Como ter o projeto de pesquisa aprovado no mestrado em educação?
Tá tudo bem errei em não falar sobre meu titulo de dissertação que pretendo trabalhar, mas agora vou informar que pretendo trabalhar: O fazer o bem, a auto-estima e os sentimentos na práxis docente frente aos novos paradigmas: desafios Educacionais. Quem pode me ajudar?
Comments
Oi Jorge, tudo bem?
Acredito que para que você tenha um projeto de pesquisa aprovado em um Mestrado, você deveria seguir alguns passos básicos, segundo a visão que eu tenho. Não trabalho com a sua área, mas já participei de aulas deMestrado e me interesso bastante por trabalhos científicos. O que eu digo aqui não é nenhuma receita, longe de mim ser prepotente desse jeito, mas acredito que possa ser responsável por lhe atentar para um quesito que vc ainda não tinha prestado atenção.
* Empregar a Normalização correta: procure formatar à risca o texto segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o que pode se traduzir em um pouco mais de trabalho, mas acredito que seja o mínimo para que os professores da banca tenham um pouco de atenção pelo nosso trabalho. Muitas das Pós Graduações disponibilizam a foma que a gente deve apresentar o nosso projeto de pesquisa, o que facilita um pouco, nao é verdade?
* Em segundo lugar, procure um assunto ligado à linha de pesquisa sua e do orientador que você está concorrendo a uma vaga. Procurar artigos ou outro tipo de trabalho dese professor que já foram publicados ajuda.
* Mesmo que hoje em dia seja muito complicado a gente falar de coisa nova, procure dar uma nova abordagem aos estudos que já estão sendo feitos ou concluídos;
*Buscar uma fonte de informações bem confiável. Quanto mais alta a qualificação da sua revista, segundo a CAPES ou ISI (Internacional), acredito que seu assunto seja melhor respaldado;
Infelizmente não sou da área da aducação, mas acredito que se você atenta para o que conversamos ali em cima, você já deve ganhar alguns pontos. Procure também pontuar bastante nas provas de ingles e de conhecimentos específicos, o que pode 'diminuir o peso' da sua dissertação e possibilitar a sua aprovação na Pós.
Espero que eu tenha lhe ajudado!
Um abraço e um Feliz 2009 p vc!
Voce precisa procurar autores que falem da auto-estima que o professor deve ter, sem se deixar desanimar. Autores como Leonardo Boff ( A águia e as galinhas), Rubem Alves ( Estórias de quem gosta de ensinar) e Paulo Freire ( Professora sim, Tia não; Medo e ousadia) e Moacir Gadoti ( Um legado de esperança; Perspectivas atuais da Educação)e a própria LDB, que tem um capÃtulo especial sobre a valorização do profissional em Educação.
Faça seu trabalho e se possÃvel, anote as citações desses autores quanto á sua temática: isso enriquecerá o seu trabalho.
Coloquei o Leonardo Boff porque quantas vezes o professor anda desanimado com a rotina escolar, sem perspectivas de melhorias?...Esse livro é contagiante.
Achei pertinente a sua temática porque poucos se lembram de que o docente também é um ser humano..Todas as teorias pedagógicas estão voltadas á aprendizagem do aluno, e são poucos os autores que trabalhem com a auto-estima e a valorização do profissional de educação. Parabéns pelo tema.
Aà depende do que e onde vc pretende fazer; há departamentos muito concorridos, outros nem tanto... A maior partye dos profs. eu observo q estão fazendo nas particulares de qualidade baixa; não recomendo.
Basta fazer um bom trabalho.