Minha mulher tomou a vacina contra a rubeola e não sabia que estava grávida ?

no dia 19/08 ela tomou a vacina, nesta segunda 25/08 fizemos o axame de gravidez e deu positivo.ela mesntrouo dia 13/07/2008 eu axo qe tem um mes sera qe tem algum risco pro bebe.estou super ansioso

Comments

• Veja o informe abaixo do centro de vigilancia epidemiologica sobre uma reunião do Grupo Técnico Assessor (TAG) da OPAS - Organização Pan-americana de Saúde

http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/inf_r...

O relatório final, o TAG refere que: "dispõe-se de dados contundentes que documentam a AUSÊNCIA de qualquer risco da vacina contra a rubéola durante a gravidez.

Para as mulheres vacinadas e que, posteriormente, se diagnostique que estavam grávidas durante a vacinação, não se recomenda o abortamento.

Não é necessário aconselhar as mulheres que evitem a gravidez depois de receberem a vacina contra a rubéola, já que não há risco conhecido de resultados adversos ao feto".

Mas, por enquanto, a norma oficial vigente, em todo o país, não recomenda a vacina em grávidas de qualquer idade gestacional. Além disso, recomenda-se aguardar 30 dias entre a vacinação e uma gravidez.

O Centro de Vigilância Epidemiológica estará discutindo essa questão junto com o comitê assessor em vacinações da Secretaria de Estado de Saúde, considerando-se que o risco do vírus vacinal causar malformações congênitas é, realmente, apenas teórico.

Procure o ginecologista, ele fará o acompanhamento da sua gestação, irá solicitar os exames necessários do pré-natal e para saber como está o bebê.

Será necessário fazer uma notificação ao Ministério da Saúde, para isso você deve retornar ao local onde recebeu a vacina.

• Existe uma tese de doutorado, de autoria da dra. Helena Keico Sato, da USP. Ela realizou uma pesquisa com mais de 6.000 mulheres grávidas que tomaram a vacina inadivertidamente. Ela cita observações feitas nos EUA e Europa, e não se verificou nenhum caso da SRC em consequencia da vacina. Verificou-se prematuridade e pouco peso, mas não mal formação.

O site é http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5141/t...

É preciso clicar sobre helenakeikosato.pdf (em azul, no final da página) para fazer o download do arquivo.

• Geralmente não são feitos testes de medicamentos em mulheres grávidas, por isso eles recomendam não usar. Claro que ninguém vai querer arrircar seu bebê para esses teste né? Mas no geral não tem problemas. Vá ao médico e questione. Faça exames. Hoje em dia é bem mais tranquilo!

• Até hoje nenhum estudo comprovou que a vacinação contra rubéola inadvertida em mulheres grávidas aumentou a prevalência de malformações. A vacina é feita com vírus vivos e portanto, teoricamente, existe a possibilidade de infecção do feto após a vacinação, mas como eu disse antes, essa relação NUNCA foi observada. Converse com o obstetra da sua esposa. De qualquer forma, pode ficar tranqüilo.

• Existe risco sim.

A vacina contra a rubéola é contra-indicada em mulher grávida. E quanto mais precoce for a gravidez, maior o risco (surdez, de visão, má-formações cardíacas, etc.).

Boa sorte.

• pios mande ela ir procurar um medico o mais rapido possivel, pois o bebe pode nascer com alguma deficiencia...

boa sorte!

• eu tenho 10 anos e fui com a minha familia 'observar' eles tomarem vacina. a moça foi bem clara:

-30 dias sem engravidar.

minha tia me explicou q essa vacina é o virus morto da doença para q o seu organismo crie anticorpos contra ela, e se engravidar o bebe fica com a donça. encontrei um site de perguntas e respostas q pode explicar melhor:

Sign In or Register to comment.