O que você já sabe sobre a reforma ortográfica, quais suas maiores dúvidas?

Minha maor dúvida é sobre o uso do hífen e dos acentos, deixo para vocês um link que encontrei com alguns exemplos:

http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2009/01/01/u...

Update:

Desculpem: maior. Feliz 2009 a todos.

Comments

  • Querida Doidinha, é com grande alegria e prazer que respondo sua pergunta, depois de tanto tempo fora daqui.

    Não há muito com o que se preocupar; essas novas regras irão se incorporando gradativamente ao dia-a-dia dos brasileiros.

    As maiores mudanças são mesmo em relação à acentuação dos hiatos idênticos ( veem, voo, deem etc ), os ditongos abertos que não forem oxítonos, acentos diferenciais ( que a meu ver serão o maior problema da língua no futuro, pois ganharemos dificuldades semânticas como existem na gramática inglesa )

    Quanto ao hífen, é importante DESTACAR que serão as as maiores mudanças, pois o brasileiro não o utilizava com propriedade e por isso, muitos estão com dificuldades, pois todos querem finalmente entender algo que antes preferiam nem usar por não entender.

    Tomar bastante cuidado em relação a adjetivos compostos é PRIMORDIAL, pois o novo acordo não trata e nem cita em momento algum os ADJETIVOS COMPOSTOS.

    Isto gerará outros problemas, pois não bastará aplicar essas regras aleatoriamente uma vez que os adjetivos têm regras mais particulares.

    O plural dos substantivos compostos também têm regras de muita especificidade e seus plurais vão passar a seguir a regra geral dos substantivos simples ou não?

    De acordo com a nova regra NÃO se empregará o hífen nos compostos em que o prefixo termina em VOGAL e o segundo elemento começa por -R ou -S, mas dobram-se essas consoantes por razões fonéticas, ou seja para manter a pronúncia do som de s ( /ss/ , /rr/ ): antessala, intrarrenal etc

    Porém, PERMANECE nos compostos em que os prefixos SUPER, HÍPER, INTER ( terminados em -r ), aparecem combinados com elementos também inciados por -R: híper-rancoroso, super-realista etc.

    NÃO se empregará o hífen nos compostos em que o prefixo ou falso prefixo TERMINA EM VOGAL e o segundo elemento começa por VOGAL DIFERENTE: autoajuda, intraocular, semiárido etc.

    PORÉM, o uso do hífen permanece se o segundo elemento INICIAR por H: anti-herói, anti-higiênico, extra-humano etc.

    EMPREGA-SE o hífen nos compostos em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o SEGUNDO ELEMENTO começa por vogal IGUAL à do prefixo: micro-ondas, anti-ibérico, arqui-inimigo etc.

    No caso do prefixo CO-, em geral, não se usa hífen: cooperação, coordenação etc.

    Não se empregará o hífen em certos compostos em que se perdeu a noção de composição: mandachuva, paraquedas etc.

    No caso dos compostos formados por verbo no primeiro elemento, perdeu-se essa idéia de que o primeiro elemento é um verbo. Tem-se a idéia do substantivo por inteiro e único.

    Tenho aqui ainda, OBSERVAÇÕES GERAIS ( 8 observações ) sobre outros prefixos, mas minha resposta está extensa e cansativa.

    Desaparece o hífen em alguns casos, mas há controvérsias e é preciso ter cautela e consultar sempre antes de sair tirando tudo sem mais nem menos.

    A maior mudança para nós é essa, pois a maioria dos substantivos iniciados por vogal, acompanhados de prefixo, sempre levavam hífen, mas as exceções atrapalhavam seu emprego.

    Essas regras põem fim em algumas confusões da língua, mas acrescentam outras. Mais atentos deveremos ficar como professores, pois a regra não extermina o hífen da nossa escrita.

    No caso dos substantivos unidos por preposição não há nenhumamenção nos acordos que recebi aqui.

    A Editora Saraiva/Atual, lançou o acordo em edição de bolso e com um resumo numa folha única,muito interessante, mostrando o quadro:

    COMO ERA _________ NOVA REGRA __________ COMO SERÁ.

    ---------------------------------

    Em relação às paroxítonas, um problema é quando considerar o encontro vocálico final de algumas palavras como ditongo crescente ou hiato.

    Exemplo: história: his - tó - ria OU his - tó - ri - a

    No primeiro caso a palavra é paroxítona e no segundo é proparoxítona.

    De acordo com o novo acordo TODAS as proparoxítonas permanecem com o sinal gráfico na sílaba tônica.

    Recebi agora ( dois dias depois desta resposta), mais um comunicado, notificando-me que os ditongos decrescentes permanecem inseparáveis e, portanto, os ditongos crescentes de história, farmácia, ciência lábio etc, podem se separar ou não. Daí se forem separados a palavra é proparoxítona e se permanecerem juntos na divisão silábica, a palavra é paroxítona, devendo também receber o sinal gráfico em sua respectiva sílaba tônica.

