Católicos – E quando o padre deixa de ajudar?

Pertenço a uma comunidade grande.

Fluxo intenso de pessoas todos os dias da semana.

Porém, o pároco, gozando dos seus 83 anos de vida, de uns tempos pra cá, começou a barrar o povo.

Reclama de tudo.

Dos grupos de oração, dos grupos de jovens, da Pastoral da Música, da Legião de Maria, do Apostolado, do Centro Social, etc...

Começou também a reclamar dos Grupos Anônimos que estão sediados na comunidade.

Pior que não é nem discreto, fala tudo na cara dura, sem tato algum.

Com isso, alguns estão se afastando e partindo para outras paróquias.

A paróquia tem outro padre, mas, que é barrado também em qualquer decisão.

Nós, que trabalhamos diretamente com ele, ouvimos tudo, argumentamos, ele revê o próprio posicionamento, abre exceções, massssssssss, dias depois começa tudo de novo.

Como contornar a situação sem precisar reclamar com um conselho superior e sem precisar magoá-lo, visto que pode sentir-se excluído por ser idoso?

Agradeço a ajuda.

Beijo a todos.

Comments

• Oieee Kou ,

Isso é previsível.Oitenta e três anos , a um passo da aposentadoria ou da glória com o Senhor.

È apenas vaidade humana.

Infelizmente ele deixou que a sua aflorasse tarde prejudicando um belo fim de ministério.

Quanto uma pessoa fica mais idosa ela passa a rever conceitos e valores de uma maneira diferente.

Tudo fica mais "permitido".

Não há uma necessidade de freio nas palavras e nas atitudes.

Tudo vira licito.A velhice nos permite desfrutar moral e eticamente daquilo que desejamos sem parecer imoral entende ?

Pode até parecer bonitinho no começo mas depois de algum tempo fica inconveniente.

Se acontece com um parente, um conhecido , alguém que esporadicamente tem relação conosco , relevamos mas,o fato dos comentários virem de um pároco , de um político,ou empresário que tem como foco "massas" ,um grande numero de pessoas a situação é mais complexa.

O fato dos comentários e das atitudes do Padre estarem afastando fieis para outras paróquias mostra que ele está escandalizando o NOME DO SENHOR que é a verdadeira razão da Igreja.

Para isso tem o padre auxiliar , para ocupar as funções que o padre primaz está impossbilitado ou incapacitado a cumprir.

Podemos gostar e admirar o Padre mas a partir do momento que ele coloca o nome de Senhor e da Santa Igreja em xeque devemos ter zelo pelo altar e assim como diz a palavra EXORTAR EM AMOR.

Como você mencionou que até conversam com ele , argumentam e a principio ele se mostra disposto a mudar (rever conceitos)mas, depois volta a fazer tudo novamente seria o caso de informarem com detalhes a curia para que eles resolvam o ocorrido.

Ninguém vai esquecer dos anos de dedicação e amor a obra que o Padre teve mas, temos que entender que : mesmo a igreja catolica sendo submissa a autoridade do Papa, existe algo muito maior que É A PALAVRA DE DEUS E O NOME DO SENHOR.

Se existe um erro , há necessidade de correção.

Se ele for realmente um homem de Deus vai entender o que é melhor para obra sem magoas ou ressentimentos.

Senão...amém ....o que ele não pode é destratar ou desfazer daqueles que buscam a Deus (e não ao homem) nem dos que buscam fazer a obra com excelência (demais funcionarios)

È isso...Hugs For You !!!

• Posso te falar por experiência própria sou professora de história, a profissão não é muito valorizada no nosso país emblem o que sugiro é que faça uma graduação em história, depois um mestrado, depois o doutorado e um concurso público para uma Universidade Federal o salário em média é de 7.000,00 a 10.000,00 reais. Ser padre só por comodidade não dá né?

• A questão é bem complicada, reconheço.

Sobretudo é necessário termos paciência, porque ele pertence a uma época, nós à outra.

Você faz bem em não querer magoá-lo, como você disse, não é bom magoar as pessoas idosas.

Ele tem muita sabedoria, ainda a oferecer.

O ideal é tentar conversar com ele, afinal, a voz do povo é, sempre foi e sempre será, a voz de Deus. Assim sendo, é bom vocês elegerem umas duas ou três pessoas para conversar com ele (escolham duas pessoas de bom trato, pessoas amigas dele). Dizem que não há nada que uma boa conversar não seja capaz de resolver.

Se ainda assim, a conversar não render bons frutos, infelizmente, será necessário recorrer às instâncias superiores, para que eles conversem com o padre. Não é necessário pedir afastamento de ninguém, apenas que eles possam o repreender, e assim a paróquia possa seguir suas atividades normais.

Agora há de se questionar se não seria hora de esse padre passar para o outro algumas funções, até para que o próprio padre idoso possa descansar.

Conte com minhas orações por sua comunidade.

Fique em paz!!!

• Olá Kouklara

Já passou da hora do Reverendo se aposentar.

Valeu

• Pior que ficar idoso e ficar velho.

Não tenho nada com isso mas, ele deveria estar aposentado. Né!!!!

• aos 83 anos o vpeio goza

isso é milagre

milagreeee

quero 10% do gozo do padre

• Tenha paciencia e reze por ele (Se puder converce com ele)

Afinal aos 83 anos deve ser uma situação dificil.

E não se preocupe.

Alguns estão se afastando e partindo para outras paróquias.

Isso é decisão deles

afinal fé é para quem sabe perseverar.

Deus te santifique e os cubra dos estranhado Amor de Cristo !!!

• Olhe, realmente há casos como o seu!! Em minha cidade conheço um padre em que já foi de paroquia a paroquia por motivos assim (digamos, chato kkk) e mesmo assim não muda!

Como vc disse ele tem 83 anos, acredito que quando um padre é muito velho assim, se vcs recorrerem ao bispo talvez ele possa ficar em "uma casa de acolhimento", digamos um lugar onde os padres mais idosos podem ficar, estudando e ajudando em coisas secundarias!

Acredito que vcs deveria realmente falar com ele, se isso não resolver, recorram ao bispo (que irá resolver rapidim, serio kkk)

abraços!!

• Kou , vcs deveriam se reunir com o padre e discutir o ponto de vista.

É complicado ainda mais que ele já tem uma certa idade e o medo de ferir e ser dura com ele.

A insistência dos fieis e do novo padre até o padre antigo ceder é um bom começo.

dependendo de certos idosos tem uns que ficam difíceis com o tempo.

desculpa tentei!! rsrsr

bjs

• Pois é,

isso é uma coisa muito dificil de ser resolvida. Não se trata apenas de padres idosos, pq o antigo padre da minha paroquia era a mesma coisa. o problema é que pessoas com a fé não muito sólida saem da igreja por causa do padre, sendo que ele não é a igreja e sim todos nós. infelizmente não sei como resolver isso. talvez comunicando a arquidiocese ajude. Sei que é constrangedor, mas acho que também vai ser dificil de ser resolvido. Não custa nada tentar. Mas sem acabar com a reputação do padre, porque com certeza ele fez muit pela sua paroquia.

Mas no final das contas.. acho que não tem muito solução não... o jeio é esperar e aguentar o martirio sem abandonar sua missão na igreja. Porque Deus nos quer apesar das adversidades do caminho.

Sign In or Register to comment.