Dúvidas sobre a temida regra gramatical!!! A ajuda da Katie é imprescindível!!!?

Um amigo meu falou a seguinte frase: "Jesus Cristo é importante pra nós!"

Pra nós?

Assim como o pronome pessoal do singular - eu - que não pode ser usado ao final de frases, o "nós" (acho) também não pode ser usado no final de frases. Porque o "nós" tem a mesma função que o "eu", a única diferença é a pluralidade.

Se a frase: "Jesus Cristo é importante pra nós", está errada então qual seria o correto? E se ela estiver correta logo a frase: "Jesus Cristo é importante pra eu" também está correta, mas eu sei que não está correto então o uso do nós também está incorreto, então qual seria?

E um rapaz corrigiu ele dizendo que é: "Jesus cristo é importante pra vós", mas eu sei que o vós é plural de tu, então isso quer dizer que jesus cristo é importante para todos exceto ele, não é?

Tô meio confuso em relação a isso!!!

Comments

  • Oi "Still love ya",

    Muito simples: porque o nós pode ser tanto pronome sujeito como pronome objeto, diferente do "eu" que é "mim". Tente entender num resumo abaixo:

    Os pronomes oblíquos são divididos em: átonos e tônicos.

    Os tônicos são os que podem ser usados no final da frase fazendo parte do objeto, são eles:

    ==> mim, ti, ele, ela, si, NÓS, vós, eles, elas, si.

    Exemplos:

    Jesus Cristo é importante para mim

    Jesus Cristo é importante para ele

    Jesus Cristo é importante para ela

    Jesus Cristo é importante para NÓS

    Dos pronomes acima que tbem fazem parte do sujeito (caso reto) são: ele, ela, nós, vós, eles e elas.

    Há ainda outro grupo que faz parte dos tônicos, mas que não está em questão.

    Espero ter ajudado!!!

    Beijins e um lindo domingo!!!

    ♥♥

    ==============================

    EDIT: Achei essa tabela na wikipedia bem resumida pra vc entender melhor:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Caso_obl%C3%ADquo

    xoxoxo

  • A frase está correta. Ao contrário de "eu" e "tu", o nós pode ser usado como objeto, acompanhado de preposição..

    Ele disse isso a nós.

    Venha a nós o vosso reino!

    Exceção: quando a preposição for "com", a forma muda: Ele vai à festa CONOSCO.

  • Essa frase ai que você colocou está totalmente correta... "Jesus Cristo é importante pra nós"

    porque não existe outra palavra que substitua o "Nós", como o pronome "Eu". "Eu" pode ser substituído por "mim"

    Quer dizer até existe , é o "a gente"... A frase ficaria "Jesus Cristo é importante pra gente"

    Mas as duas formas estão totalmente corretas.

  • Olha, cara, um dia, quando havia visitas, uma das crianças, como direi, soltou gases intestinais sonoros. Aí o irmão mais velho disse: "para ti, para o pai, para mãe e para as nossas visitas"...

    Para mim, para ti, para ele/ela, para nós, para vós, para eles/elas.

    Não é "para eu". É "para mim".

    "Jesus Cristo é importante para mim!"

    "Jesus Cristo é importante para ti!"

    "Jesus Cristo é importante para ele/ela!" "Jesus Cristo é importante para si!" "Jesus Cristo é importante para você!"

    "Jesus Cristo é importante para nós!"

    "Jesus Cristo é importante para vós!"

    "Jesus Cristo é importante para eles/elas!" "Jesus Cristo é importante para vocês!"

    Vai estudar...

Sign In or Register to comment.