Mudamos a nota na partitura quando aumentamos meio tom na música?
Eu tenho uma duvida na partitura, quando aumentamos a musica em meio tom por exemplo, para C#, a nota na partitura ela aumeta meio tom? Exemplo a nota na segunda linha fazemos a leitura em G maior, quando aumentamos meio tom lemos ela como G# ?
Comments
É, tipo assim, a clave de sol na tonalidade de dó não tem nenhum sustenido e bemol na armadura ... Na tonalidade de C# ela passa a ter 7 sustenidos, ou seja, sustenidos em todas as notas (inclusive nas notas E e B que se tornam E# e B#, enarmônicas de F e C). Então todas as notas serão lidas com este sustenido. Se vc tiver uma nota G na tonalidade de C, na tonalidade de C# ela se tornará G#. Se vc tiver uma nota E na tonalidade de C, na tonalidade de C# ela será um E#, que seria um F .......
Veja bem que eu estou frisando pra vc algumas vezes a questão do E e B, pois é uma coisa que confunde muita gente no começo, pois quando a gente aprende o básico de música, a gente aprende que essas notas não existem sustenidas, mas na notação de partitura elas existem. Não teria como existir uma escala diatônica maior de C# se não existissem as notas E# e B# por isso deixo isso bem frisado pra vc, elas existem sim, e são tocadas como F e C.