Para os que acreditam em reencarnação... ?

Tenho dúvidas sobre esse processo que vocês descrevem:

1- A pessoa poderia se lembrar de vidas passadas?

2- Quantas vezes se reencarna antes de atingir a evolução espiritual?

3- É possível um espírito não conseguir atingir a evolução?

4- Vocês acreditam em uma recompensa para quem atinge a máxima evolução espiritual? O que seria? Acontece algo?

5- A reencarnação é só para seres humanos? Um ser humano poderia voltar sobre a forma de um animal (sempre tive essa dúvida)? Um animal poderia se tornar ser humano em outra reencarnação?

Reflitam e respondam com sabedoria. Sou ateu, mais gosto muito de aprender sobre outras crenças e outro modos de ver o mundo.

Obrigado pela atenção!

Abraços do Capeta Jr.

Update:

Ana Paula M: Desculpa o erro do termo "atingir" é que estou conhecendo o espiritismo agora e não tenho muita noção dessas coisas. Obrigado pelas informações.

Update 3:

Winter: Não sei se tem base científica, mais até que a crença deles é bem interessante, pelo menos no meu ponto de vista.

Comments

  • Gostei de sua pergunta e de suas palavras no final. Que bom se todos usassem esse espaço para trocar idéias ao invés de apenas agredir a crença alheia.

    Bem, não li nenhuma resposta.

    Não sou espírita, mas acredito na teoria do carma e da reencarnação, pois é, para mim, a mais justa.

    Não sou o dono da verdade. Vou responder conforme o que eu acredito sobre esse tema. Vamos lá:

    1- A pessoa poderia se lembrar de vidas passadas?

    R: Existem casos, principalmente de crianças que lembram de algumas coisas. Mas são raros. Esse esquecimento momentâneo tem lógica. Cada encarnação é uma nova oportunidade para o espírito melhorar. É claro que ele leva muito de seu passado dentro dele. Mesmo sem lembrar, a lei do carma se encarrega de colocá-lo diante das lições que ele deve aprender.

    2- Quantas vezes se reencarna antes de atingir a evolução espiritual?

    R: Na verdade não existe um fim a evolução espiritual. Pra melhor compreender esse processo, vou fazer uma analogia: imagine que todos somos alunos e que o planeta Terra é uma escola. Cada encarnação nossa é como se fosse uma série escolar. Assim como não fazemos do jardim à pós graduação no mesmo espaço físico, o espírito também precisa de escolas diferentes para atender suas necessidades em cada grau evolutivo que se encontra. A Terra é considerada apenas o primário. Ainda temos muito o que aprender depois que sairmos daqui em definitivo. Agora, quantas encarnações teremos, vai depender muito de quantas "séries", quantas lições teremos que repetir até aprendermos a lição. Ainda há muito o que se estudar sobre isso.

    O que se sabe é que somos constituídos na verdade por vários "corpos". Temos o corpo físico, o corpo energético, que liga o físico ao "espiritual". Depois vem o psicossoma, ou o perispírito para os espíritas. E o mentalssoma. Imagine o seguinte: cada corpo tem uma densidade diferente. O corpo físico, claro, é o mais denso (mais pesado, material). Depois vem, em termos de densidade, o corpo energético, o psicossoma e por último o mentalssoma. Esse mentalssoma é o que poderíamos chamar de espírito. Quando morremos rompe-se a ligação que havia entre nosso corpo físico e o psicossoma. Em alguns casos parte do corpo energético se mantém preso ao psicossoma impedindo o "espírito" de adentrar nas dimensões mais sutis. Seria como querer entrar no "mundo" espiritual com o corpo físico. Então esses espíritos ficam vagando pela Terra até que essa energia se esgote. Mas a maioria dos espíritos tem essa energia esgotada quase que na hora de sua morte. Mas eles não conseguem se livrar do seu psicossoma. Esse será o seu corpo no mundo espiritual. Mas eles não conseguem adentrar em dimensões mais avançadas. Pois o psicossoma é mais denso do que essas dimensões. Somente quando o mentalssoma, ou o espírito em si, se torna puro e consciente de si, que ele consegue se libertar desse "corpo" e aí sim partir para outras dimensões mais avançadas. E não mais retornar à Terra.

    3- É possível um espírito não conseguir atingir a evolução?

    R: Não. Pode acontecer de espíritos perderem muito tempo na mesma lição. E isso impede sua evolução. Mas todos, uns mais cedo, outros mais tarde, chegarão no fim dessa "escola".

    4- Vocês acreditam em uma recompensa para quem atinge a máxima evolução espiritual? O que seria? Acontece algo?

    R: A recompensa maior é se sentir integrado ao Universo. Pleno de Sabedoria e Amor. Essa é a maior recompensa. Não existe um céu onde se passará a eternidade num ócio perpétuo. A evolução espiritual é mais um estado de espírito do que algo mais palpável.

