#TT Quais são suas melhores dicas para perder a timidez?

Sei que é uma pergunta clichê, mas ainda sou muito tímida. Já li várias resposta sobre como perder a timidez, mas nenhuma que consegui levar para a vida real, colocar em prática. Você que era tímido e conseguiu deixar a timidez de lado, poderia me explicar o que fez?

Obrigado. =)

Comments

  • Yuki, uma pergunta sua :O, que emoção, nunca vi tu perguntar nada haha ^^

    Olha, eu ainda sou bem tímido, de um jeito que as pessoas percebem assim que olham pra mim rs, mas eu melhorei bastante. O segredo é prática, é treinar a superar ela, cada dia um pouquinho, sem se cobrar de mais, e caso não dê muito certo no começo, não se desanimar, pq é assim mesmo. Eu sinto que a cada dia que passa, consigo superar mais, um pouco de cada vez. A timidez pode até ser o nosso charme e algo a mais, basta sabermos controla-la, ao inves de deixar ela passar dos limites e nos controlar.

    As pessoas só de verem que a gente está se esforçando em puxar assunto e ser simpáticos, já reagem bem, e acabam elas mesmas nos ajudando, aí é só aceitar essa ajuda. Por exemplo, quando alguém me faz uma pergunta, antes eu respondia curto, tipo: "Sim\não\aham", mas hoje eu tento evitar isso, respondo respostas mais longa, por exemplo explicando porque penso daquele jeito, ou gosto de tal coisa, e sempre dou um jeito de fazer a conversa não acabar, tipo perguntando para a pessoa se ela curte tb aquilo, etc...

    Eu tb tenho dificuldade em iniciar conversas, então eu simplesmente olho para a pessoa e dou um sorriso discreto, as vezes falando um "Bom dia", ou "Olá", e aí a outra pessoa geralmente toma a iniciativa de vir falar conosco, desde que ela tb não seja tímida hehe. Tb tento manter contato visual quando estou falando com alguém, no começo isso era difícil demais pra mim, eu não me sentia confortável em olhar nos olhos de alguém, olhava até para a boca da pessoa as vezes, mas descobri que é meio estranho, então agora eu olho nos olhos kkk.

    O que sempre me atrapalhou muito com respeito a timidez era a visão negativa que eu tinha de mim mesmo, antes de tentar puxar assunto com alguém, eu ficava pensando: O que eu tenho pra acrescentar na conversa? E se eu falar alguma besteira? Mas isso só nos atrapalha a melhorar, e muito. Por isso não nutra esses pensamentos negativos. Mas depois descobri que sempre temos algo interessante a acrescentar, as vezes não é algo relevante pra nós mesmos, mas para os outros sim...

    O que me ajudou tb foi me concentrar nas conversas. Eu sou muito pensativo e minha mente vagueia fácil, então na maioria das vezes eu não sabia do que era exatamente a conversa, e por isso ficava mais quieto kkk.

    Te aconselho a ler os artigos que o Danbo deixou, e tb pesquise bastante no google mesmo, vários artigos sobre timidez, eu li muitas pesquisas e dicas de como superar, e algumas me ajudaram bastante, inclusive exemplos de pessoas que passam pela mesma situação

    Timidez é algo muito comum e normal até certo ponto, eu ainda sou tímido, e isso faz parte da minha personalidade, desde pequeno, sei que não vou virar um super-extrovertido, até pq nem quero, mas conseguindo controlar e superar a timidez quando for preciso, pra mim já está bom. Se não controlamos a timidez, perdemos tantas oportunidades na vida, vc é novinha ainda, e vale a pena começar agora, eu demorei para me esforçar a superar a minha, e por isso perdi tantas oportunidades, tanto em relacionamentos como em todos os campos da vida.

    Se esforce em sair da sua "zona de conforto", senão ela vira uma prisão. Os timidos tem pavor de sair dela, de serem expostos, de ser o centro das atenções, mas percebi que muitas vezes eu achava que todo mundo estava olhando pra mim, quando na verdade não estavam nem aí pro que eu fazia ou deixava de fazer. E é preciso sair dessa zona para amadurecer e ganhar experiências. Eu sei que não é fácil, te entendo perfeitamente, pq eu já foi a pessoa mais tímida do colégio, sério, as pessoas dizem: "Vá se exponha", "vá e começa a falar no meio da sala pra todo mundo", mas fazer isso é a dureza né rs, e nem é preciso começar assim, quanto mais as pessoas diziam pra mim parar de ser timido, mais eu me isolava e me fechava, e foi esse o problema, por isso tente não se isolar.

    E o que mais me ajudou: Observe as pessoas extrovertidas na vida real que vc conhece. Aproveita que nós timidos somos muto observadores, e veja como elas agem em determinada situação, veja como eles reagem quando passam por alguma situação que temos pavor, e tente imitar eles.

    Tenha uma ótima semana amanhã!!!

    Abraços Yuki!!! ^^

    ◥◣ Jυรт Gσ σи ◥◣

  • Oi Yuki

    Bom timidez é um pouco complicado, afinal ela pode te atrapalhar em diversas áreas como a profissional e amorosa, ela também impede de criar novo laços dependendo do grau de timidez da pessoa.

