Por que ser ateu incomoda tanto?

Update:

Helder, vc falou isso:

que incomoda é a ENCHEÇÃO DE SACO de vocês.

Se vocês ficassem nas suas, sem perturbar os que acreditam em Deus, COM CERTEZA NINGUÉM SE INCOMODARIA COM VOCÊS !!!

DE FRENTE PRO ESPELHO NÃO É?

Update 3:

Ramon, como sempre és justo.

Comments

• Esta pergunta da Lane tem 1000 respostas. Não dá para escrever todas. Ser ATEU não me incomoda em nada, tanto que sou ATEU. Optei por isso no fim de 1983, pois cansei de esperar pelo menos uma inspiração de Deus, uma simples mensagem ao meu coração. Fiu católico, rezei muito, assisti milhares de missas nos colégios de padre por 7 anos. Tudo esforço perdido. Sofri demais na vida e ao aprender a olhar em volta só vi a ausência desse Senhor que todo mundo teme, menos alguns poucos e eu, graças a ele mesmo.

Vou dizer o que se passa ao meu redor quando me declaro ATEU. Percebo existirem três comportamentos diferentes por parte das pessoas.

No trabalho, estou rodeado somente por pessoas que tiveram educação acima da média oferecida ao povo brasileiro. Com elas me relaciono excepcionalmente bem, não havendo atrito nenhum pelo fato de saberem que sou ATEU.

Já onde moro, não posso comentar isso com o porteiro ou com o vizinho, pois já aconteceu de eu ter que ficar horas exercendo a paciência, escutando que estou errado, que satanás me espera, que Deus quer que eu volte para ele etc. "Quem criou tudo? Quem deu o ar que você respira?" - são exemplos das sábias razões pelas quais tenho que responder o que eles querem ouvir: foi Deus! Como se isso explicasse alguma coisa. Aliás, o ar já existia antes do homem aparecer na terra. O homen é que foi dado para o ar e não o ar para o homem...

E na família? É onde acontece uma coisa que realmente revela como são os seres humanos. Tenho sogra e duas cunhadas pobres, muito pobres, todas Testemunhas de Jeová. Aliás, Jeová não tem protegido elas em nada, mas isso não é suficiente para despertar alguma dúvida. Apesar de serem pessoas que não aceitam outra forma de pensar, elas me aceitam e não discutem comigo, porque foi uma vantagem eu ter entrado para a família pobre.

A resposta à "Por que Ateu incomoda tanto?" fica assim:

1 - Uma pessoa de educação acima da média não se incomoda com a presença de um ATEU.

2 - As pessoas religiosas comuns se incomodam e querem "ganhar você para Deus" novamente, e quando não conseguem viram a cara para você.

3 - As pessoas para as quais você representa alguma vantagem esquecem que você é ATEU.

Se fui discriminatório me desculpem. A culpa é do Deus (de quem acredita) que criou seres humanos tão diferentes na terra. Embora tenha feito isso, Deus não discrimina ninguém, ele vai receber os bons e os maus igualmente no céu, não é verdade?

• Amiga

a mim não incomoda nada,ate gosto do humor sarcástico deles!

e algumas respostas ,como MR das minhas perguntas são deles!

um beijo,uma linda quinta-feira!

Jo

• PORQUE são pessoas bonitas e inteligentes e se deixam levar pela influência do mundo,pois ficam olhando as atitudes do homem e prefere não abrir o coração para DEUS,destacando sempre que são felizes e vivendo com um grande vazio dentro de si.

ABRAÇO

• Bem, como religioso, tenho meus afazeres para minha evolução espiritual. pois sou adepto ao espiritismo codificado por ALLAN KARDEC, assim, como ser humano tenho defeitos como todos nós temos, religiosos ou não e mesmo quem não tem uma religião fixada em sua mente e corpo pensa na evolução de alguma forma, não me incomoda de nenhuma forma a opinião de ALGUNS ateus pois existem os radicais que criticam as religiões e idem, estou falando em relação ao ser humano e não a religão, a forma como agimos e como pensamos nos diz quem somos, mas isto não significa que um ateu por visar mais a vida material e ciêntífica é melhor que um religioso, ou um religioso se torma mais capacitado por crer em DEUS, isso tudo é relevânte pois temos o livre arbítrio para pesarmos,criarmos,fazermos e sermos da forma que quisermos, quem critica é porque não tem um modo dualístico de pensar,entre ateus e religiosos,apenas vivam suas vidas da forma que acham melhor e não tentem persuadir quem tem um modo de vida diferente aos seus.

penso assim....

• Olá Lane.

Particulamente tenho orgulho em ser ateu,creio que vivo em um país democratico e livre que em garante me expressar da forma em que eu bem entender e tenho certeza que não devo satisfações de minhas escolhas ou opiniões a ninguem que se sinta incomodado com o que digo.Infelismente no Brasil a moda foi sempre ser Cristão indo a igreja e dizendo que o nosso país pertence somente a Cristo,afinal para mim o Brasil não tem dono religioso e sim uma pluralidade de culturas e religiões que nos fazem unicos no mundo.

Muita gente se incomoda com o ateismo,mas isso gostaria de saber o por que.Algumas pessoas não conseguem aceitar o outro como ele é com suas convicções e opiniões a respeito de diversos assuntos,essa é a base da intolerancia que gera consequencias horriveis podendo chegar a violencia extrema,em nossa sociedade devemos seguir um padrão aceitavel de ser Cristão,branco e rico se você não tem nehuma dessa carateristicas dificilmente será aceito pela sociedade sistematica em que vivemos.

