Por que nas universidades particulares o aluno só paga para passar e sem qualidade de ensino

Estudei no exterior, os cursos eram bem caros e era super difícil de passar. A maioria não conseguia nem sair do primeiro semestre e eles pagavam e ninguém reclamava. No Brasil e' o contrario, o professor tem que nivelar bem por baixo, passar todos os alunos com notas boas para segurar o emprego.

Os alunos se formam e São analfabetos funcionais, eles tem o diploma mas não sabem nada.

Update:

“Eu já dei aula em seis universidades particulares. Desisti, hoje leciono na pública. Eu procuro dar o melhor de mim em sala de aula, puxo um assunto e tento relacionar com outro e faço os alunos viajarem no futuro e ver o assunto dentro da vida profissional. Preparo aulas; tenho até uma secretaria que me ajuda na preparação do material. Agora em uma particular a coisa é bem diferente, lá você tem que agradar o aluno. Se eu desse a quantidade de material em sala de aula que estou dando em uma universidade pública os alunos já estariam me boicotando. Na pública o Professor é alguém, na particular ele é apenas um palhaço que tem que ficar agradando o aluno. Pois aluno em particular não é aluno, ele é cliente. Isso é uma vergonha. http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=200...

Comments

  • É exatamente isso que ocorre mesmo, mas tem algumas exceções. Eu estudei em uma universidade particular, o ensino era péssimo. Os alunos só queriam era passar e se o professor exigisse um pouco mais, a classe reclamava.

    Hoje estou quase me formando em uma universidade pública. É completamente diferente. Há um comprometimento muito maior do aluno em aprender. Claro que há aqueles que só querem passar, mas mesmo esses se não estudarem são reprovados. O professor dá a matéria e os alunos correm atrás. Se não correr é reprovado e não adianta reclamar.

    Grande parte da culpa disso é o vestibular. Como o vestibular da universidade pública é muito mais difícil os que entram estão mais preparados. Na particular qualquer um entra. As provas são risíveis. Assim fica difícil para o professor exigir muito mesmo. Se nem o que é ensinado no ensino médio o aluno sabe, como aprender o conteúdo do nível superior? E infelizmente teremos que conviver com esse mal por muito tempo ainda.

  • Em parte é culpa dos alunos mesmo, muitos só querem um diploma, não querem saber de aprender. Já tive alguma experiência dando aulas em faculdades particulares, e a maioria dos alunos se revoltava se eu exigia um pouco mais. A cultura das universidades públicas é completamente diferente, o aluno aprende desde o começo que é ele mesmo que tem que aprender a se virar, o professor basicamente oferece orientação, mas é o aluno que tem que estudar.

    P.S.: é claro que há exceções, há boas universidades particulares e há universidades públicas de péssima qualidade.

  • Existem bons cursos em universidades particulares Brasileiras. Não seja preconceituoso. Depende também do teu esforço e capacidade, e não só do curso, para obter um bom resultado.

    Pra te dar um contra-exemplo, existem falhas terriveis em muitos cursos de universidades publicas.

  • Não é exatamente assim né cara ... mas tem casos desses realmente ... mas não é assim como vc falou nao. Amanha estarei começando um curso numa universidade particular e o ensino é ótimo, só na hora do vestibular que eles facilitam imagino! Passei em segundo sem estudar. Abraços.

  • Você esta generalizando, nem todas as universidades particulares são assim. Tem algumas muito boas e muito sérias no Brasil.

    ---------------------------------------------------------

    Acho que com esta sua arrogância vc não vai conseguir muita coisa...

Sign In or Register to comment.