O tempo é um aliado, um inimigo ou um companheiro de viagem indiferente?

... ou seria ainda algum outro tipo de presença qualquer?

Comments

  • Se partimos para uma análise mais honesta, veremos que o tempo pode ser dividido em três tipos: o cronológico (Chronos), o oportuno (Kairós) e o sagrado (Aeon).

    O primeiro faz referência direta à Chronos, o deus do tempo, que embora não seja o Titã de Goya, se adapta a ideia passada pelo Cronos da Teogonia, pai de Zeus, que comia seus próprios filhos, temendo perder a majestade de "senhor do universo". De fato, se vencermos o tempo, isto é, não sermos "comidos" por ele, não faremos parte da realidade cronológica que nos circunda, adentrando, assim, no tempo sagrado, denominado pelos antigos gregos de Aeon. Este último, é o tempo dos deuses, dedicado ao ócio digno eterno. Porém, nós, meros mortais, "filhos de Cronos", estamos sujeitos a seu reinado. Não há como matar o tempo, pois a cada tic-tac do relógio, o mesmo nos consome, pouco a pouco. Até chegar o dia da degeneração total de nosso ser, ou seja, nossa morte.

    Resta a nós, usarmos o tempo oportuno para enfrentar o tempo medido no relógio. Por mais que o dia tenha somente 24 horas, o mesmo pode ser transformado em Kairós, repleto de realizações e aprendizagens, na medida em que treinemos nosso olhar para enxergá-lo, pois o tempo oportuno esta aí, diante de nossos olhos, resta agarrá-lo no momento certo, caso contrário, nosso supremo Chronos passará, e levará consigo Kairós para longe de nós.

    Ou seja, Carpe Diem.

  • O tempo é tudo em diferentes momentos assim como ele dá ele também tira e nesse jogo vence quem consegue tirar o melhor de cada fase, de cada momento.............beijossssssssssssssssss!!!

  • Tempo é uma força além da nossa compreensão.

    O tempo pode me mudar mas eu não posso mudar o tempo.

  • Aliado se está no bem.

    Inimigo se está no mal.

    Companheiro indiferente,nunca,pois que sempre cobrará seus frutos...

  • e su amigo voçe pode contar comele no fenal do mes parareseber seu pagantoooooooooo

  • O tempo é a mala que carregamos na viagem.

    E vai ficando pesada com ele. O tempo.

Sign In or Register to comment.