Boa noite pessoal gostaria de algumas sugestões de decoração para sala de aula para a Páscoa minha turma é maternal I se vcs puderem ajudar ficarei grata. obrigada
Amiga,idéias eu posso te dar muitas mas não acha melhor visualizalas??rsrs vou te passar alguns links de blogs de pessoas muito legais e tbm tem uma comu muito boa no Orkut, Projetos de educação infantil,que acho q tbm tem um blog.Aí vão uns links em cada blog vc encontra outros links de outros blogs.
-Seus pequeninos têm cerca de 2 anos, certo? Quais as caracterÃsticas desta turminha (nº de alunos, já possuem autonomia para certas atividades, quais atividades preferidas das suas crianças...)?
->Apresente a proposta: que tal decorarmos nosso espaço para uma festa que vai acontecer tal dia ? (olha aà a oportunidade de apresentar um calendário, dias da semana...);
->Interdisciplinaridade! Mesmo que vc seja a única professora, tente não criar saberes "estanques" . Caso as crianças tenham eleito o coelho mesmo, como "sÃmbolo" da festa, talvez uma pintura facial (COM TINTA PRÃPRIA PARA ESTA FINALIDADE) para que em seguida elas possam saltar como coelhos, correr como coelhos, entrar na toca dos coelhos( identificou aà a expressão corporal?) entrelaça as Artes Cênicas e a Educação FÃsica. Fotografe esta atividade e utilize as imagens no dia da festa!
->Lembre-se sempre das caracterÃsticas desta faixa etária: a fantasia e a brincadeira devem ser uma constante.
Comments
Amiga,idéias eu posso te dar muitas mas não acha melhor visualizalas??rsrs vou te passar alguns links de blogs de pessoas muito legais e tbm tem uma comu muito boa no Orkut, Projetos de educação infantil,que acho q tbm tem um blog.Aí vão uns links em cada blog vc encontra outros links de outros blogs.
Link da comu:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.a...
http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.../
http://experinciasemeducaoinfantil.blogs.../
http://paixaodeeducar.blig.ig.com.br/200...
http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com.../
Querida Likainha:
Primeiro pense em algumas questões:
-Seus pequeninos têm cerca de 2 anos, certo? Quais as caracterÃsticas desta turminha (nº de alunos, já possuem autonomia para certas atividades, quais atividades preferidas das suas crianças...)?
-Você é a professora e conta com uma auxiliar?
-Qual o espaço que vc dispõe?
-E em relação ao material a ser utilizado? Vc vai comprar, a escola vai dispor, será necessário pedir aos pais?
-Quanto tempo você dispõe para este objetivo? Já existe alguma atividade em seu planejamento que necessite do espaço caracterizado?
Com estas respostas, você já tem uma base para fazer um trabalho mais consistente.
Sugestões:
->Que tal vc pensar este trabalho de uma maneira coletiva? Com a sua auxiliar, com as outras professoras...o objetivo é integrar toda a equipe para estar em consonância com a linha pedagógica da escola;
->Apresente a proposta: que tal decorarmos nosso espaço para uma festa que vai acontecer tal dia ? (olha aà a oportunidade de apresentar um calendário, dias da semana...);
->Conversar com as crianças: como ELAS pensam q seria melhor? Faça uma roda de discussão com elas. Provoque uma reflexão: "Mas coelho bota ovo?", "Nunca vi coelho nem galinha botarem ovos de chocolate...", "Eu não posso comer chocolate. Então eu não vou participar?" (o interessante destas frases é que elas são REAIS, foram ditas por crianças de 3 anos em uma roda de conversa, registrada em 2005);
->Ilustre para elas o que foi conversado e combinado, o que foi votado, o q é possÃvel fazer e o q não é possivel. Através deste quadro/cartaz elas poderão visualizar o que foi discutido e o resultado. Elas precisam desta referência mais concreta;
