Como descobrir a medida da base de um triangulo?

Preciso descobrir a medida da base do triângulo, e tenho a altura de 1,20 e o angulo de 60º entre a hipotenusa e o cateto adjacente!!!

Valewwwww

Update:

Cara a resposta abaixo no ficou muito clara...

Tenho que utilizar cos 60º para resolver???

Help aíii

Comments

• Boa tarde, Felipe.

O triângulo (pelos dizeres do texto) é retângulo, com um ângulo de 60º adjacente ao outro cateto que mede 1,20.

Nesse caso, esse triângulo retângulo é igual à metade de um triângulo equilátero.

Faça o esboço de um triângulo equilátero e trace a altura relativa à sua base.

Identifique o vértice superior com a letra A e os da base com as letras B e C.

Trace uma perpendicular a partir de A até a base BC (ela vai dividir esse triângulo em dois triângulos retângulos iguais).

Identifique com a letra H o pé dessa perpendicular (ponto em que ela encontra o lado BC).

Agora obseve o triângulo retângulo AHC e perceba que HC é igual a metade do lado do triângulo equilátero. Se chamarmos "a" cada lado do triângulo equilátero, teremos:

AC = a

HC = a/2

AH = h (altura) = 1,2

Aplicando-se Pitágoras, fica:

a² = h² + (a/2)²

h² = a² - a²/4 = a²(1 - 1/4) = a²(3/4)

Substituindo-se "h" por 1,2, vem:

(1,2)² = (3/4)a²

a² = 1,44 : 3/4

a² = 1,44 . 4/3 = 5,76/3 = 1,92

a = √1,92 = √(192/100) = √(48/25) = √(3.16/25) = √3 . √16/25 = √3 . 4/5 = 4√3/5

Assim, a base desse triângulo retângulo mede 4√3/5 e é igual à base de um triângulo equilátero cujo lado é igual à hipotenusa desse triângulo retângulo.

“Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrarão descanso para suas almas.” – Jesus Cristo – Mateus 11:28-30

• 1,20 = b*tg60º

1,2 =b* 1/V3

1,2V3= b

b= 2,078

Sign In or Register to comment.