Ha o Paulo. Complicado mesmo este negócio do Paulo. Mas eu não estou nem aí pro Paulo. Pra mim o que vale é o evangelho de Mateus. O evangelho de Lucas é outro que não levo muita fé, pois ele também não foi apóstolo de Jesus. Evangelho de Mateus e Marcos e talvez ainda uma que outra coisinha e algum texto apócrifo. Ficou pouquinha coisa, não é? Mas não acho que o evangelho morreu na cruz. Houve movimento cristão legítimo antes de Constantino. Eu diria que o evangelho morreu com a instituição da Igreja Catolica Romana. Mas a verdade é que há movimentos cristãos e pensamentos cristãos modernos que estão recuperando o verdadeiro cristianismo. Ao menos em relação ao que deve ou não ser considerado texto cristão.
Mas para não cometer injustiça, lembre-se de que cristianismo não é ler textos bíblicos, mas seguir Jesus. Portanto qualquer pessoa pode fazer isso, seja Catolica, seja Evangelica, etc.
O evangelho não morreu, ao contrário, sempre esteve bem vivo, sendo anunciado em todo o mundo.
Houve, e há vários cristãos em várias partes do mundo.
Se o cristianismo antecede a Paulo e tráz a doutrina e ensinamentos de Cristo, "nunca" que poderia ser paulinismo, e tbm, qnd Paulo ainda se chamava "Saulo", ele não era cristão, ele um perseguidor dos cristãos e sua conversão só aconteceu depois.
Comments
Ha o Paulo. Complicado mesmo este negócio do Paulo. Mas eu não estou nem aí pro Paulo. Pra mim o que vale é o evangelho de Mateus. O evangelho de Lucas é outro que não levo muita fé, pois ele também não foi apóstolo de Jesus. Evangelho de Mateus e Marcos e talvez ainda uma que outra coisinha e algum texto apócrifo. Ficou pouquinha coisa, não é? Mas não acho que o evangelho morreu na cruz. Houve movimento cristão legítimo antes de Constantino. Eu diria que o evangelho morreu com a instituição da Igreja Catolica Romana. Mas a verdade é que há movimentos cristãos e pensamentos cristãos modernos que estão recuperando o verdadeiro cristianismo. Ao menos em relação ao que deve ou não ser considerado texto cristão.
Mas para não cometer injustiça, lembre-se de que cristianismo não é ler textos bíblicos, mas seguir Jesus. Portanto qualquer pessoa pode fazer isso, seja Catolica, seja Evangelica, etc.
Quando um músico ou pintor morre, sua obra desaparece? Deixa de ser dele? Da mesma maneira o evangelho de Jesus não morreu com ele na cruz, até porque Ele não morreu.
Concordar ??
Não tem como concordar com vc, pois vc misturou tudo, e parece que não conhece alguns pontos.
Jesus Cristo morreu na cruz sim, porém ressuscitou.
O evangelho não morreu, ao contrário, sempre esteve bem vivo, sendo anunciado em todo o mundo.
Houve, e há vários cristãos em várias partes do mundo.
Se o cristianismo antecede a Paulo e tráz a doutrina e ensinamentos de Cristo, "nunca" que poderia ser paulinismo, e tbm, qnd Paulo ainda se chamava "Saulo", ele não era cristão, ele um perseguidor dos cristãos e sua conversão só aconteceu depois.
desculpa por discordar .o evangelho não morreu na cruz .o contrário o evangelho resplandeceu na
cruz . o verbo se fez carne .grande abraço !
Não concordo.
1º - Houve um só Cristo, que morreu e ressuscitou.
2º - O evangelho continuou e continua sendo pregado por vários cristãos.
3º - Cristianismo jamais poderia ser paulinismo, pois Cristianismo é doutrina fundamentada na vida e nos ensinamentos de Cristo, e não de Paulo.
4º - Paulo tbm foi um cristão.
Concordo que a mensagem do Evangelho é bonita(eu não creio em deus nem em Jesus a não ser o histórico) mas ela é usada para beneficiar as instituições religiosas...isso destrói o cristianismo...
é por isso que eu simpatiso com o budismo....
Não.
Porque Cristão é todo aquele que acredita que Cristo é o Filho de Deus, Salvador de todos aqueles que assim crer.
Jesus é Cristo
Nós somos Cristãos o que é bem diferente.
â O Jesus dos evangelhos é apenas um personagem, nada há que prove sua existência ou fatos relacionados à eles. Mas olhando sob uma perspectiva filosófica e universal seu ensinamento, embora seja obscuro e impossÃvel de se reconstituir, é bom. A mensagem que ele trouxe é uma crÃtica à tradicional religião judaica, que havia se tornado um fardo para o povo. Mas a mensagem dele é uma mensagem de libertação porque é uma filosofia de vida, como tantas outras, se for encarado como religião vira uma espécie de prisão.
Gandhi disse uma vez: "Aceito Cristo e os evangelhos, mas não aceito vosso cristianismo"
não houve só um cristão, houve só um Jesus que veio na terra mais morreu e ressuscitooou , o evangelho permaneceu e existe até hoje, então eu não concordp cntg pois Jesus ele ressuscitoou então existe ainda cristão e o evangelho exiiiiiisteeeeeeeeee.
BATA EM RETIRADA, SATANÃS!!