estou com dificuldade em balancear!!!!!!!!?

alquem pode me ajudar uma maneira bem facil de entender como balancear em quimica????por favor

Comments

  • Você pode usar essa regra:

    Você balanceia primeiro os metais, depois os não -metais, Carbono, Hidrogênio e por ultimo o Oxigênio

    ou da maneira mais correta:

    coloque o nox em cada elemento, não esquecendo q um elemento sozinho vale 0

    ex: P + HNO3 + H2O -> H3PO4 + NO

    P (nox=0) + H(nox=1+)N(nox=5+)O(nox=6-)3 + H(nox=1+)2O(nox=2-) -> H3(nox=1+)P(nox=5+)O(nox=2-)4 + N(nox=2+)O(nox=2-)

    depois vc vê os elementos que tiveram nox diferente em cada lado da reação

    nesse exemplo: P (antes nox 0 depois 5+)

    N (antes nox 5+ e depois 2+)

    P= 0-5= 5 (oxidou pq passou do menor para maior)

    N = 5-2=3 (reduziu pq passou do maior para menor)

    agora q vc tm esses dados vc coloca o valor de P (5) na frente de N e de N (3)na frente de P

    P + 5HNO3 + H2O ->3 H3PO4 + NO

    para escolher o lado em q colocamos o numero devemos ver ql o composto tm mais dados

    Se vc tm 5 N e 3 P em um lado no outro tbm vai ter

    3P + 5HNO3 + H2O ->3 H3PO4 + 5NO

    se num lado tm 9 H no outro tbm vai ter

    3P + 5HNO3 + 2H2O ->3 H3PO4 + 5NO

  • olha para balancear eu uso varios metodos dos quais:

    a) Metodo de tentativas;

    b) Redox;

    c) Algebrico

    Agora por exemplo

    N2 + H2 -----> NH3

    pelo metodo de tentativas comeca com o Nitrogenio que so tem 1 atomo nos produtos entao teremos:

    N2 + H2 -----> 2NH3 e equilibrando o Hidrogenio reagente temos:

    N2 + 3H2 ----> 2NH3;

    Outros metodos eu ajudo se mandares exemplos pois sao bem longos de explicar

  • aki tem uma regrinha báisca, um macete na verdade! é a regra do MACHO! rsrs é isso msm! funciona assim:

    * M - metais - primeiro vc acerta a quantidade de metais presente na sua equação, o nº de átomos nos produtos deve SEMPRE ser igual ao dos reagentes.

    * A - ametais - depois vc faz o balanceamento dos ametais.

    * C - carbono - acerta o carbono;

    * H - hidrogênio - depois o hidrogênio;

    * O - oxigênio - depois o oxigênio.

    vai fazeno isso, seguino essa logica. por tentativas vc consegue balancear! essa regrinha funciona quase sempre!

    espero ter ajudado!

  • existem regras bem simples que vc pode encontrar em livros de segundo grau. o número de um determinado elemento antes da reação tem que ser igual ao número deste mesmo elemento após a reação. por exemplo: vc tem 2 átomos de H antes terá que ter 2 átomos de H depois.

  • Não tem uma maneira fácil, o que você tem que fazer e contar os átomo dos reagentes e conseguir o mesmo número nos produtos. O que você pode fazer é começar pelos átomos que aparecem em menosr quantidade, pode ser o N, S, C, etc.

Sign In or Register to comment.