->O espaço é das crianças, não é? Você não acha que teria maior significação para elas se utilizarem as produções de Artes Plásticas delas (modelagem de ovos de argila, colagem com ilustrações de animais que botam ovo ...) para decorar? à claro que devido à idade, vc terá que dar uma mãozinha em algumas propostas, mas procure incentivar a criação própria, sem seguir "modelos prontos". Muitas trarão experiências "pascoais" de casa ou da TV. Respeite, mas tb a conduza a explorar novas possibilidades;
->Promover a integração dos pais nas atividades é importante para que eles sintam que são parte ativa na educação da criança e que a escola e os pais são aliados para obter o melhor desenvolvimento das crianças. Uma idéia é promover uma coleta de uma determinada sucata ( que será utilizada pelas crianças para "montar" a sala para a festa): Eles serão responsáveis por trazer um material (caixa de ovos de papelão, embalagem de celofane colorido de bala, caixas tetrapack lavadas e desmontadas, para utilizar a parte espelhada do interior delas, garrafas pet lavadas, com tampinha etc.) devidamente limpo até uma data estabelecida. Escreva uma cartinha simpática, dando as explicações. Será que eles gostariam de ir ver a sala pronta e identificar o material reciclado que eles próprios trouxeram? Experimente fazer o convite (verificando com a Direção da escola com antecedência);
->Interdisciplinaridade! Mesmo que vc seja a única professora, tente não criar saberes "estanques" . Caso as crianças tenham eleito o coelho mesmo, como "sÃmbolo" da festa, talvez uma pintura facial (COM TINTA PRÃPRIA PARA ESTA FINALIDADE) para que em seguida elas possam saltar como coelhos, correr como coelhos, entrar na toca dos coelhos( identificou aà a expressão corporal?) entrelaça as Artes Cênicas e a Educação FÃsica. Fotografe esta atividade e utilize as imagens no dia da festa!
->Lembre-se sempre das caracterÃsticas desta faixa etária: a fantasia e a brincadeira devem ser uma constante.
...Por fim, pense no tema "Páscoa" como um viés para você abordar os conteúdos pertinentes a esta faixa etária. Por exemplo: distinção de cores, percepção de quantidade, percepção de tamanho, expressão corporal etc.
<<Acredito firmemente que principalmente na Educação Infantil, existe uma tendência em centralizar o planejamento nas datas comemorativas.
Esta prática é limitante e massificante!
Além disto, incentiva desde cedo a criança "acreditar" em uma necessidade de consumo, devido à forte relação entre o comércio e a maioria das datas comemorativas.>>
*Caso tenha dúvidas quanto às proposições, coloco-me à disposição, está bem?
Paz!
Anna.
\m/
Obs. à um relato da turminha de 2005, 18 alunos de 3 anos, classe com uma profª. e uma auxiliar. Após todas as crianças se manifestarem, o grupo decidiu ser a galinha o animal-sÃmbolo mais conveniente para a festa deles, mesmo que na TV mostrasse outra coisa. Também combinaram que os ovos da galinha seriam transformados através de uma mágica (a profª fez a "mágica", após o horário da saÃda) feita por uma Fada (eles escolheram um nome p/ela) e eles (os ovos) transmutariam para a forma de ovos de chocolate (esta turminha não era boba, heim?rs...). Uma das atividades foi modelar ovos com argila e pintá-los. Depois os mesmos foram colo
Olá você pode encontrar nesse site
http://jacirinha.blogspot.com/search/label/P%C3%A1...
vc pode fazer coelhos com EVA .. colocar na sala
Faça enfeites de ovos e coelhos e faça de cartolina passinhos de coelhinhos e cole no chão como se fossem patinhas...Monte ovos de mentira com celofanes coloridas e coloque em cestas, se tiver uma mesa decore-a ,escreva as letrinhas de músicas da Páscoa e cole nas paredes cantando junto com a sala, o importante é deixar a sala bem colorida e com cara de chocolate, o que pode melhorar ate o desempenho das crianças!
Espero ter ajudado!!
Coelhos grandes e coloridos ... ovos ....