Como lidar com pessoas depressivas?
Tenho uma amiga de escola que desde que eu a conheci, se achava feia, sem graça, sem valor. Ela dizia q a família dela não se importava com ela. Que, se ela morressem não faria diferença para ninguém. Mas ainda assim ela é uma garota muito doce e meiga, daquelas raras pessoas que te fazem lembrar de bonequinhas indefesas á qual dá muita vontade de proteger e acolher.
Sempre faço o possível para mostrar o quando ela é linda e importante para mim. Sou boa com desenhos, por isso toda vez que Thamiris me pede para fazer um para ela, eu a desenho linda como é. O que ela responde sempre com :Eu não sou tão bonita assim; e eu digo com um sorriso: Mas é bonita assim que eu te vejo.
Até ai tubo bem. Mas...
Ela chegou no pior estágio da depressão.
A auto-mutilação.
Está chegando o final do ano e o começo das férias. Acho q ela tem medo de ficar sozinha em casa, sem ninguém. Ou melhor, nenhum amigo que ela conhece.
Por isso ela começou a cortas os pulsos. Pensei em dar munhequeiras de presente para ela, mas tenho medo de que isso estimule ela. Já que ela mantém os cortes á mostra.
Tento não tocar no assunto e sempre ficar ao lado dela, e ser companheira. Mas eu tenho medo de que nas férias ela possa piorar. Podem me dar algum conselho? Devo investir contra ela e por o jogo na mesa? Faze-la falar e aconselha-la? Só não quero que ela se intimide e se feche para mim.
Comments
Primeiramente, queria deixar claro que o que você está fazendo por ela é algo muito admirável, e eu espero que você continue tendo forças para ajudá-la sempre.
Então, vamos por partes.
Continue sempre tentando demonstrar à ela o quanto ela é linda e doce, não só de maneira extrínseca, mas por dentro também. Faça desenhos, escreva alguma frase ou até mesmo uma pequena carta ressaltando o que ela tem de melhor, dê presentes... Tente fazer coisas que a façam perceber que você se importa com ela e seu bem-estar.
Em relação a se automutilar, acredito que você deva conversar com ela de maneira calma e compreensiva. O que ela menos precisa agora são de pessoas que fiquem julgando seus atos. Tente descobrir os motivos que a levam a se cortar e como ela se sente quando o faz. E mais um detalhe importantíssimo: acredito que você não deva contar aos pais dela, pois podem ser que eles não entendam e acabem tomando decisões que a prejudicarão. No entanto, se a situação se agravar, você terá que dizer à ela que ela realmente precisa de ajuda profissional.
Se você acha que ela tem medo de ficar sozinha, por que não faz uma visita à ela ou sem mantém sempre por perto? Acredito que isso a fará se sentir melhor e menos solitária.
Converse com ela e se abra também. Não fique apenas fazendo perguntas e mais perguntas porque isso a fará se sentir desconfortável. Dê espaço para que ela se abra por vontade própria, mas esteja sempre tocando no assunto. Outra coisa importante: mostre à ela que você é confiável, pois assim ela terá menos receio em se abrir com você.
Vale lembrar que deve-se sempre ter muita paciência e compreensão com pessoas depressivas, ou seja, tenha cuidado com o que fala ou faz quando está com ela. Você pode querer ajudá-la de todos os modos possíveis e impossíveis, mas apenas ela mesma pode sair deste "mundo", então ajude-a a achar o caminho de volta.
Primeiramente, coloque na sua cabeça que você não é psicóloga e não pode ajudar sua amiga como ela realmente precisa; chegando a automutilação, ela precisa de uma ajuda ainda maior, que vai além da atenção que você dá a ela.
Acredito que já esteja lidando bem com ela. Sua amiga tem baixa autoestima e você, mesmo sem ela demonstrar, a ajuda muito quando diz o quanto ela é bonita. Depois, você parece ter paciência com ela e isso é ótimo; além do mais, deve medir as palavras com ela e tomar cuidado com o que possa falar. Suas maiores preocupações com uma pessoa depressiva é saber o que falar com ela, sempre pense duas vezes antes de falar.
Agora que vai entrar/entrou as férias, tenta ficar com ela. Tira essa garota do mundo em que ela se trancou, pelo menos tente fazê-la passar mais tempo ocupada com algo que a impeça de se cortar. E, se a família dela não sabe disso, conte a eles, porque, de verdade, ela precisa de ajuda; você a ajuda, mas não é o bastante. Se quiser conversar com ela antes, converse sem medo.. se ela confiar em você, vai se abrir e conversarem pode ser um passo pra que ela confie mais em você.
O melhor seria se ela pudesse falar com um psicólogo para identificar a raíz do problema e encontrar a solução! Eu tenho boas experiências com psicólogos do imediatto.com (sessões online), posso recomendar! Ela pode fazer anônimamente e sem sair de casa.
Eles ajudam via video-chat, os psicólogos são ótimos (me ajudaram a resolver meu problema de ansiedade) e o preço é o melhor ainda, a partir de R$24.
Até o momento vc fez a coisa certa, acho q deve continuar do lado dela, mas veja também quais são as razões. Cortar os pulsos assim muita gnt pensa (admito q até eu), mas depois tem q avaliar e ver se vale a pena, e nunca vale, mas as vezes precisa de ajuda para enxegar isso. Talvez fosse bom tentar ajuda profissional, sair com ela e fazer atividades para tirar essa ideia da cabeça da sua amiga e por falar nisso, amigos. Tbm é legal chamar as outras amigas e amigos dela e falar sobre isso. Enfim, boa sorte.
Eu acho que você deveria sim conversar com ela, não ignorar o problema. Eu infelizmente já me cortei e foi por causa de beleza tbm, muito ruim. Minha melhor amiga conversou muito comigo quando eu contei, não parei no inicio. depois de um tempo eu comecei a contar pra ela os dias que me cortava, ela havia pedido pra ir num psiquiatra mas eu não fui não. O mais complicado foi parar, ela que me incentivou a parar e eu comecei a usar técnicas, como bater no travesseiro, ou se não tinha travesseiro em algum lugar macio pra resumir.
No inicio não foi fácil, mas isso foi resolvendo, não digo que não tenho vontade ainda, apesar de ter parado a 1 ano tenho vontade. Tente conversar com ela, deixe que ela se abra com você, as vezes é legal pedir pra ela ir num psicólogo pra perceber que ela não é feia. Vai com calma que tudo se resolve. Eu acho que quando a gente ama um amigo temos que fazer tudo por ele, por mais que seja difícil.
Acho que você já respondeu a pergunta... se isso tudo que você disse for verdade, você é uma garota preciosa! O problema é que as pessoas não sabem lidar com as outras. Você já está lidando da maneira correta. Infelizmente, acho que não há nada mais para fazer... é possível amenizar a situação como você está fazendo, mas dizer que ela se tornará 100% não depressiva, isso não... respeite os limites dela. Antes lidar com um depressivo a lidar com um arrogante, com um mal educado, com uma pessoa duas-caras, que hoje é toda boazinha, amanhã te trata como reles. E aí, encarava lidar com pessoas desses tipos?
Parabéns pela sua iniciativa e esforço em ajudar quem está precisando muito de apoio (ou que mereça).