Porque o número de deputados federais de Alagoas é maior do que do Amazonas?

O número de deputados federais por estado é proporcional à sua população, mas Alagoas tem 3.037.103 habitantes e 9 deputados, sendo que Amazonas tem 3.221.940 habitantes e apenas 8 deputados. Qual a razão disso?

Comments

  • O número de deputados é proporcional ao número de habitantes sim.

    O número mínimo é de 4 para territórios, 8 para estados e máximo de 70.

    Alguma coisa me diz que ou a população do Estado de Alagoas encolheu ou cresceu menos rápido do que a população do Estado do Amazonas.

    De qualquer forma, o número de deputados de cada ente da federação é determinado em lei (acho que complementar) federal. Também acho que a iniciativa é do Tribunal Superior Eleitoral. E deve entrar em vigor um ano antes das eleições.

    Se alguém acha que dever-se-ia fazer um novo cálculo, cabe entrar com uma ação no referido tribunal.

  • Você tem razão mas os dados que você esta se baseando são de l993, quando a Lei de Proporcionalidade foi sancionada pelo Itamar Franco (lei complementar Nº 78/93.

    A Lei diz que os deputados serão proporcionais a população de cada estado UM ANO antes das eleições.

    No caso de Alagoas e Amazônia deve ter tido uma modificação nas suas populações, por isso os números são diferentes.

    Um abraço!!!

  • William, excelente a sua pergunta!

    Caberá, me parece, ao STE rever esta situação.

    Se o que você afirma é correto, há um grave erro e terá que ser sanado.

    Um forte abraço.

  • Porque nas Alagoas tem mais ladrão! Veja bem, o Amazonas é metade Floresta, é pouco povoado, já as Alagoas tem a Família Collor, a família do PC Farias entre outros gatunos envolvidos em falcatruas.

  • .

    A razão é que a região nordeste tem um peso muito forte na política.

    Não quero com isso tirar o que lhes cabe, mas é complicado.

    A região norte está muito distante do restante do Brasil.

    Da uma sensação de desamparo.

    Acho que nosso país precisa passar por fortes modificações.

    Isso só vai acontecer se um dia este povo tiver uma capacidade de analise muito melhor.

    Por hora fica nessa de bairrismo e demagogia.

    A melhora pra valer, está muito longe.

    .

Sign In or Register to comment.