VocÊ acha certo o Governo criar programas como Bolsa família, Bolsa escola, essas coisas do gÊnero?
Eu acho que isso não vai levar o nosso país pra frente. Por que em vez do Governo dar o bolsa família e bolsa escola, ele não dá pro povo, ''bolsas empregos'' ? Não seria mais gratificante pra uma pessoa ter o dinheiro no final do mÊs pra suas necessidades do que ganhar esse dinheiroi? Não seria esse programas uma forma de manipulação pra ganhar votos? Falei isso perto de uma mulher que recebe o bolsa família e a mulher quase me bateu. Disse que eu era desalmado. Mas o que eu quis dizer é que, o governo deveria criar mais oportunidade, emprego, para as pessoas, que é mais dignificante. Será que alguem me entende?
Comments
Olá Renan. Então, essa questão que você colocou é extremamente complicada, complexa e com distintas opiniões. Eu concordo com você, o Bolsa Família e o Bolsa Escola são sim maneiras do governo ganhar votos, pois graças a eles que o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva foi reeleito. Essa é uma forma próxima a esmola. E também concordo com você, ideal seria "ensinar as pessoas a pescarem, e não lhes dar o peixe", porém, realizando esses atuais programas, os resultados são mais rápidos (não necessariamente mais eficientes) e "aparecem mais". E também temos a questão de que, querer dar emprego, todo governante quer, porém, é uma coisa que depende de diversos fatores, como o andar do Mercado, evolução da economia, Dívida Externa, PIB, IDH, condições de qualificação estudantil, etc. Realmente, dar emprego ao povo é muito melhor, da liberdade para controle dos gastos com o que quer, educa e tira das ruas, porém, o problema não é saber o que fazer, e sim como fazer. Só um pequeno exemplo. Todo mundo sabe que, para acabar com os movimentos Sem-Teto, é precfiso realizar a reforma Agrária, para haver uma igualdade de posses territoriais. Mas, a questão é de como realizar isso. Esse comentário que fiz é um tipo de questão que cai muito em vestibulares. Eles te pedem pra achar uma solução para tal problema e descreve-la. Esse é um grande erro dos vestibulandos, descrever uma solução que está fora do atual alcance sócio-econômico e político-administrativo.
Espero ter ajudado e muito obrigado por fazer a pergunta, adoro conversar sobre esses assuntos.
Abraços
Não. isso é uma esmola oficial. essas pessoas não trabalham, ficam dependendo do governo e vivem disso. e outros acabam levando vantagem, além disso serve pra desvio de verbas
Olá!
Moro em SC, e acho que não é a solução dos nossos problemas mas é uma polÃtica importante para se ganhar tempo até se possa dar uma solução definitiva ou melhor pois definitiva é impossÃvel.E se há desvio de verbas cabe a cada um se por em seu lugar, não podemos deixar de comprar as coisas para nossas casa porque existem pessoas que as roubam da mesma forma não podemos deixar de ajudar quem precisa pelo fato de algumas pessoas serem beneficiadas com esta "ajuda".
Este quadro não pode ser mudado da noite para o dia, milagres não acontecem, o que existe é fruto do trabalho e algum dia veremos os frutos dos programas populares do governo.
Se não podemos ter paciência, devemos entrar a fundo na polÃtica para fazer melhor do que esta sendo feito.
Já dizia um velho ditado:
Se quiser bem feito, não mande ninguém, faça você mesmo.
Me perdoem se falei algo demais.
para aqueles que não conhecem a pobreza humana e a miséria financeira eu explico e dou aula a quem quiser sem nenhuma prepotência ate porque sempre vivenciei de muito perto. mostro os culpados, os erros, as mentiras, e etc.
e provo agora para todos que dão credibilidades nos meus caracteres bolsa familia excerto no nordeste estou me referindo a cidades metropolitanas.
e perpetua a malandragem de (alguns que nunca gostaram do trabalho). é tirar a dignidade do chefe de familia desfavorecido financeiramente que se sentia orgulhoso quando ia ao mercado e pagava sua comprinhas com seu salário de seu esforço mensal.
olha pessoal eu vou parar por aqui porque eu tenho raiva de não poder acabar com estas bizarrices e tenho uma sugestão para alimentos mais antes por favor alguém dê um direcionamento do meu pedido que esta no desenho e artes fui direcionado a vocês la esta uma idéia para a saúde se refletir preventiva e podem acreditar bolsa familia é assassinar a vontade de trabalhar de muitos costumados a esmolar.
Olha, não sou a favor de este governo, mais como aluguem já diz antes é uma solução provisória(leia-se como momentânea no mÃnimo uma geração)
à o melhor que podia fazer este governo para melhorar a distribuição de renda em um pais tão desigual, é a unica possibilidade que tem para encher a barriga de uma geração de analfabetos e incapacitados de trabalhar no século XXI onde o "excluido social" não vai ser mais o "analfabeto funcional e sim o "analfabeto digital" observe que outros planos do governo vem para subsanar esses problemas(popularização da informática, cursos profissionalização, alfabetização de adultos etc) até facilitar a apossentadoria foi feito depois da crises econômica que assolou o mundo o ano passado, isso tudo para colocar dinheiro no mercado, para distribuir riquezas e preparar mais competitivas as próximas gerações.
Agora que é uma vergonha usar isso para fins eleitoreros isso não discuto é uma baixeza explorar os pobres politicamente, mais já era antes em mãos do coronelismo do nordeste e o voto a cabresto.
Quer saber como anda o Brasil? Visite sites extrangeiros, assista canais de TV de outros paÃses, eles são mais imparciais que os nacionais.
Finalizando ",,,,,deveria criar mais oportunidade, emprego, para as pessoas...... " INVENTAR? postos de trabalho para quem não está capacitado isso sempre foi feito, chama-se CC, empregismo polÃtico, nepotismo, resultado, uma máquina governamental emperrada que não serve para nada e uma iniciativa privada que tem 100 ofertas para cobrir uma vaga de peão por um salário de fome e tem que pagar a preço ouro um profissional capacitado.
Mudar esse quadro leva tempo, muitos anos, tomara que o próximo não seja do PT mais caminhe em essa direção.
Eu apóio e também deveria criar o bolsa auxilio para deputado que não se reelegeu.
Para um paÃs que começou com Ãndios recebendo colares de contas e espelhinhos, vemos que pouca coisa mudou!
O povo precisa crescer, ter escolas, educação, saúde, e conseguir por trabalho próprio, não esses donativos eleitoreiros!
Acho correto, desde que seja como medida emergencial, não como uma atitude permanente. Eu discordo dessa prática acontecer constantemente porque isso tem servido mais como prática eleitoreira e não tem ajudado quase nada. O povo tem sido manipulado através desses programas. Sou a favor do governo Lula, mas reprovo esta ação de manter esses programas sociais, que acabam não tendo muito um caráter social, pois não tem melhorado tanto a vida de seus beneficiários.
Não. São "soluções" momentâneas e que não resolvem nada. Precisamos de ações eficientes, como investimento na educação, qualificação para empregos.
Siim...... e além de nas propagaandas politicas eles ficareem dizeendo
- Eu criei o bolsa familia e ajudei taantas familias .......
Isso hoje eh uma realidadee,muita geente que recebe o bolsa familia naao quer sabeer de trabalhar, .....
Tbm com o dinheiro todo mes na contaa deeles kem vai kerer trabalhar??
E muitos que receebem nem precisaam
Bjz