Fórmulas da ondulatória?
Olá.
Bem,nesse primeiro bimestre em física estamos estudando esses negócios de onda,sabe?Amanhã terei prova e tenho um pequeno probleminha,rs.
Não consigo entender como usar as fórmulas,saber como resolver eu sei,lógico,mas em relação a qual fórmula usar eu não consigo distinguir....além do mais,eu tenho vergonha de perguntar ao professor...
Enfim,como posso saber que devo usar tais fórmulas? :
f=1/T
T=1/f
V=L/T
V=L.f
...
Tenho muita dificuldade em saber quando usar essas fórmulas,às vezes eu confundo as coisas,quase sempre rs.
Se alguém puder me ajudar,de qualquer maneira,eu agradeço...
Obrigada,fiquem com Deus
Update:Knower,muito muito obrigada!De coração,rs.
Agora entendi,espere um pouquinho que já já eu te dou a MR,fique bem !
Comments
Ok!
A fórmula f = 1/T é usada quando queremos calcular ou frequência(f) ou o período(T) da onda.
Ex 1:
Calcular a frequência de uma onda, sabendo que o período de uma oscilação dura 2 segundos.
Resolução:
dados:
T = 2 s
É só aplicar esta fórmula: f = 1/T
f = 1/2
f = 0,5 Hz
A fórmula T = 1/f é idêntica a fórmula f = 1/T, poderíamos ter usado esta fórmula para resolver o primeiro exemplo, veja:
T = 1/f
2 = 1/f
2f = 1
f = 1/2
f = 0,5 Hz
Na fórmula V = L/T, vamos substituir L por λ, o lambda(λ) é o símbolo mais usado para representar o comprimento de onda, ok?! A fórmula V = λ/T é usada quando não temos uma das três grandezas que estão relacionadas na fórmula.
Ex 2:
Calcular a velocidade de uma onda que te comprimento de onda igual a 10 m, cujo o período de uma oscilação vale 0,5 segundos.
Resolução:
λ = 10 m
T = 0,5 s
Aplique esta fórmula: V = λ/T
V = 10/0,5
V = 20 m/s
A fórmula V = L.f Como foi dito anteriormente vamos usar o símbolo padrão para comprimento de onda o lambda(λ). A fórmula V = λf é obtida da fórmula V = λ/T, pois T = 1/f, substitua T = 1/f em V = λ/T;
V = λ/(1/f)
V = λ(f/1)
V = λf
Ex 3:
Calcular a velocidade de uma onda, cujo o comprimento de onda é igual 50 m e sua frequência vale 20 Hz.
Resolução:
dados:
λ = 50 m
f = 20 Hz
Aplicando V = λf
V = 50.20
V = 1000 m/s
As duas últimas fórmulas podem ser usadas para calcular a frequência e o período quando temos os valores da velocidade e do comprimento de onda.
aí está!!!
Boa Noite querida,
essa "timidez" está lhe prejudicando muito.
Momentaneamente converse com o professor antes ou depois de chegar ou sair da sala de aula respectivamente. (tenho certeza absoluta que vc não é a unica que nao sabe isso... )
Converse com sua mae ou pai e explique que voce nao consegue se relacionar o minimo suficiente com as pessoas, e peça pra ir ao psicólogo, ao menos uma consulta..
Mas vc deve saber q isso nao leva a nada...
---------------
por favor faça isso que vou escrever abaixo (fui buscar na minha caixa pois um excelente psicólogo me fez fazer sempre q eu precise...)
não vai custar nada, PARE DE LER E pegue um folha de sufite e uma caneta (não pode ser no pc)
escreva tudo abaixo passo a passo na folha...
MEUS MEDOS: (liste todos, eu disse todo)
- não passar no concurso publico
- ser tido por careta de não trabalhar e estudar +10hs por dia
- ser rejeitado pelas mais lindas garotas
O QUE EU GANHO POR TER ESSE MEDO? (responda pra cada medo teu...)
- nada
- nada
- nada
O QUE EU PERCO COM ESSE MEDO?
- oportunidade de ganhar R$7.500 pro resto da minha vida ou mais como analista no TRT
- a chande de ter ao meu lado as mais atraentes garotas da balada.
-----------------
Não ache careta colocar numa folha tudo o que vc deve preencher... e por favor faça isso!
vc precisa VIGIAR SEMPRE SEUS PENSAMENTOS NEGATIVOS...
e quando um deles vir...
fale (em voz alta ) com a sua mente controle ela...
OLHA EU AÃ DENOVO...
OLHA EU ALIMENTANDO ISTO DENOVO.
PARA QUE PENSAR ISTO E
CAUSAR SOFRIMENTO PARA MIM?
ISTO Ã MENTE NEGATIVA!
(falando isso sua mente vai parar de alimentar naquele momento os pensamentos negativos que nao vao te levar a nenhum lugar positivo)
vc precisa tb vestir a "camisa" do empoderamento
acredite, e diga eu posso tudo!
acredite, sonhe, realize!
pense grande
e grande será!
(se pensar negativamente negativa será e advinha o que vai atrair a vc?)
vá na igreja reze, leia o salmo 91 pois pra mim é o mais forte de todo... e sempre leia ele em momentos dificeis...
OLha na real creio q já falei demais,
mas tudo aà eu já usei muito, lembre
isso não é ser careta, careta é nao enfrentar
as dificuldades de frente!
se quizer me mande um email...
Sei à Minha ESTRELA...
____________.â¥.
____________.â¥â«â¥.____________.â¥. *
____________.â¥â«â¥â«.______-.â¥â«â¥. *
____________.â¥â«â¥â«â¥._-.â¥â«â¥â«. *
_____________.â¥â«â¥â«â¥â«â¥â«â¥â«â¥. *
______-.â¥â«â¥â«â¥â«â¥â«â¥â«â¥â«â¥. *
_.â¥â«â¥â«â¥â«â¥â¥â«â¥â«â¥â«â¥â¥â«â¥â«â¥. * . *
______-.â¥â«â¥â«â¥â«â¥â«â¥â«â¥â«â¥. * . * . * ..
___________.â¥â«â¥â«â¥â«â¥â«â¥â«â¥. * . * . * ..
____________.â¥â«â¥â«â¥._-.â«â¥â«â¥. * . *. * . * ..
____________.â«â¥â«â¥.______-.â¥â«â¥. * .* ..
____________.â¥â«â¥.____________.â¥. * . *.
_____________.â¥
+GANHOU estrelinha