Como fatorar? Com passo-a-passo.?

Meu prof. do primeiro ano passou várias contas de fatorações, e eu consegui fazer todas, porém eu não consegui entender as seguintes:

a) 400 - 121x²y²

b) 7a + 7b + 7c - ax - bx -c

c) 1 - 25a²

d) x² - 6x + 9

Sim, eu tenho certeza que escrevi todas certas.

E as respostas eu JÁ SEI, eu quero as contas passo-a-passo (não precisa ser extremamente detalhado, mas postem a conta, e não só o resultado), pois não entendi como se chega à resposta.

Melhor resposta, 5 estrelas e 10 pontos.

Comments

  • Vamos lá.

    a) 400 - 121x²y²

    Veja que temos aí em cima a diferença entre dois quadrados, pois 400 é o quadrado de 20 e 121x²y² é o quadrado de 11xy.

    Observe que a diferença entre dois quadrados, do tipo a² - b² é dado pelo produto da soma pela diferença de:

    (a+b)*(a-b).

    Então tendo isso como parâmetro, temos que:

    400 - 121x²y² = (20+11xy)*(20-11xy) <----Essa é a resposta para a questão "a".

    b) 7a + 7b + 7c - ax - bx - c -----vamos ordenar, ficando:

    7a - ax + 7b - bx + 7c - c

    7a - ax + 7b - bx + 6c

    Nos fatores 7a - ax, vamos colocar "a" em evidência; e nos fatores 7b-bx, vamos colocar "b" em evidência, ficando:

    a*(7-x) + b*(7-x) + 6c -----agora vamos colocar o fator (7-x) em evidência, ficando:

    (7-x)*(a + b) + 6c <-----Essa é a resposta para a questão "b".

    c) 1 - 25a² -----veja que aqui temos, novamente, a diferença entre dois quadrados. O quadrado de "1" é "1". E o quadrado de 25a² é 5a. O raciocínio é o mesmo que utilizamos para a questão do item "a". Assim, temos que:

    1 - 25a² = (1+5a)*(1-5a) <----Essa é a resposta para a questão "c".

    d) x² - 6x + 9

    Agora veja: temos aí uma equação do 2º grau. Vamos encontrar as raízes e vamos simplificá-la em função de suas raízes. Assim:

    x² - 6x + 9 = 0 ---- aplicando Bháskara, você encontra as seguintes raízes:

    x' = x'' = 3 ---(ou seja, a equação tem duas raízes iguais a 3).

    Veja que a forma de você simplificar uma equação do 2º grau, da forma ax² + bx + c, em função de suas raízes x' e x'', é:

    a*(x-x')*(x-x'').

    Tendo a forma acima como parâmetro, então, como as raízes da nossa equação são x' = x'' = 3, então a forma fatorada em função das raízes será:

    1*(x-3)*(x-3) = (x-3)*(x-3) <----Essa é a resposta para a questão "d".

    É isso aí.

    OK?

    Adjemir.

  • a)

    (20-11xy)(20+11xy)

  • Olá,

    você só tem que fatorar, se ele passou a matéria é só você ver as regras de fatoração.

    a) como 20²=40 e 11² = 121

    (20 - 11xy)(20 + 11xy)

    b)7 e -x são um fator comum para alguns, podem ser isolados:

    (7 - x)((a + b + c)

    c) O produto da diferença, idem a):

    (1 + 5a)(1 - 5a)

    d) Esse é o quadrado da diferença:

    (x - 3)(x - 3) = (x - 3)²

    Se você for ruiva com no seu avatar, estude bastante, pois para cabelinho vermelho não tem cota, exceto caso ele esteja pintado de Urucum, não deve ser o teu caso. Continue estudando mocinha, se quiser ingressar por méritos próprios no ensino superior gratuito.

    10 pontinhos....

  • Essa foto realmente é sua?

    Se for, você é linda de mais!!

    *-*

Sign In or Register to comment.