Dentro do contexto abaixo, quais as relações entre o processo educativo e o desenvolvimento humano?

A escola é uma instituicao social com objetivos e metas determinadas com o intuito de promover a aprendizagem e efetivar o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, como memória, criatividade, organização e seqüência de conhecimentos atribuida aos alunos.

Comments

  • OI,

    Pensando-se a educação como processo de aquisições cognitivas e sociais, podemos concluir que uma coisa está diretamente ligada à outra. Eu não diria que há propósito, por parte da escola, apenas quanto ao desenvolvimento de funções psicológicas superiores, eu até diria "funções cognitivas superiores". A aquisição de informações novas favorece a capacidade de análise e antecipação quanto à resolução de problemas (fundamental para o desenvolvimento do pensamento científico). O indivíduo passa a ter mais elementos para fazer associações, concluir e tomar decisões. Assim, quanto maior a qualidade da educação escolar, que realmente deverá abranger intencionalmente os aspectos que você citou, maior será a oportunidade do aluno desenvolver-se como ser humano (terá oportunidade para isso, sendo colocado diante de situações favoráveis a esse fim). Certamente, ao final do processo, poderá contribuir mais, socialmente, tanto com o conhecimento adquirido, como com a organização e os processos das relaçoes sociais.

    Obs: Você tem feito colocações importantes para a educação.

  • QUE?NOSSA SEU AVATAR É MUITO BONITO VIU GATA

Sign In or Register to comment.