Aluga-se quartos ou Alugam-se quartos? Qual é a forma correta?

Por favor so repondam se tiverem certeza!!! obrigada!!

Comments

  • Olá!

    A frase : " Alugam-se quartos " está escrita corretamente, porque:-

    1- Está na voz passiva sintética e o " SE " é uma partícula apassivadora.

    2- Na voz passiva sintética, o verbo deverá ser transitivo direto e concordar em número ( sg/ pl ) com o sujeito paciente ( quartos ).

  • Alugam-se quartos. Nesse caso, "se" é partícula apassivadora, ou seja, a oração encontra-se na voz passiva e vc pode transofrmá-la, sem nenhum prejuízo semântico, em "quartos são alugados".

  • O correto é alugam-se quartos, pois ao transformar em voz passiva você tem "quartos são alugados", no plural. aluga-se é para uso singular, ex. aluga-se quarto nos fundos.

    Bjos

  • o certo é aluga-se quartos, se fosse alugam-se quartos, isso quer dizer q várias pessoas estam alugando o quarto ao invés d vários quartos estarem sendo alugados por uma pessoa, entendeu !!!??

  • A resposta de Daniela está correta. Se há uma voz passiva analítica (com "se") , isto é, se é possível transformar o verbo em uma forma analítica (quartos são alugados), o sujeito (quartos) determina que o verbo fique no plural. Faça sempre esse exercício.P.E:Vendem-se ovos(ovos são vendidos), procuram-se empregados(empregados são procurados), oferecem-se serviços gerais(serviços gerais são oferecidos), etc. Às vezes, para evitar a forma plural, por insegurança, costuma-se pôr o sujeito no singular. Aluga-se quarto, vende-se ovo, procura-se empregado, etc. Esta forma também está correta. Mas preste atenção no sujeito (plural- verbo no plural; singular- verbo no singular).

  • Vim trabalhar na refinaria do vale do paraiba, que contratou +/- 12.000 pessoas.

    Isso criou um problema na cidade, pois não mais existem imóveis para alugar.

    Então, lamentavelmente, não poderei responder sua pergunta.

    Mil perdões.

    Obs : mas se alguém souber de algum, eu e meus amigos " alugaremos muitos quartos ".

    Obrigado.

  • Exatamente o que a Dani disse!Alugam-se quartos.São quartos no plural, portanto alugam-se está correto.

  • a resposta coreta depende doque você vai faser porque aluga-se quartos siquinifica que sò eu vou alugar o quarto... Alugam-se quartos siquinifica que varias pessoas poderão alugar outros quarto...vote en min seja meu amigo. eule ajudo e vocês me ajudão.obriga por lerem e boa sorte...

  • A resposta da Dani está corretíssima e completa. Não tenha medo de errar; é "alugam-se quartos", da mesma forma que se diz "fazem-se unhas", e nestas frases as pessoas costumam errar muito, colocando o verbo no singular.

  • é aluga-se quartos

Sign In or Register to comment.