Lei de cotas nas universidades,boa ação,ou,uma lei para"tampar o sol com a peneira"?
Primeiramente eu gostaria de expor o total raciocínio da minha pergunta.
Eu considero a lei de cotas nas universidades boa,mas,para mim ela "tampar o sol com a peneira" em relação a raiz do verdadeiro problema em questão.
Analisando o problema a fundo nós sabemos que infelizmente ainda hoje no nosso Brasil aos pessoas são tratadas e classificadas por raça,cor e etc...Não porque inteiramente somos preconceituosos mas porque ainda, a maioria das pessoas pobres de nosso país são negras e indígenas ,e o fato de isso ser assim é uma conseqüência dos tempos de escravidão no nosso Brasil.
Mas o porque dessa pessoas não conseguirem entrar nas universidades?Será que é somente pelo fato de serem pobres,ou por elas não terem condições de ter um ensino adequado?
Para mim este último é o X da questão.
Ao invés de simplesmente estabelecer uma cota para eles não seria melhor combater o verdadeiro problema?A final nós vivemos em um país(ao menos pela lei)em que somos todos iguais!
Ao invés de simplesmente estabelecer uma cota para eles não seria melhor investir no ensino público Brasileiro, a fim de torna lo tão bom quanto o ensino particular,para que todos possam ter condições iguais para entrar em uma universidade?
Comments
eu acreduito que essa "lei de cotas" é preconceito tambem,mas com os vestibulandos de outras raças.Pois todos devem concorrer igualmente,e se alguém tem desvantagem no vestibular,esse sim sofre preconceito...
Sou a favor, pois com o tempo as falhas serão supridas.
As cotas deveriam ser apenas usadas para estabelecer benefÃcios para as pessoas que estudaram em escolas públicas, porque assim estaria dando oportunidades para a camada social menos favorecida.
Não deveria existir cotas para raça negra ou indÃgena.