Qual o significado da poesia "No meio do caminho", de Carlos Drummond de Andrade?

Por que razão ele cita:

"Nunca me esquecerei desse acontecimento

na vida de minhas retinas tão fatigadas.

Nunca me esquecerei que no meio do caminho

tinha uma pedra" ?

Comments

• Para compreender Drummond ou qualquer outro genio, não leia simplesmente, se entregue, ai com certeza vc vai entender.

bjos

• Salvo engano, certa vez vi uma reportagem na TV Cultura que abordava esta poesia dele.

O tal acontecimento era a morte de ente querido dele (acho que era sua filha). A pedra era a morte dessa pessoa que sempre estaria em seu caminho.

Ótimo tema!

Boa sorte e feliz 2008 pra você!

• quer dizer que ele conseguiu passar por cima dos obstáculos venceu...buenas tarde.

• Acho que ele estava falando da "pedra" como as coisas que de certa forma nos atrapalham na vida, que não deixam ou adiam algo que temos que fazer. E sendo assim, a gnt nunca esquece!

• em todos os nossos caminhos existem pedras. devemos saber transpô-las.

• Ele trata da questão dos desafios que temos que transpor na vida! Dos percalços.

• Querido,

Ou se identifica ou nao..

Ou lhe diz alguma coisa ou nao..

Nunca vou me esquecer, com os meus olhos cansados, que no meio do caminho tinha uma pedra..

Arte é isso!

Esqueça, leia daqui a alguns anos, talvez mais tarde o texto lhe diga alguma coisa..

Ou nao!

Beijinhos

• Amigo, a pedra é a dificuldade não é?

No meio do caminho havia uma pedra....

ele enfatiza isso:

HAVIA UMA PEDRA, NO MEIO DO CAMINHO!

Leia as poesias com mais amor, e você verá coisas grandes nelas!

Abraços do Baixista

• Primeiramente para relatar e mostrar o público uma nova maneira de exemplificar as normas da escrita e principalmente para chocar o público.O autor Carlos Drummond de Andrade pertence ao Modernismo Brasileiso (pós-guerra)juntamente com Vinicius de Moraes,Cecília Meirelles...etc.Significa que Drummond enfatizara a nova estética de arte para notavelmente banalizar o público leitor,para ser mais preciso chamar a atenção.

jorge luiz.

• Perceber que "No Meio do Caminho" se baseia na reiteração irônica de uma figura da retórica clássica é já captar parte de seu significado, que decorre da intenção de acusar o cansaço da tradição. Além disso, Drummond atribui dimensão alegórica ao vocábulo pedra, que pode ser entendido como símbolo dos obstáculos que a gente encontra na vida. Este é o poema mais característico da poesia que celebra o acontecimento como tema poético. A repetição exaustiva do acontecimento cria evidentemente uma sonoridade hipnotizante, sugerindo uma espécie de idéia fixa que mantém o eu-lírico preso ao fato surpreendente. A estrutura do poema colabora para que essa fixação ganhe realce visual, porque coloca em evidência a informação "tinha uma pedra no meio do caminho", isolada por dois versos idênticos (primeiro e último da 1.a estrofe). Esquema semelhante se verifica na 2.a estrofe. As insistentes repetições e a linguagem simples constituíram motivo de muita polêmica e de diversas interpretações. De todo modo é inegável a originalidade com que Drummond expressa a situação de dificuldade, de impedimento, de impasse que surpreende o homem. É interessante perceber também o modo inventivo com que o poeta invoca e brinca com a tradição: imita a Divina comédia, de Dante Alighieri, que assim inicia a descida ao Inferno: "No meio do caminho da nossa vida, tendo perdido a rota verdadeira, achei-me embaralhado em selva tenebrosa".

Sign In or Register to comment.