Vocês concordam com a teoria do complexo de Édipo proposta por Freud?

Esta teoria diz que a criança durante seus primeiros anos de vida sente uma certa atração sexual por seu pai ou sua mãe. O que acham?

Comments

• Jung propôs uma outra, inversa, a da menina atraída pelo pai, tendo a mãe como opositora a este desejo idealizado no inconsciente. Que seria o complexo de Electra.

Para mim, cabe aplicações contemporâneas a partir desta teoria psicanalítica. Afinal, inúmeras manifestações orientadoras sexuais, são resultados de uma censura moral que o próprio indivíduo aplica a si mesmo em decorrência desta confusão inconsciente, sem superações, dos papéis encontrados num lar, pouco ou nada organizado.

Um grande abraço.

• idiotice......

• veja a teoria revista por Alexander Lowen, creio que a adaptação e a interpretação com os contínuos estudos deu uma visão melhor

• Certa vez vi um debate sobre esse tema e gostei de um argumento contrário:

"Se fosse algo próprio do ser humano apareceriam lendas em outras culturas, e isso não ocorre"

• lógico... Freud explica agente só não entende, mais ele explica tudo...

• Cara...pra mim Freud tinhas " problemas"...

Vc acha que isso tem algum sentido lógico ?

• Freud exagera. Ele era meio paranoico e tudo relacionava com o sexo, como se a vida do ser humano se resumisse ao ato sexual.

Eu concordo com muita coisa do que ele diz. Esse tal complexo existe, mas não tem relação com sexo, e pode assumir diversas formas, dependendo principalmente do contexto cultural da criança.

Mas quando Freud fala de sexo e de sonhos... Lá vem maluquice.

• Dizem que ela dava cocaina para sua mãe cheirar, então pra ele devia funcionar... será que ele fazia algo a mais com ela:????

Sign In or Register to comment.