    5-)

    a-) A reencarnação é só para seres humanos?

    R: Não. Os espíritos dos animais também evoluem.

    b-) Um ser humano poderia voltar sobre a forma de um animal (sempre tive essa dúvida)?

    R: Não.

    c-) Um animal poderia se tornar ser humano em outra reencarnação?

    R: Sim. Não existe uma certeza de como os espíritos são criados. Mas se sabe que nas suas primeiras encarnações eles não conseguem se identificar como indivíduos. E isso acontece nas formas mais primitivas de vida. Os animais mais simples estruturalmente falando, possuem na verdade não um, mas vários espíritos encorporados nele. A medida em que os espíritos vão se percebendo, e tomando sua individualidade, eles começam a encarnar animais mais complexos. Até o dia em que ele esteja pronto para nascer como humano.

    É mais ou menos assim que funciona a reencarnação. Um processo complexo, com inúmeros mistérios ainda por se descobrir. Mas muito mais justo do que a crença em um céu ou inferno ou na não continuidade de nossa mente após a morte física.

    Bem, não sei se essas palavras poderão mudar a forma como você acredita. Mas espero pelo menos que posa ter te feito pensar melhor sobre o tema. O que eu posso te sugerir é pesquisar mais sobre o assunto. Não se contente com essas poucas explicações. Vá atrás de suas próprias respostas.

  • Antes de mais nada, eu gostaria de ressaltar que não sou Kardecista (nada contra). Sou espiritualista e minhas crenças são baseadas no conhecimento que adquiri através de minhas pesquisas durante os anos e de meu estudo de várias religiões do planeta.

    Em minha opinião pessoal e de acordo com a minha visão da reencarnação, responderei suas perguntas:

    1- A pessoa poderia se lembrar de vidas passadas?

    - Sim, algumas pessoas conseguem se lembrar espontaneamente de vidas passadas. Algumas, por causa de traumas sofridos em vidas anteriores. Outras, por algum motivo cármico talvez nem muito aparente no momento. Já outras, sem nenhuma explicação plausível para tais lembranças. Há um filme excelente com a atriz Jane Seymour, em inglês se chama YESTERDAY'S CHILDREN, que aborda exatamente isso: a história real de uma americana que passa a ter pesadelos onde se lembra de uma vida passada na Europa, onde morre e deixa seis filhos ainda pequenos. Recomendo esse filme a todos que são um pouco céticos quanto ao assunto da reencarnação. Nem que assistam apenas por curiosidade.

    2- Quantas vezes se reencarna antes de atingir a evolução espiritual?

    - Ninguém que se encontra atualmente vivo, encarnado em um corpo físico, poderá responder essa pergunta. Essa resposta só nos será revelada quando atingirmos um nível de crescimento espiritual onde não mais precisemos reencarnar em mundos físicos e ou mentais (sim, acredito que as almas reencarnem não apenas no planeta Terra, mas em milhões de outros - talvez até em outras dimensões de consciência).

    3- É possível um espírito não conseguir atingir a evolução?

    - Há um dois livros que eu considero ESPETACULARES e que abordam esse assunto de espíritos que não conseguem se adaptar a encarnações aqui na Terra e em outros planos. É um assunto complicado para eu explicar aqui, em poucas linhas. Mas para quem se interessar, o autor dos livros é o Dr. Michael Newton. Em inglês os nomes são JOURNEY OF SOULS (Jornada de Almas) e DESTINY OF SOULS (Destino de Almas). Sem querer ofender a ninguém, eu diria que esses dois livros conseguiram mudar completamente minha visão (até então semi-Kardecista) do além-da-vida.

    4- Vocês acreditam em uma recompensa para quem atinge a máxima evolução espiritual? O que seria? Acontece algo?

    - De novo, de acordo com relatos de pessoas reais que li nesses livros que acabo de citar acima (do Dr. Newton), acontece sim. Os espíritos mais evoluídos passam por um tipo de junção com a Fonte da Criação Divina. Mas, infelizmente, nenhuma das pessoas que deram depoimentos chegou a um nível espiritual elevado o suficiente para relatar exatamente o que acontece com um espírito durante a junção. É evidente que ninguém na Terra poderá nos dizer isso, nem mesmo os chamados Espíritos do Nível 6 (mestres espirituais que ainda reencarnam na Terra para ajudar as outras pessoas a também evoluir espiritualmente).

    5- A reencarnação é só para seres humanos? Um ser humano poderia voltar sobre a forma de um animal (sempre tive essa dúvida)? Um animal poderia se tornar ser humano em outra reencarnação?