    Bom tente se soltar um pouco mais, conversar com as pessoas e entrar em cursos, palestrar e exposições que sejam do seu interesse.

    Uma vez li um artigo sobre isso em algum site,

    pera ai, xeu pegar:

    Você é tímido? Pesquisas estimam que 80% dos integrantes da nova geração se consideram limitados por sua timidez. Bem, se esse é o seu caso, tenho algumas considerações para você:

    1. Não há nada de negativo em se considerar tímido. O problema é se tornar alguém controlado pela timidez.

    2. Deixe de lado a síndrome de Gabriela: “Eu nasci assim, vou viver assim, vou morrer assim”. Não se conforme com suas limitações e busque evolução.

    Desenvolver essa consciência é o primeiro passo para vencer a timidez. Estar disposto a enfrentá-la e não se render aos limites impostos por ela será um grande treinamento.

    Encare de frente a timidez e não aceite ser controlado e limitado por ela.

    Um abraço Yuki, e Boa Sorte

    ah Yuki leia esse artigo depos -> http://hypescience.com/perder-timidez/

  • Trabalhe sua confiança, é o primeiro passo. Pessoas tímidas tendem a se esconder das outras porque tem vergonha de si mesmas, acham que são um problema, mas ninguém é melhor que você, então por que você tem que se esconder de alguém?

    Depois disso, não tem mágica, apenas vá tentando conversar com o maior número de pessoas possível, vá quebrando o silêncio.

    Um segredo é que todos tem um grau de timidez, uns menores outros maiores, não ache que é a única que tem defeitos, todo mundo tem. Você não precisa aparecer para os outros quando for perfeita porque nunca será, apenas acredite que você é um ser humano e foque no seu lado bom, pare de focar no ruim.

  • No Plano mais prático, começar a exercitar no dia a dia, como: ( 1 ) Olhar nos Olhos das outras pessoas; ( 2 ) Conversar com pessoas fora do círculo de amizades; ( 3 ) Procurar exercitar a fala, ( 4 ) Questionar algo que sente vergonha com naturalidade; ( 5 ) Cumprimentar pessoas é um bom exercício; ( 6 ) Fazer perguntas em voz alta ao Professor na Escola; ( 7 ) Pedir informações, na rua quando necessário; ( 8 ) Tentar quebrar a monotonia de ambientes muito impessoais; ( 9 ) Conversar com uma pessoa que senta ao lado no Transporte coletivo; ( 10 ) A INTERNET é péssimo ambiente para Tímidos, pois reforça em muito a impessoalidade, substituindo o mundo REAL pelo VIRTUAL.

    Obs.: Deve-se observar algumas cautelas, quando conversar com estranhos. Pois o local e a circunstâncias são muito importante para a segurança, uma vez tratar-se de pessoa desconhecida.

  • o tempo,pois tenho 17 anos nunca fiquei nem nada com ninguem,sou homen,acho q como meu pai disse q ele deixou a timidez q restava nele só ais meados de 21 anos axo q será assim com muita gente tbm

  • Yuki, não posso dizer, por que sou extremo tímido!

  • Só para complementar outras várias respostas boas, como a de Guns, moça, procure se auto-desafiar como já respondi em outras perguntas, além de observar o comportamento de pessoas mais extrovertidas, busque se desafiar a fazer aquilo que ela faz, por exemplo, tem medo de ir sozinha a um mercado, arrume uma quantidade de dinheiro certa e vá com segurança, se desafie a ir e cumpra seu desafio, vá e faça as coisas sozinha, tem vergonha de ir conversar com professor, mude de lugar, sente la na frente e comece a puxar assunto com seu professor .. e também, coloque na cabeça, não importa o que você vai fazer o tempo passa e aquele dia irá terminar com absoluta certeza, com um resultado positivo ou não, o dia terá um fim, é dessa maneira que busco pensar sempre que entro em pânico com algum compromisso repentino com coisas que não conheço, lugares que não conheço .. ;)~ até hoje sofro com essa maldita timidez, mas como meus parentes já viram e comentam .. Melhorei muito do começo do ano pra hoje, e agora, comigo falando um pouco mais sobre meus problemas já estão marcando consultas pra eu me tratar e quem sabe dar fim a essa porcaria, rs ..

    Abraços e boa sorte na vida .

  • No meu caso venci fazendo um curso de oratória. Isso foi em 1970, portanto faz muito tempo não é mesmo?Pouco antes eu fora escolhido para orador da turma e foi uma tarefa terrível de ser enfrentada. Mesmo com um discurso escrito fiquei todo trêmulo pensando que iria desmaiar. Após o curso mencionado, mudei completamente e a timidez faz parte do meu passado.

  • cerveja e tequila

  • Não sei se há ao certo uma forma prática para perdê-la, mas posso dizer que era bastante durante a infância, perdendo tal sentimento no decorrer da idade. Provavelmente expondo-se ao que lhe causa isto surtirá resultado, fugir de sua " zona de conforto", envolver-se em situações que necessitem a socialização. Alguns dizem que aulas de teatro costumam resolver tal problema.

Sign In or Register to comment.