Qual é a relação entre o catolicismo e o cristianismo ?

Qual é a ligação de ambos ? São a mesma instituição ?

Ambos levam fama de serem a maior instituição religiosa do mundo, porém tem nomes diferentes !

Update:

Os Católicos não adoram santos, o único ser adorado dentro da Igreja Romana é Deus.

Está informação está errado, que os evangélicos usam para atacar o Catolicismo.

MINHA DÚVIDA É, SE O CATOLICISMO E O CRISTIANISMO FAZEM PARTE DA MESMA INSTITUIÇÃO !

Comments

• Filipe, boa noite!

Para a Igreja Católica os evangélicos (protestantes), são considerados cristãos, embora separados da comunhão com a una e única Igreja de Cristo, sendo, entretanto, possível a existência de "elementos de santificação e verdade" em tais comunidades separadas. (CIC § 819)

A Cristandade comporta três ramos históricos: A Igreja Católica, que é a Una e Única Igreja, fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo (Mt 16,18), em seguida por volta de 1054, separando-se da Igreja Católica surge a Igreja Católica Ortodoxa, e por fim por volta de 1517 surgem as comunidades eclesiais protestantes, que daí em diante não pararam de se multiplicar desordenadamente em milhares de denominações diferentes.

Apesar da ojeriza que muitos protestantes nutrem em relação à Igreja Católica e seus fiéis, cabe ressaltar a forma amistosa como o Magistério da Igreja Católica os trata:

"Os que hoje em dia nascem em comunidades que surgiram de tais rupturas e estão imbuídos da fé em Cristo não podem ser arguidos de pecado de separação, e a Igreja católica os abraça com fraterna reverência e amor... Justificados pela fé recebida no Batismo; estão incorporados em Cristo, e por isso com razão são honrados com o nome de cristãos e merecidamente reconhecidos pelos filhos da Igreja católica como irmãos no Senhor".

Fica claro a ligação em "alguns" aspectos, porém vale lembrar que não são a mesma instituição.

*Deo Patri sit gloria*

• A palavra católico significa universal, assim o evangelho é universal pregado a todos os povos.

Que nós adoramos imagens ou santos é falso testemunho.

Que o colega acima se entenda com sua própria consciência

e depois terá que prestar contas a Deus.

• Não entendi bem qual a sua dúvida, mas está mais para

uma insinuação. Vamos lá: Os evangélicos, protestantes

falam que católicos não são cristãos. Sim, vivem falando isso aqui mesmo.

Segundo eles somos idólatras. Mas vejamos, os protestantes evangélicos

dizem também que a Igreja Católica se corrompeu. Que no começo eramos obedientes.

Então Lutero vendo isso quis salvar o cristianismo, fazendo a reforma protestante. Na verdade

Lutero era devoto de Nossa Senhora. O que ele se rebelou, foi contra o pagamento de indulgências

que na época era cobrado na Igreja Católica. E diante de um argumento tão forte, vários católicos foram após ele, saindo da Igreja e seguindo o protestantismo. Hoje eles cobram dízimo, 10% da renda mensal + ofertas, as indulgências só mudou de nome, agora é dízimo.

Eles pegaram "o livro" a bíblia, porque a bíblia eles respeitam, é sagrada para eles como para nós católicos. Mas entre eles, falaram: Espera ai, esses 6 livros aqui nós não aprovamos! desconfiamos

deles, não são inspirados por Deus. E tiraram os 6 livros. e foi ai que começou a livre interpretação.

Sim, porque eles querem seguir só o que está na bíblia e lógico, não confiam nos testemunhos ao

longo dos anos, nos santos cristãos que deram testemunho de Cristo vivo, como também não confiam na revelação do Espírito Santo à Igreja Católica Apostólica Romana.

Para eles é uma religião corrompida, e não consideram-nos cristãos. Tenho para mim

que tudo o que falam de mal da Igreja Católica, nunca, jamais podia ser inspirados pelo

Espírito Santo o Paráclito. Sou cristão católico com muita convicção, graças a Deus.