    - De acordo com a minha visão (que considero científica), a resposta é não. Animais e outros seres vivos existem em uma vibração diferente da dos espíritos dos seres humanos. Obviamente uma visão divergente do Kardecismo/Espiritismo brasileiro original.

    Bem, amigo, eu poderia passar o restante do dia aqui te falando um monte de coisas super interessantes que aprendi em minhas andanças pelo mundo do conhecimento. Mas tenho plena consciência que meu caminho é diferente do seu e de todos que passarem por aqui. O que escrevi aqui são apenas coisas nas quais EU acredito e sigo em minha vida. Todos vocês que por aqui passarem terão que encontrar seus próprios caminhos, sejam eles quais forem.

    Boa sorte e tudo de bom.

  • Vamos lá, naquilo que eu estudei:

    1) Existe algo chamado memória de vidas passadas. Sabe o déja vú? Tem a certeza que esteve num local, sem nunca ter ido? Um exemplo, apenas...mas lembrar não, apenas flashes;

    2) Depende de cada encarnação e da missão bem cumprida ou não. Não se pode precisar o número de encarnações;

    3) Todo espírito de uma forma ou de outra, demorando ou não, acaba por chegar a evolução;

    4) Recompensa não seria a palavra correta. Pode haver a reencarnação num mundo onde a vida é energia pura, não corpórea. Isso é um estágio avançado de evolução;

    5) Não...humanos serão sempre humanos, quando a reencarnação for neste mundo corpóreo. Animais, idem.

    Espero ter ajudado, Capeta...Abraços!

  • 1 - Até pode, mas é raro e vai depender principalmente do nível do sujeito.

    2 - Depende de você, risos. Você pode repetir de ano, mas um dia você passa.

    3 - Ih...não... vai estudar...estudar... vai mudar de escola, mudar de método, pode demorar mais tempo...mas um dia vai...risos

    4 - Ah.. o nada, o retorno à essência... porque isso é o máximo do AMOR.

    5 - Não, a "reencarnação" (mesmo quando o veículo não é a carne) é para todos... as plantas, os animais, os minerais... os espíritos evoluem.

    Não, o fato é que estamos no topo da cadeia alimentar mesmo. Em tese, somos o organismo mais complexo deste planeta. Há uma teoria que diz que dependendo do tipo de animal, terá uma alma coletiva; num exemplo: uma colméia, composta de milhares de abelhas, tem uma só alma; já animais que ultrapassam o instinto, digamos assim, e que desenvolvem emoções mais complexas "dividem" uma alma com mais um - como os cachorros.

    Quanto mais próximo do homem, menos "elementos" "dividirão" aquela alma, até que chegará à individualidade, num ser humano.

    O interessante é que o objetivo final é voltar à consciência UNA...risos...

    Então o devenir seria isso: sair do todo, se dividir e voltar, um dia, a ser o todo.

  • Oi Capeta,

    Boa Noite a todos:

    Fui espírita, voluntária da Federação Espírita do meu estado.

    As respostas foram brilhantes, mas gostaria de responder e complementá-las, como uma pessoa "neutra", sem religião mas simpatizante da doutrina espírita em muitos pontos.

    1]- A pessoa poderia se lembrar de vidas passadas?

    Nunca.

    Invalidaria a Doutrina.

    2- Quantas vezes se reencarna antes de atingir a evolução espiritual?

    Muitas. Não há um número exato.(segundo Kardec)

    Acredita-se que jamais "apenas uma vez".

    3- É possível um espírito não conseguir atingir a evolução?

    Temporariamente.

    Eu responderia Não, mas pra que você entenda, diria temporariamente porque a evolução é contínua.

    Ele pode demorar milhares de anos pra tentar novamente, mas "sempre" haverá uma chance.

    4- Vocês acreditam em uma recompensa para quem atinge a máxima evolução espiritual? O que seria? Acontece algo?

    Não.

    Particularmente não creio que o espiritismo fale em "máxima evolução espiritual", visto que os espíritos já em plano superior, continuam trabalhando e estudando, como se estivessem em outra dimensão.

    5- A reencarnação é só para seres humanos? Um ser humano poderia voltar sobre a forma de um animal (sempre tive essa dúvida)? Um animal poderia se tornar ser humano em outra reencarnação

    Um animal sempre será um animal, um ser humano sempre será um ser humano (nem sempre reencarnará no mesmo sexo), uma planta sempre será uma planta.

    A evolução com plantas, animais não ocorre da mesma maneira que os humanos. Eles não precisam resgatar erros.

    Toda a Doutrina Espírita é muito rica, Capetinha.

    Ao meu ver, em outros aspectos um tanto que fantasiosa, novelística.

    Mas nao é o assunto de sua pergunta e poderemos debater em outra oportunidade.