    Achei importantíssimo o que disse a usuária acima, Mahogany.

    Realmente, o site diz que devemos falar como escrevemos e isso não é verdade.

    O acordo prevê e realiza mudanças na escrita e não na FALA!

    Pior mesmo é constatar que quase todas as regras de acentuação já são praticadas aqui desde 1970. Verifiquei que em Portugal a acentuação das oxítonas que já usamos aqui desde 1970, eles estão conhecendo agora, bem como as regras das paroxítonas e proparoxítonas, assim como dos monossilabos tônicos.

    Desculpe a extensão da resposta, mas o assunto é polêmico.

    Beijinhos.

  • CUIDADO!!!!!!

    Nesse site já um erro GRAVÍSSIMO! ! ! ! ! ! !

    A reforma é ESCRITA e NÂO FONÉTICA, ou seja, na FALA, não haverá mudança alguma!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Portanto a LEITURA e PRONÚNCIA de palavras que antes tinham, trema na escrita NÃO MUDA!

    Continue pronunciando o "u" de tranquilo e de linguiça, consequência etc.

    Sinceramente?

    Não entendo porque chamar de ORTOGRÁFICA uma reforma que não ocorre na ortografia.

    Reforma seria se retirassem todos os sinais ortográficos de acento tônico.

    A sinalização de sílaba tônica na escrita é o maior atraso já visto em toda humanidade.

    Nenhum país evoluído mantém sinais ortográficos em sílabas tônicas.

    Somente língua oriundas do finado e dinossáurico latim continuam com esse atraso. É o caso do francês e do português.

    Não se preocupe: até 2012 haverá emendas nesse acordo ortográfico.

    O Ministro da Educação e o Presidente da República assinaram o acordo em caráter de Medida Provisória e/ou emenda às leis da NGB, mas a Cãmara não leu, analisou ou votou o acordo e muito menos o Senado, onde estão dois dos maiores estudiosos da Língua Portuguesa falada e escrita no Brasil.

    Por isso mesmo o prazo de adaptação é até 2012. Até lá muda-se o Presidente da República e o Sr. Ministro da Educação.

  • Muito boa a sua pergunta

    e obrigado pela dica!

    Valeu!

    Será realmente de muita utilidade!!!

    Imagina o que eu vou errar depois de acreditar que sabia escrever à pelo menos 40 anos? rsrsrs

    Bjs

  • Oi Doidinha,

    Tudo bem ?

    Copiei os links e guardei pra ler com calma depois.

    Obrigado.

    Mas será ou sera que esse treco vai dar certo ??

    Um belo 2009 para você ou voce...

    Abraços carinhosos...

  • Dinha! Eu sou do interior, estou ainda preocupado com a reforma agrária!

    Boa noite!

  • Ja sei, Doidinha, vou escrever erradamente e tudo bem.

    Pretendo comprar um livreto com as dicas principais e tentar acertar.

    Minha avó, com 75 anos, disse que já passou por 10 reformas ortográficas. Não contei, mas ela insiste que foram 10.

    Ela diz que não escreverá mais e está acabado.

    O hifen, acho que entendo. Quando palavras terminam em vogais, não são hifenadas, assim como acentos agudas em *oi - eia* foram abolidos. Sinto saudades do trema. Acho que foi injustiçado. Acho que mudarei meu sobrenome no YR para Müler, Süler, algo assim, só

    para usar a tecla correspondente.

    O trema dava muita personalidade à palavra, não acha?

    Enfim, haja paciência!

    LUZ!

  • Eu sei que a língua Portuguesa agora com a reforma ortográfica tem mesma ortografia em todos os países de língua Portuguesa. Era muito difícil para tratados escrever dois documentos em língua Portuguesa Europeia e Brasileira. Não será mais usado o trema e o acento agundo em palavras paroxitonas. Algumas palavras perderam hífen enquanto outras ganharam hífen.

    Sou estudante de Letras e o assunto é de meu interesse.

  • oi amiguinha, eu só entendo de bomba viuinclusive aqui onde estou foi um estouro de bomba na virada e eu fui o responsavel por tudo rsrsrs. to passando aqui para deixar meu beijo bomba bombom 2009 para vc e tudo de bom para vc e sua familia

  • OIá doidinha da silva!

    A partir do dia 1o de janeiro de 2009, os jornais, revistas e demais órgãos da imprensa passam a ser publicados com as modificações aprovadas pelo acordo ortográfico entre os países de língua portuguesa.

    É bom ir se familiarizando...

    http://gostei.abril.com.br/frame/index/acordo-orto...

  • Meu amor eu to completamente por fora eu sempre escrevo errado mesmo, então nem adianta e saber como ficou ....

    Mas valeu o site pode ajudar em caso de dúvidas...

Sign In or Register to comment.