Podem ajudar-me com este soneto de Camões?

preciso de analizar este soneto de Camões.

Alma minha gentil, que te partiste

Tão cedo desta vida descontente,

Repousa lá no Céu eternamente,

E viva eu cá na terra sempre triste.

Se lá no assento Etéreo, onde subiste,

Memória desta vida se consente,

Não te esqueças daquele amor ardente,

Que já nos olhos meus tão puro viste.

E se vires que pode merecer-te

Algũa cousa a dor que me ficou

Da mágoa, sem remédio, de perder-te,

Roga a Deus, que teus anos encurtou,

Que tão cedo de cá me leve a ver-te,

Quão cedo de meus olhos te levou.

Mas, estou com muitas dificuldades. por favor ajudem-me.

Comments

  • Trata-se de uma referência à mulher que Camões mais teria amado em sua vida, a chinesa Dinamene.

    Ocorre que o navio em que ambos viajavam naufraga e Camões, nadando com apenas um dos braços (pois no outro carregava os originais de seu manuscrito "Os Lusíadas"), não consegue salvar a amada, que vem a morrer afogada.

    Camões jamais se esquece deste episódio ingrato, em que teve que optar entre salvar sua mulher ou a obra que o tornaria famoso para sempre.

    Tendo, porém, escolhido, não se sabe se por vontade própria ou premido pelas circunstâncias, o que lhe resta é amargar, neste e noutros escritos, a amargura pela perda dela,

    Assim, ele se auto-pune, enquanto homenageia a bela relação de ambos, explicitando o imenso remorso suscitado, a crescente saudade daí resultante e a revolta final contra o Senhor, pedindo a ela que interceda junto a Ele, para que faça justiça.

    Ou seja, que da mesma forma como Ele abreviou-lhe os dias, levando-a precocemente para a outra vida, também possa retirar logo o sofrido autor deste vale de lágrimas, a fim de que o casal possa se rever para daí - quem sabe - reviver este amor para ele tão puro e inesquecível, ao passo que torturante, pela ausência da mulher amada.

    Resumindo, Camões pede à sua querida, no Céu, que não deixe o amor de ambos inconcluso...

    E eu peço a Deus que, na terra, eu possa viver um amor semelhante, pela beleza, em plenitude...

    Beijos.

  • Camões fala de um grande amor que teve, porém sua amada faleceu e ela num momento de dor suplica em oração que sua amada interceda junto a Deus para que ele morra, podendo assim vê-la novamente.

  • eu entendo que esse poema diz que uma pessoa amada dele morreu cedo, e ele quer ver ela o mais rápido possível, conseqüentemente desejando a morte para ele mesmo, para poder vê-la novamente.

Sign In or Register to comment.