O ateismo não é um crença ou seita,é apenas uma simples opinião a respeito de algo que muitos jugam ser verdadeiro.Infelismente julgamos as pessoas não pela seu carater e preceitos eticos e morais e sim pelas suas opiniões e escolhas,sempre preconceituamos o negro e os homossexuais mas esquecemos que por traz de algo que a primeira vista é inaceitavel existe uma pessoa maravilhosa que tem muito a trazer a sociedade com suas ideias e espirito inovador que sem duvidas trara importantes mudanças ao nosso meio.

Sem duvidas que num país como o nosso o ateismo,o espiritismo,o budismo e tantas outras religiões traram incomodos a muitos cristãos pois sem duivdas não aceitam o fato de existirem pessoas que não professam a mesma fé deles e por isso gostam de hostilizar e preconceituar,por que sabem que o Brasil em plural em termos de cultura,opinião e religião e claro democratico sendo que todos nos temos o direito de expressarmos da forma que quisermos,pois os incomodados devem aceitar isso ou se retirarem daqui.Creio que a base do respeito seja a tolerancia que hoje esta em falta no mundo atual.

Meu pensamento;"Uma pessoa não deve ser julgada pela suas opiniões e sim pelo seu carater."

Abraços do Ramon Gladiador Azul.

• As pessoas se sentem afrontadas só com a existência do ateu, mesmo que ele não fique pregando suas convicções. Mexe com algum complexo, alguma insegurança, algo não resolvido da pessoa que crê.

Freud NÃO explica!

• Quem não quer coisas boas para sua vida?

O cristão tenta mostrar isso para o ateu, e é difícil entender uma pessoa que não aceita coisas boas para a sua propria vida.

Será que é tão ruim assim receber mensagens de paz, amor, fraternidade, harmonia, não aceitam nada.

Será que são pessoas realmente felizes?

Não é incomodar, é se preocupar.

• O homem tem medo do que ele não conhece. É instintivo, ele só aprende a controlar quando ele se dar uma chance de conhecer.

Vou exemplificar.

Você cria um cãozinho. Cães em muitas coisas se parecem, mas assim como os homens eles tem diferenças entre seus modos de ver as coisas.

Alguns são mais curiosos, alguns são mais medrosos, outros são mais espertos, outros mais preguiçosos, etc... Mas eles na maioria dos casos (se eu fosse percentuar arriscaria uns 96%) estranham visitantes e se assustam com coisas diferentes das que estão acostumados.

Imagine que você chegou perto de seu cão e deu a ele um brinquedo eletrônico, primeiro ele vai cheirar, depois ele vai mexer com o brinquedo, em seguida você liga o brinquedo (lembrado que há variáveis), acendem-se luzes e o brinquedo faz ruídos bem diferentes dos que ele costuma ouvir.

Ele se afasta. Rejeita o brinquedo, ignora-o ou o ataca com fúria afim de quebrar a ameaça. Ele teme aquilo que não sabe o que é.

Substituindo pedaços do exemplo...

Imagine que você chegou perto de seu amigo teísta e apresentou a ele um ateu (até esse ponto ele ainda não sabe que você o apresentou a um ateu), primeiro ele vai cumprimentar, depois ele vai prestar um pouco de atenção nele. Em seguida começam a conversar e falam sobre suas crenças (lembrado que há variáveis), o ateu se anuncia e diz coisas bem diferentes do que o teísta costuma ouvir.

Ele se afasta. Rejeita a idéia do ateu, ignora-o ou o ataca com fúria afim de converte-lo. Ele não aceita que possa existir alguém bom e feliz sem a fé dele, sem compartilhar das mesmas idéias dele (lembrando mais uma vez que há exceções), teme aquele que não conhece. Teme ter sua fé abalada com os argumentos do ateu, argumentos estes que tem sentido.

Na maioria das vezes o teísta preconceituoso desconhece a própria crença e doutrina dele. Há casos em que o preconceituoso sequer leu a GiBíblia na qual ele tanto acredita.

Instintivamente ele tem medo do que desconhece.

Boa tarde, Lane!

• Graça e Paz.

Não a mim não incomoda nem um pouco, se existisse uma categoria somente de ateu, com certeza eu estaria presente nela proclamando a palavra do Deus vivo e único.

Existem muitos ateus, educados e que sabem ter respeito pelas pessoas que seguem ou pensam diferentes que eles.

Paz do Senhor.

• Amiga é um pouco complicado avaliar isso, pois tudo gira em torno da bíblia e de seus acontecimentos.

A lei é baseada na mesma, sua educação, seu medo, enfim tudo.

sabe como é que funciona?

É muito simples. Some tudo o que você enxergar e tudo o que acontece. Assim você vai entender que não é uma simples condição de vida, logo observa que tudo é perfeito.

O ser humano peca ao dizer sou "ATEU", pois ele por seu comportamento inato acredita em algo. Os cientistas até hoje tentam saber onde fica esse ventilador que nos fornece ar (vento), indiferente de sua composição química, física e natural.

Só se pergunte: Por que meus órgãos estão no lugar certo?; Por que dependo de fôlego para viver?; Por que respeito minha mãe?; Por que não mato alguém?;... você vai etender que essas educações vieram da bíblia, então fica difícil ser ateu nessas condições. Resumindo: "Se você acreditar em Deus e tentar de alguma forma não o desamparar, você terá sua recompensa, agora se fizer tudo isso e ele não existir, você não fez mal a ninguém e nem a sí mesmo."

espero ter ajudado.

Abraços.

Sign In or Register to comment.