• Até hoje nenhum protestante conseguiu provar que Jesus não fundou a Igreja Católica. Uns evangélicos dizem que foi Pedro, outros dizem que foi Constantino, e nada de provas, só dizem palavras soltas ao vento. E ainda tem os evangélicos que acreditam que a bíblia foi escrita em português e nem sabem que papa = padre = pai, assim como patriarca. Sem falar dos que não acreditam na RELIGIÃO VERDADEIRA: Isaías 42, 1 Eis meu Servo que eu amparo, meu eleito ao qual dou toda a minha afeição, faço repousar sobre ele meu espírito, para que leve às nações a verdadeira religião. 2.Ele não grita, nunca eleva a voz, não clama nas ruas. 3.Não quebrará o caniço rachado, não extinguirá a mecha que ainda fumega. Anunciará com toda a franqueza a verdadeira religião; não desanimará, nem desfalecerá,4.até que tenha estabelecido a verdadeira religião sobre a terra, e até que as ilhas desejem seus ensinamentos. 5.Eis o que diz o Senhor Deus que criou os céus e os desdobrou, que firmou a terra e toda a sua vegetação, que dá respiração a seus habitantes, e o sopro vital àqueles que pisam o solo: 6.Eu, o Senhor, chamei-te realmente, eu te segurei pela mão, eu te formei e designei para ser a aliança com os povos, a luz das nações; 7.para abrir os olhos aos cegos, para tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão aqueles que vivem nas trevas.

A verdadeira Igreja de Cristo possui 3 características, além da própria unidade:

É Católica: porque o Evangelho deve chegar a todos os homens de todas as nações, isto é, ser universal (v. Is 2,2-5; 56,6-8; 1Cor 12,13; Gál 3,27-28; Col 3,11).

É Apostólica: pois a mensagem de Cristo passa * necessariamente * pelos Apóstolos, que representam as 12 tribos de Israel (Mt 19,28) e se tornaram colunas da Igreja (Ap 21,14).

É Romana: porque o chefe visível da Igreja - o papa - legítimo sucessor de São Pedro, está estabelecido em Roma; com ele, todos os bispos do mundo (sucessores dos demais Apóstolos) devem estar em plena comunhão (At 15) - (obs.: o título "romana" não tem sentido de nacionalidade ou restrição, em contraste com o título "católica", que tem o sentido de universalidade; "romana" simplesmente indica a localização da sede mundial da Igreja, e apenas isso...).

O NOME “IGREJA CATÓLICA”, DESDE OS APÓSTOLOS - CITAÇÕES DOS CRISTÃOS PRIMITIVOS

“Quando Jesus Cristo diz: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei A MINHA IGREJA, e as portas do inferno não prevalecerão contra ELA” (Mt 16, 18.) a que Igreja se refere? Não é ao Protestantismo, nem a nenhuma Igreja protestante em particular, porque as Igrejas protestantes só começaram a existir no século XVI.

Refere-se, sem dúvida alguma, à IGREJA CATÓLICA; é fácil demonstrá-lo. E desde tempos antiqüíssimos, desde os tempos dos Apóstolos, a Igreja começou a ser designada como IGREJA CATÓLICA, isto é, UNIVERSAL, a Igreja que está espalhada por toda a parte, para diferençá-la dos hereges, pertencentes às igrejinhas isoladas que existiam aqui e acolá.

1. Já Santo Inácio de Antioquia, que foi contemporâneo dos Apóstolos, pois nasceu mais ou menos no ano 35 da era cristã e, segundo Eusébio de Cesaréia no seu Chrónicon, foi bispo de Antioquia, entre os anos 70 e 107, já Santo Inácio nos fala abertamente da Igreja Católica, na sua Epístola aos Esmirnenses: “Onde comparecer o Bispo, aí esteja a multidão, do mesmo modo que, onde estiver Jesus Cristo, aí está a IGREJA CATÓLICA” (Epístola aos Esmirnenses c 8, 2).

