Você também fica irritado(a) com AGRESSÕES ao português ?
Rui Barbosa ficava muito irritado com o ESTRANGEIRISMO que já
começava infiltrar-se por aqui; veja esta frase dele:
"Uma raça, cujo espírito não defende o seu solo e o seu idioma,
entrega a alma ao estrangeiro, antes de ser por ele absorvida".
E você, o que faz para defender o seu idioma?
O INTERNETÊS é uma agressão ao nosso idioma?
Você acha que o Rui exagerou?
Update:Está bem; Pitt-Bul...
Eu te perdôo porque és um Pitt-Bul.
Todos entenderam, menos quem não o quis. Prossigamos em frente.
Update 3:Desculpe Mateus...
Não tinha percebido, você está no Brasil.
Seja bem vindo e volte sempre.
Update 5:Klebson...
penso que devemos combater o
estrangeirismo em todas as frentes, sim.
Nossos vizinhos de língua espanhola,
o fazem de forma brilhante: Um breve
mas significativo exemplo, é o tal de
"BIG BROTHER", na Argentina é
simplesmente: "GRAN HERMANO".
Comments
Daqui vai o Português de Portugal.Adoro a nossa língua, a única coisa que me irrita são as abreviações,e quando, como neste momento estou no...Brasil,tenho por vezes, imensas dificuldades em compreender,é pena, e não aprendemos nada com isso.Pratico outras línguas,e nenhuma tem tantas abreviações como aí no Brasil,era muito mais rico para todos nós que a língua Portuguesa,fosse praticada corretamente.Qual a vossa opinião? um abraço de Paris!
Fico sim. Mas não por causa do estrangeirismo ou internetês, mas por erros em português mesmo, principalmente quando as pessoas querem escrever no passado ou presente e falam no 'futuro'. Ex no passado falam: 'eles vierão de carro'. (esse erro é muito comum)
Outro erro comum é falar o infinitivo com acento agudo: Ex: 'eu gostaria de está lá'. Muito muito comum também.
O internetês não me incomoda, se for numa conversa entre amigos. Eu mesmo uso.
O estrangeirismo é quase impossÃvel de se combater, pois a maioria das invenções vêm de fora com seus próprios nomes já definidos e nós apenas copiamos...
O certo é usar com moderação. E não banir.
Não exagerou. Acho o "internetês" um abuso, mas infelizmente com o passar do tempo vai terminar "pegando", é a bendita mutação...ah esse Charles Peirce.
Concordo com ele, não consigo ler certo tipo de perguntas na net enviadas por internautas...Esse acordo de lÃngua portuguesa na minha opnião piora ainda mais...
Fico sim. Inclusive muitas respostas ignorantes que eu dou aqui no Y!R, motivadas pela preguiça de escrever direito por parte de quem está perguntando, são denunciadas como abuso. Abuso é abusar do português alheio!
Português também é gente, ora pois...
Meu caro Eloyr: certamente que eu não fico irritado com agressões ao português, nem ao americano e tampouco ao japonês, haja vista que eu não conheço a nenhum deles. Aliás: eu conheci um português que se chamava Manuel de não sei lá o quê, mas ele já é morto.
Outrossim: como você citou o Rui Barbosa com a tirada do estrangeirismo, eu conjcturei que você quisesse falar da lÃngua portuguesa, se é esse o caso eu realmente fico irritado e em especial com você que cometeu esse delize com a nossa lÃngua - é deveras lamentável.
Sds.: Pitt-bul