Como estão os paises que liberaram o uso da maconha, pontos positivos e negativos?
se poderem dizer as fontes melhor ainda.
Update:procuro e procuro mais não acho uma fonte boa e confiável para me dizer como está a situação desses paises após a liberação da maconha
Comments
Eu já fui para 2 lugares onde a maconha é liberada, Holanda e Nimbin (Austrália). Bom, quanto à Holanda, visitei várias cidades como Amsterdam, Haia, Apeldoorn, Nijmegen, e não tem nem o que falar, o país é um sucesso em economia, integração, estrutura, qualidade de vida, segurança. Para você ter idéia, em Apeldoorn, a única delegacia da cidade fechava de madrugada. Há infra estrutura para a população, as coisas lá realmente funcionam. Lá as pessoas estão mais interessadas em sua própria vida do que de cuidar da vida dos outros, então parece não existir tantos litígios. Eles até importam criminosos da Bélgica, porque faltam presidiários holandeses. Sem falar das regalias nas prisões, TV, video game, quarto individual..Voltando à maconha, lá as pessoas tem uma cabeça bem liberal quanto ao assunto, então fumar um baseado é tão comum que você se sente até estranho em fumar um no meio de todo mundo, na frente da polícia, e nínguem não estar nem aí para você. Só em Amsterdam que é diferente, por causa do número de turistas, cidade grande, muitos doidões.. e malandros e aproveitadores existem em todo lugar né, então la já não é tão seguro e pacato assim, mas eu não tive um problema sequer. Mas agora resolveram vetar a venda para turistas, não é? É que também, lá é proibido fumar em ambientes publicos, apenas nos Coffe Shops e lugares privados, porém em Amsterdam, com tantos turistas, nínguem respeita isso. Bom, pode ter certeza que a população holandesa sabe dos benefecios da liberação, por isso o veto é só aos turistas. Eu até concordo que esse turismo de drogas não é favorável a população, porque em Amsterdam você só vê doido gritando pelas ruas, porque no fim das contas, quem vai la quer aproveitar então fica chapado mesmo. Acho que se cada país promovesse sua liberação, não seria tanta euforia assim. Pelo que sei, a liberação da maconha ajuda a prevenir usuários de drogas mais pesadas, pois maconha só é porta de entrada porque quem comercializa crack e cocaína é o mesmo quem vende maconha, e a viagem da maconha é totalmente oposta a dessas drogas; também sei que, pelo menos na Holanda, a maconha é vista como uma fase da juventude, assim como o alcool e cigarro aqui.. muita gente experimenta, mas não é aquela coisa, talvez por não ter o carater de proibido, e nem todos continuam usando. Sem falar, que com a liberação, fica mais acessivel para a população saber do que se trata, porque a gente ve no Brasil muita gente defendendo a criminalização dizendo que maconha é erva do capeta, que vicia e mata, que as pessoas vão furtar e até matar para conseguir dinheiro para comprar maconha.. seria cômico, se tamanha ignorância não fosse o trágico reflexo da falta de informação da população brasileira.
Agora Nimbin, é só uma cidadezinha que pra lá mudaram vários Hippies e que estava bem falida economicamente. Para reerguer a cidade, liberaram a maconha e agora atrai muitos turistas. Lá já é meio diferente, porque o pessoal é bem alternativo mesmo. Lá não precisa estar em Coffe Shop para fumar, a maconha é comercializada em qualquer lugar. Grande parte dos moradores são já mais velhos, de dreads e bem doidos, porque acho que la tem bastante substância pesada também. Então falam que a noite é bem bizarro por lá, sai velhinha pelada gritando pela rua, uns doido aqui, uns doido ali, mas enfim, eu passei uma tarde lá e achei bem tranquila. Compramos uma sacolona de maconha no museu da cidade, um bolinho de uma senhorinha e aí fomos conhecendo umas cachoeiras no caminho de volta. Um lugar muito bom, a população parece se dar bem com isso. No resto da Austrália, o consumo de maconha também é bem liberal. Se não me engano lá é discriminalizado (pode haver consumo, porém não a comercialização), então a população é flexível quanto a isso.
Ao contrário do Brasil né, um país que todo mundo pensar em cuidar da vida alheia antes da sua. Estão mais preocupado com um maconheiro 'noia' que passa na rua do que com o político deitando e rolando em cima do dinheiro público. Estão sustentando uma proibição que gera uma guerra civil. A relação do ser humano com psicotropos é muito mais antiga do que se pensa, e não vai ser uma lei que vai impedir o homem de procurar meios de expansão e estado de sua mente. Mas hei de concordar que não temos a estrutura nem mentalidade de povos como o holandês e australiano, porém boto muita fé na geração que vem pela frente, que vai mudar o modo desse Brasil pensar.
Espero ter ajudado!! Abraço
a verdade é que não há ponto negativo, foi reduzido o numero de usuários nos paÃses eo paÃs ainda ficou mais rico com os impostos obtidos com as drogas
Oi Internauta.
A liberação da maconha por alguns paises ainda encontra-se em fase de estudos e experiencias pelos sociologos. Muitas coisas ainda podem acontecer como por exemplo virar anarquia e voltar a ser proibida.
Todo mundo Doidão.