que á de verdade na lenda do boto amazonico e as doncelas engravidadas por ele.?

eu acredito que o fato é verdade e só foi uma forma ingeniosa das comunidades isoladas da amazonia de disimular a gravidez das jovenes feita pelos pais, irmãos, parentes.

Comments

  • BOTO, DON JUAN DO AMAZONAS

    Na mitologia amazônica encontramos o mito do "Boto Rosa" que possui a qualidade de emergir das águas do Rio Amazonas à noite e adquirir forma humana. De peixe, transforma-se em um rapaz cuja beleza, fala meiga e sedutora, magnetismo do olhar atraem irresistivelmente todas as mulheres. Por isso, toda a donzela era alertada por suas mães para tomarem cuidado com flertes que recebiam de belos rapazes em bailes ou festas. Por detrás deles poderia estar a figura do Boto, um conquistador de corações, que pode engravidá-las e abandoná-las. Ele também, inseri-se na comunidade, perseguindo as moças, surpreendendo-as na roça, nos banhos, onde quer que estejam e acabam a maioria das vezes, por lhe atribuir o primeiro filho.

    Seduzidas, as mulheres mantém encontros furtivos com esta entidade, que ao amanhecer retorna ao fundo dos rios, onde reside.

    Algumas testemunhas afirmam que ele sempre se apresenta muito bem vestido, usando um chapéu para ocultar um orifício para respiração que originalmente o animal possui no alto da cabeça. Freqüenta bailes, dançam, namoram, conversam e antes da alvorada, pulam para água e volta à sua condição primitiva, ou seja, torna-se boto.

    Conta-se, que certa ocasião, havia uma tapuia que vivia só em sua palhoça e que de repente começou a emagrecer e entristecer sem aparentar moléstia alguma. Desconfiados que fosse obra do Boto, os homens da tribo fizeram-lhe uma emboscada.

    À noite viram chegar ao porto um branco que não era do lugar e dirigiu-se para a choupana. Acompanharam-no e quando ele entrou, de mansinho abriram a palha da parede e viram-no querer deitar-se na mesma rede da tapuia. Então, um tiro o prostrou e arrastando-o para a barranca do rio, confirmaram suas suspeitas, tal homem era realmente o Boto. A autoridade local não fez corpo de delito, pois matar um boto não é crime previsto em lei.

    bjux..............su

  • cara eu nascir no interior do Amazonas,e quando criança ouvia muito essa estória "fulana apareceu gravida do boto",depois de formando em história e fã de mitologia resolvir investigar a origem de certas lendas da minha região,em parte você tem razão,casos de incesto é comum não só em comunidades riberinhas como nas cidades,outras vezes é para não levar uma surra do pai(e causar a vergonha da familia na cidade,mãe solteira eram uma e é uma pária) ou entregar o namorado/amante quase sempre alguém mais velho e casado para os pais ou cidade(na minha cidade de origem uma gravida de boto que investiguei,já avó me revelou ,que o boto rsrs!! era Padre),outra é nos serigais(que nas cidades do interior amazonico significa interior do interior,os maridos ficar dias fora em caça ou pescarias e o "cumpadre'' que ficar para trás ou filho adolescente do ''Cumpadre"aproveita, e para não entregar quem fez o outro de corno,botam a culpa no boto.

  • Exatamente isso: as meninas engravidavam e antigamente era uma vergonha engravidar sem ser casada e sem ter namorado então os pais começaram a inventar essa de boto para não ficarem falados onde moravam. Tem um político aqui em Manaus que é conhecido como "boto" dizem as más línguas, que ele espalhou filhos por todo interior. Por isso. tem esse apelido. bjs

  • Quem viaja pelo interior de qualquer estado da Amazônia já ouviu falar da lenda de um belo rapaz desconhecido, de roupas brancas, sapatos brancos e o característico chapéu branco que busca encobrir parte do rosto e o buraco que traz no alto da cabeça: é o boto!

    Nas festas ou à beira de trapiches, sempre haverá, segundo a crendice popular, um boto a espreitar alguma moça ingênua e, de preferência, virgem ou menstruada. Alguns descrevem até o andar da visagem: dizem que é meio desajeitado e que muitas vezes locomove-se com certa dificuldade pelo pouco hábito em terra firme. Outros já o descrevem como alguém muito alinhado, porém calado demais para os costumes da região. Por isso, logo se desconfia de que é algo sinistro.

    No entanto, para as moças novas que porventura estejam a olhar alguma festa de interior, nada de estranho o boto lhe parece. Muito pelo contrário! A paixão é à primeira vista! Quando se dão conta já foram conquistadas.

    Contam os caboclos que depois que o Boto consegue o que quer, ou seja, conquistar a moça escolhida, sai na carreira e se joga no primeiro braço de rio ou igarapé. Nessa hora é que todos se dão conta de que não era um rapaz qualquer, mas o boto!

  • Naturalmente é uma historia ou lenda para simplórios acreditar nelas. A sua segunda colocação é muito interessante e acredito que em parte pode ser verdadeira.

  • Como você mesma disse, é uma lenda, não tem nada de verdadeiro. Qanto às suas conclusões, acho que está assistindo muito noticiário na TV.

    Aqui umas dicas de escrita:

    doncelas = donzelas

    ingeniosa = engenhosa

  • de verdade não há nada pois como vc ja disse é uma lenda né? e todos sabemos q lendas são invenção

  • Elas engravidavam dos carinha no meio do mato, e olha q eh mato, e diziam que era o coitado do boto!!

  • é mitologia amazônica.

  • Acho que foi a forma encontrada pelas mulheres da região,de não sentirem culpadas e de não serem escurrasadas pela família ao se sentirem grávidas .

Sign In or Register to comment.