realizar algo a curto ou médio prazo, seja comprar um bem, realizar uma viagem ou fazer um curso, não é recomendável investir o seu capital no mercado de ações, exatamente pela mesma razão acima explicitada.

Observado esses dois aspectos, recomendaria, ainda, procure se aprofundar nos meandros desse tipo de investimento, seja através de livros como de sites na internet.

Como alternativas à bolsa, recomendo verificar duas opções que você não se reportou, uma na renda fixa, a Letra de Crédito Imobiliário, e outra na renda variável, os Fundos Imobiliários, esses apesar de serem renda variável oscilam menos que as ações, e os dois indicados aqui tem uma vantagem que não pode ser desprezada por qualquer investidor: os rendimentos são isentos de imposto de renda.

-----------------------------

Quer dicas interessantes e gratuitas sobre educação financeira e finanças pessoais, assista aos nossos vídeos https://www.youtube.com/user/financadesc...

Não se esqueça de se inscrever no nosso canal e receber em primeira mão os nossos próximos vídeos a serem publicados. Basta acessar esse link http://t.co/R47SywPmad

• Seguinte: a custódia, que é o ato de guardar algo, você paga para corretora mensalmente. Você está pagando para a corretora "guardar" suas ações.

As taxas pagas na movimentação são os emolumentos (0,0325% para negociações em dias diferentes, e 0,025% para negociações feitas no mesmo dia) e a corretagem que varia de acordo com a corretora (normalmente uma taxa fixa mais percentual ex: R$10 + 0,3%), e sim, são cobradas na compra e na venda. Dependendo do volume negociado pode incidir IR também, mas acho que não é seu caso.

Agora um conselho. Aplicar em ações não é fácil. Não é um TelexFree pra você ganhar dinheiro sem fazer nada. É trabalhoso montar uma carteira de ações com rendimentos acima do mercado. Se quiser realmente aprender, procure alguns livros de administração financeira, leia sobre os modelos de Gordon e CAPM.

Se não quiser mais esquentar sua cabeça com isso, você pode aplicar seu dinheiro em títulos públicos, hoje 06/06/2014 11%aa taxa Selic sem risco. Se quiser arriscar um pouco mais, procure os fundos multimercado.

Sign In or Register to comment.