2. Outro contemporâneo dos Apóstolos foi São Policarpo, bispo de Esmirna, que nasceu no ano 69 e foi discípulo de São João Evangelista. : “A Igreja de Deus que peregrina em Esmirna à Igreja de Deus que peregrina em Filomélio e a todas as paróquias da IGREJA SANTA E CATÓLICA em todo o mundo”.

3. O Fragmento Muratoriano que é uma lista feita no segundo século, dos livros do Cânon do Novo Testamento fala em livros apócrifos que “não podem ser recebidos na IGREJA CATÓLICA”.

4. São Clemente de Alexandria séc II: "só há uma Igreja antiga e é a IGREJA CATÓLICA. "

5. No século III, Firmiliano, bispo de Capadócia, diz assim: “Há uma só esposa de Cristo que é a IGREJA CATÓLICA”

6. São Frutuoso, martirizado no ano 259, diz: “é necessário que eu tenha em mente a IGREJA CATÓLICA, difundida desde o Oriente até o Ocidente”.

7. Lactâncio, ano 300, diz: “Só a IGREJA CATÓLICA é que conserva o verdadeiro culto. Esta é a fonte da verdade; do qual se alguém sair, está privado da esperança de vida e salvação eterna” .

8. São Paciano de Barcelona (morto no ano 392): “Cristão é o meu nome; CATÓLICO, o sobrenome”.

• PREZADO FELIPE

CRISTÃO É AQUELE QUE CRÊ QUE NA ENCARNAÇÃO, PAIXÃO, MORTE E RESSURREIÇÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. QUE CRÊ QUE JESUS É DEUS, TODO PODEROSO.

CATÓLICOS SÃO CRISTÃOS POR EXCELÊNCIA. PROTESTANTES E ORTODOXOS TAMBÉM SÃO.

ESPÍRITAS NÃO O SÃO, POIS PARA ELES JESUS É APENAS UM SER ILUMINADO, QUE JÁ ATINGIU A PERFEIÇÃO. POR ISSO NÃO HÁ ESSE PAPO DE ESPIRITISMO CRISTÃO, POIS ELES NEGAM TODA A FÉ CRISTÃ E FICAM COM A BÍBLIA APENAS NAQUILO QUE OS INTERESSA, OU SEJA ELES PEGAM A PARTE DA "MORAL", OK?

PAX!

CONVIDO VOCÊ A ENTRAR NO SITE www.abibliacatolica.com

• Cristianismo é a doutrina que prega os ensinamentos de Jesus Cristo. Sendo que as religiões como o catolicismo, protestantismo e outros ísmos que pregam o novo testamento com bases nos evangelhos são consideradas cristãs.

• Oi Filipe!

O Cristianismo é uma religião que surgiu com a ressurreição de Jesus, o Cristo. É uma das três religiões monoteístas, as qu creem num só Deus, as outras duas são o Islamismo e o Judaísmo.Catolicismo são ensinamentos da Igreja católica, a igreja que representava o criticismo e que fora fundada no ano 51 da era cristã e no ano de 364 o cristianismo foi decretado pelo imperador Constantino como a religião oficial do império romano.e como eu disse era representado pela igreja católica . Em 1517 com a reforma protestante desta igreja o cristianismo foi dividido em igreja católica e igrejas evangélicas, ou melhor em Catolicismo e Protestantismo..

Açs...

• Ambos precisam provar que não são uma farsa.

• a Relação está na adoração a Deus, porem a diferença é que os católicos adoram a santos e a Deus tbm, porem os evangélicos consideram essa pratica errada pois o unico a ser adorado deve ser DEus

• NENHUMA

O CATOLICISMO É SÓ CRISTÃO, NOMINALMENTE.

Cristão é quem segue exatamente o modelo deixado por CRISTO JESUS e

não inventa rituais, dogmas, etc, não ensinada por CRISTO.

leia o que diz MATEUS 15:9

Sign In or Register to comment.