Crente é quem crê em Deus, evangélico é quem lê o Evangelho; estou certo? Então...?
Por que protestantes usam estes termos com exclusividade?
Os próprios nomes (crente e evangélico) já sugerem suas funções, e servem para designar a TODOS os VERDADEIROS cristãos (sejam eles protestantes, católicos, espíritas e etc.), e os protestantes só vieram depois dos (e por conta dos) católicos.
Será que não estou certo?
Aguardo Respostas!
Update:VictoR ReideR: Pode até ser viadagem para você; mas para os cristãos (como eu mesmo) não é, e ainda bem que eu respeito as (des)crenças do ateísmo; tudo bem?
Pessoal, estou querendo dizer que TODOS os cristãos são crentes e evangélicos; inclusive o dicionário da língua portuguesa confirma isto; até porque sou católico mas também gosto do protestantismo e do espiritismo; entendido?
Agradeço a todos aqui!
Comments
Sávio,
É uma grande confusão, por um não aceitar a religião do outro!
O Creador é um só...as criaturas é que ficam se engalfinhando!
Por pura vaidade, orgulho... de um querer mostrar que sabe mais que o outro!
Aff!!!!!
Beijo
E aà Sávio, tudo bem?
Todos que crêem em Deus são crentes, independente da religião.
Agora denomina-se evangélicos, por propagarem o evangélio de Cristo, as sábias palavras que Jesus deixou e que pediu que percorressem por todo o mundo.
Forte abraço.
crente é quem crer (em algo ou alguém) e evagélico é o mesmo que protestante. Eu posso ser crente por qualquer deus, não só por Deus.
Agora... cada um se denomina como quiser. E os acontencimentos devem surgir para haver a evolução (ou o ao contrário) da sociedade.
A culpa disto tudo é do padre alemão chamado Martinho Lutero, quando criou o protestantismo, leia neste site; http://www.estudenet.com/religiao/protestantismo/
Crentes: Todos aqueles que acreditam em alguma coisa, não precisa ser necessáriamente em um DEUS basta ter uma crença.
Evangelho: Escrituras contidas no livro chamado "BÃblia".
Olá Sávio!!!
Eu não sei explicar como surgiu o termo evangélico. Acho que foi para identificar o cristão não católico. Agora, eu não gosto do termo protestante. Eu não ando protestando contra coisa alguma. Rsrs... mas, falo sério. Os cristãos protestantes não vieram depois e por causa dos católicos. Cristãos ou crentes surgiram desde os tempos de Abraão. Quando ele foi escilhido por Deus para ser o pai de uma nação, de onde nasceria Jesus, a partir de então, surgiam os cristãos.
Abração pra vc!!!
Crente é o que crê. isso é certo.
Voce esta quase certo amigo
Crente= Que leva demasiado a sério as suas obrigações, as coisas em que se mete, e por elas tem entusiasmo, nelas acredita.
Evangelicos =Relativo ou pertencente a certos grupos religiosos, não ligados ao protestantismo histórico, que afirmam seguir os Evangelhos com especial rigor e fidelidade
Pergunta interessante! Crentes todos somos, pelos simples fato de crermos. Mas, por incrÃvel que possa parecer há cristãos que recusam a denominação de "evangélicos". E há evangélicos que não são cristãos. Há protestantes que não são evangélicos. Evangélicos que não são protestantes. Tudo depende da análise histórica dos termos, mas no geral, estes vocábulos denominam discidências religiosas que marcaram a sociedade ao longo de sua formação histórico-social-religiosa.
usamos esse termo com exclusividade pq nos foi dado isso e nao nos ofendeu, soou bem e tb pq a biblia fala dos crentes como vc colocou, os que criam.
O termo evangelico atualmente e pra desginar os seguidores das igrejas evangelicas assim como catolicos os da catolica embora a palavra catolica seja generica tambem, e signifique UNIVERSAL tal qual os da Universal.
Ja os protestantes realmente surgiram apos Lutero, certo. Mas os crentes ja exixtiam antes da Igreja Catolica surgir... bem antes.