quando e quem deve solicitar um segundo professsor em sala de aula?
tenho 3 alunos com extrema dificuldade de aprendizagem e concentração. na verdade uma aluna não entende nada e nao consegue escrver praticamente nada e está no terceiro ano. fica dificel para eu dar conta sosinha desta turma pois é muito grande. gostaria de saber se como professora eu tenho autonomia de pedir para o diretor contratar um professor em educação especial ou quem compete isso? e se caso o diretor se negar quem eu devo procurar?
Comments
Essa é uma questão muito complexa. Caso esses alunos sejam assumidamente (pela escola E pela família) considerados alunos portadores de necessidades especiais, você tem sim o direito de solicitar um auxiliar. No ensino público a direção da escola solicita à Secretaria de Educação, justificando através de documentação apropriada.
Não há garantias de pronto atendimento, você sabe como funciona o serviço público no nosso país.
Caso você lecione numa escola particular, a mensalidade cobrada pela escola deverá, no caso dos alunos portadores de necessidades especiais, cobrir as despesas globais desses alunos.
Infelizmente, como eu disse antes e você está vivenciando na pele, esse é um assunto muito complicado por envolver diversas questões muito delicadas e difíceis de se abordar. Caso esses seus alunos não sejam considerados "especiais", sejam "apenas" crianças com dificuldade "normal" de aprendizado, você não tem direito de solicitar acompanhante ou auxiliar, nesse caso você deve comunicar o que está havendo à direção da escola e chamar as famílias dos alunos, eles precisam ser comunicados das dificuldades de seus filhos.
Espero ter ajudado, um abraço e boa sorte!
Na escola pública não temos direito a isso não.
Tb desconheço casos desse tipo nas escolas particulares.