Quanto custa e o que é necessario para averbar uma casa ?
Ola amigos, gostaria de saber quanto custa aproximadmente para se averbar uma casa na matricula ??? O valor cobrado é em cima de todo o imovel ou apenas sobre a área construida do mesmo ??? Se por exemplo eu comprar uma casa de R$ 380.000,00 quanto irei pagar aproximadamente para se averbar esse imóvel na matricula. Quais as vantagens de se averbar ??? Posso ficar sem averbar ??? Tem algum problema ??? Onde posso me informar sobre esse valor ???Obrigado
Comments
Se a casa não está averbada no terreno e quem quer te vender não tem as plantas aprovadas pelo municipio então para regularizar vc terá todo um procedimento que implica em contratar um engenheiro para fazer as plantas da casa e aprovar na secretaria de obras do municipio e assim conseguir o habite-se do imóvel. Pagar ou não o INSS da obra que irá depender de ter utilizado mão de obra asalariada ou não e tb do tamanho do imóvel(a metragem que isente o INSS) e somente depois de concedido o habite-se vc poderá averbar(anotar) na matricula do terreno a construção da casa. tudo isso tem um custo muito variavel porque vai depender do tamanho da casa. Logicamente que vc terá que pagar o engenheiro, a aprovação municipal da obra, o imposto, o habite-se e por fim a averbação da construção. Na melhor das hipóteses para um imóvel pequeno por fora no minimo uns 5 mil reais dependendo de onde você reside e se a casa esta construida dentro do que determina a lei porque se não estiver terá que ser modificada.
Quanto a venatgens de ter a averbação, bem na hora da venda vc não terá problemas pois tudo estará regularizado, já se não estiver averbada vc para vender terá que regularizar pq nenhum comprador irá arcar com este custo então ou vai querer que vc pague ou vai providenciar tudo e descontar do valor de venda que pagará a vc.
Sem a averbação vc paga o IPTU territorial, com a averbação paga o IPTU predial(mais caro) porém nada impede de mesmo sem a averbação um fiscal da prefeitura passar e aumentar o IPTU por haver construção sobre o terreno.
Se vc ficar sem averbar pode ou não ser notificado e multado pela prefeitura mas isso vaid epender do fiscal descobrir ou não e se vier fiscalizar seu imóvel
Na prefeitura de sua cidade, secretaria de obras vc terá as informações corretas, mas se vc conhece um engenheiro ele saberá te informar mais precisamente.
abraços
Meu caro
Esses valores depende de estado para estado .
Em via de regra, se já tem a negativa É NECESSARIA SEM ELA
NADA FEITO , digo NEGATIVA do INSS, podera averbar em cartorio
de Registro de imoveis, unico que realmente tem valor no Brasil, os
outros são apenas uma forma legal de extorsão.
Bem em cada estado para averbação fica de $$ 250.00 á $$$
1.000,00 , desde que apresente os documentos exigidos. OK
Cada estado da federação tem suas regras em particular , não é
uniforme
BStks®
Comprar imóvel, é um excelente investimento. Saiba tudo que você precisa, antes de comprar o seu imóvel novo ou usado, e evite prejuízos na hora de fazer seu investimento, compre com segurança, e evite perder seu dinheiro suado para golpistas, acesse e veja mais detalhes, saiba como negociar!
➝ http://hotmart.net.br/show.html?a=L2090759P
Blog, especializado em negócio próprio e monetização! Veja mais;
➝ http://hotmart.net.br/show.html?a=A1826197P&ap=b6e...