Existe um ponto onde a educação, a polidez e a elegância passa a ser tolice ?
Eu percebo que pessoas polidas e elegantes constantemente sofrem abusos morais devido a sua gentileza e sua maneira cordial de ser.
Eu percebo que pessoas polidas e elegantes constantemente sofrem abusos morais devido a sua gentileza e sua maneira cordial de ser.
Comments
Houve um congresso da ONU, em Genébra, na época que François Miterrand era o nosso presidente. Não me recordo da pauta, tampouco da discussão.
Acontece que no jantar, todos os chefes de estado sentaram-se à mesa e se serviram da entrada, que consistia num tipo de ensopado com batatas portuguesas (aquelas bem miudinhas).
Miterrand, presidente da França, exemplo de elegância e diplomacia, se apressou um tanto e ao colocar a colher com a batata na boca,percebeu tarde demais que a temperatura do alimento estava além do que um ser humano possa suportar.
Então ele fez o que jamais se esperaria que fizesse - sem a menor cerimônia, cuspiu a batata ao lado da mesa.
Foi quando todos os olhares se voltaram para ele, como que cobrando a extrema indelicadeza justamente praticada pelo membro modelo de bons modos e costumes.
Ele limpou a boca com o guardanapo, bebeu alguma coisa e respondeu o seguinte:
" Um imbecil teria engolido. "
E é exatamente esse o ponto onde a educação, a polidez e a elegância passa a ser tolice. São certamente as virtudes mais nobres do ser humano, mas jamais devem ser trocadas pelo desconforto, pela angústia, pela dor ou pelo sofrimento.
Somente um imbecil suporta agressões de qualquer natureza e sacrifica sua própria consciência a troco de uma imagem cordata e diplomática.
Em suma, não é preciso ser tolo pra poder ser elegante e polido. E o ponto de limite é justamente quando a sua elegância sacrifica sua consciência.
O mundo sempre tem o que aprender com os franceses !
Olá,
Vou colocar algo que já ouvi por várias vezes escrito ou falado: a questão de você estar numa fila para um ônibus, banco ou elevador e querer dar a vez a pessoa que está atrás de você (simplesmente por educação ou gentileza com esta pessoa). Isto seria tolice sim, pois você está sendo gentil com UMA pessoa e mal-educado, deselegante com TODOS os demais que esperararam naquela fila.
à um ponto de vista que defendo muito, não sei se atingi o objetivo da pergunta.
Um abraço!
Acredito que educação não seja tolice. Muito pelo contrário.
à só procurar conviver com pessoas que tbm tenham educação e ignorar o resto.
O ponto onde a educação, a polidez e a elegância passam a ser tolice, é o ponto onde elas se deparam com pessoas mal educadas, deselegantes e sem polidez, porque essas pessoas simplesmente desconhecem o que são essas caracterÃsticas.
Quem abusa de uma pessoa educada, polida e elegante, é invariavelmente um idiota.
E invariavelmente, se acha o máximo.
No entanto, uma pessoa educada, polida e elegante, pode sim, dar uma resposta com muita classe a quem tentar se aproveitar de suas caracterÃsticas positivas.
Elegante e polido, sim, sempre. Bobo, não. Jamais.
Ser gentil nao significa que precisa ser bobo ao ponto de deixarem os outros abusarem, eu por exemplo me considero um gentleman, mas se falar um ponto a mais eu consigo ser bem deselegante, ou melhor dizendo, consigo responder a altura e de uma forma sutil.
“Tivéssemos
uma
dezena
de
condes d’eu-a-mão e não dezenas de condessas
d’eu-no-pé, dezenas
e
dezenas
de condados teriam frutos
do
conde e não pés de mamão
escondendo