    Grande beijo

    Louca

  • tenho fragmentos não lembro de tudo a quantidade depende da sabedoria de cada um em cada vida com certeza ele pode ate optar em ficara errante vagando entre os mundo a recompensa e o conhecimento intimo com deus toda forma de vida vem de deus sim pode como qualquer coisa

  • 1. Na maioria das vezes não podemos lembrar de vidas passadas.

    2. Quantas vezes forem necessárias. Alguns menos e outros mais.

    3. Não. Todos atingiremos a evolução.

    4. Não existem recompensas, é somente merecimento.

    5. A reencarnação acontece para animais e humanos. Um humano não volta animal nunca, mas um animal juntando-se a "alma-mãe", quando estiver pronto se torna um espírito independente, isto é como nós.

    Saímos do mineral, passamos pelo vegetal, animal até nos tornarmos hominal. Neste último vamos evoluindo até nos tornarmos espíritos puros como Jesus.

    paz

    rita

  • Eu li alguns livros do Allan Kardec e achei muito interessante as suas perguntas. Vou responder as suas perguntas com base no espiritismo pelo que lembro dos livros que li:

    1 - As pessoas não lembram de vidas passadas para poderem ter uma nova chance, sem os medos, sem o preconceito e sem as culpas de outras vidas, claro que eventualmente ela pode lembrar de algumas coisas, mas é raro...

    2 - Segundo o espíritismo reencarnamos qrantas vezes forem nescessárias para alcanlçar um certo grau de evolução, depois disso a reencarnação não é mais nescessária, ahh.. reencarnamos em muitos planetas e em muitas dimenções, cada uma com o seu grau de evolução..

    3 - Todo o espírito antinge a evolução mais cedo ou mais tarde, lembrando que temos a eternidade para chegar lá....

    4 - Talvez na evolução máxima os espiritos virem seres unipresentes no universo inteiro e no tempo, estando em todos os lugares, em todas as dimensões e em todo tempo. Talvez as coisas fiquem chatas neh.... mas o que pode ser algo para nós agora, pode não ter nada a ver com o que realmente é, já que nossa baixa evolução nos limita

    5 - Segundo o espiritismo não podemos voltar como animais. Mas os espiritas acreditam que quando nosso espirito é criado ele vem encarnar em seres muito primitivos para aprender o básico, esses seres sériam como os primeiros humanoides que habitaram a terra, o Homo habillis, Homo erectus, etc.

    Lembrando que tudo isso é segundo o espiritismo, isso vária de crença para crença, como no Budismo que tambem acredita em reencarnação...

    Não sou espirita, sou agnostico mas também gosto de saber sobre essas coisas...

    Vlw, Abraço....

  • 1- Sim, pode. Não é comum, mas pode.

    2 - Quantas forem necessárias. A evolução é uma constante, sem essa de "atingir" ok? Não existe um ponto final.

    3 - Sim. É possível que ele fique estagnado. De novo "atingir". Tire isso se quiser compreender as coisas. Alguns espíritos estagnam. Param de evoluir por sua escolha, mas o normal é que mesmo estagnados, voltem a continuar sua evolução.

    4 - De novo a máxima "atingir". Sem essa. Você está confundindo conceitos. A recompensa da evolução é a compreensão das coisas e poder agir como agente de mudança e consciente. A maior recompensa é a conscieência plena e muito trabalho.

    5 - Não. Todos já passamos por estágios anteriores aos nossos. Todos os seres, des de o reino mineral evoluem. Um animal pode se tornar humano, já o inverso não ocorre. Com a evolução para o mundo hominal, existe toda a matéria transformada para que isso ocorra: o perispírito é humano. Para retroceder, seria possível somente com muita consciência e por algum motivo muito importante. De modo geral, não retrocedem.

    Tudo isso que você perguntou está no Livro dos Espíritos e na Gênese de Allan Kardec.

  • Eu já li sobre isso e saberia as respostas para algumas dessas perguntas, mas o fato de apenas acreditar em reencarnação não me dá base suficiente para discutir sobre isso.

    Se te servem as conclusões a que cheguei depois de ler sobre o assunto, são essas:

    1- A pessoa não lembra de vidas passadas, apesar de ter ainda alguma ligação com ela até os 7 anos. Lembrar da vida anterior pode atrapalhar a evolução e temos que viver como se viéssemos sem bagagem alguma.

    2- Não existe um número definido de encarnações. Depende do que cada pessoa aprendeu e de quanto evoluiu o seu espírito.

    3- Esta eu não sei

    4 - Não sei

    5- Animais também reencarnam e evoluem. Eu tinha uma cachorrinha que poderia dizer que estava nos últimos degraus de sua evolução como animal. Ela tinha até o dom de premonição e foi capaz de feitos extraordinários para conseguir me passar mensagens.

    O ser humano não volta como animal. Até onde sei, não existe regressão espiritual.

Sign In or Register to comment.