Psicologia, ajudem por favor!!?

Questão 1

Segundo Rafael Bianchi Silva, na Unidade I do livro de sua disciplina de Psicologia da Educação I intitulado “Desenvolvimento e Comportamento Humano”, a Psicologia encontrou sua porta de entrada na escola pela:

Alternativas

1 - Psicometria que tinha a tarefa de quantificar/numeralizar as habilidades dos alunos

2 - Psicoterapia, pois os psicólogos passaram a abrir salas de atendimento a professores e alunos dentro das escolas

3 - Psiquiatria, pois no fim do Séc. XIX os psicólogos já estavam medicando crianças que tinham problemas de hiperatividade nas escolas

4 - Pesquisa Neurológica, usando alunos como sujeitos em testes de estimulação dos sentidos para avaliar aprendizagem

5 - Teoria Inatista, avaliando as aptidões que os alunos traziam em sua alma mesmo antes de terem contato com o conteúdo escolar

Questão 2

Na Unidade II do livro de sua disciplina de Psicologia da Educação I intitulado “Desenvolvimento e Comportamento Humano”, no texto dentro de “Aprofundando o Conhecimento” intitulado “A psicologia na educação: dos paradigmas científicos às finalidades educacionais”, o autor afirma que o que caracteriza um paradigma científico:

Alternativas

1 - É um preconceito gerado por um cientista que depois é tomado por outros cientistas como uma verdade universal, gerando assim preconceitos generalizados

2 - É o fato de que ele se mostra como um dogma inquestionável para todas as pessoas de uma mesma comunidade científica, as quais devem apenas segui-lo de forma obediente e fiel

3 - É que ele é paradoxal, ou seja, traz em si ideias opostas que se anulam umas às outras, pois a ciência deve se manter eternamente em dúvida sem nunca supor que pode haver qualquer verdade

4 - É ser uma versão da realidade revelada por divindades que passa por testagens e experiências científicas que têm como objetivo testar sua veracidade

5 - É o fato de conter realizações científicas reconhecidas por algum tempo por alguma comunidade científica específica, proporcionando os fundamentos para sua prática posterior.

Questão 3

Ainda neste mesmo texto (Unidade II do livro de sua disciplina de Psicologia da Educação I intitulado “Desenvolvimento e Comportamento Humano”, no texto dentro de “Aprofundando o Conhecimento” intitulado “A psicologia na educação: dos paradigmas científicos às finalidades educacionais”), você leu que devemos ser cuidadosos ao relacionar paradigmas da Psicologia com a Educação. O autor afirma que há limitações, por exemplo, na aplicação da Psicanálise à Educação e que ela pode colaborar de forma mais restrita, ao ser útil, por exemplo, para:

Alternativas

1 - Ensinar ao educador técnicas terapêuticas para tratar de problemas emocionais de seus alunos, individualmente ou em grupo

2 - Conscientizar os gestores de que sua função é impor normas e regras, energizando o Superego dos alunos para reprimir seus impulsos, os quais são nocivos para a aprendizagem

3 - Compreender o desenvolvimento psíquico e afetivo do ser humano, elucidar as relações da criança com a família, do educando com o educador

4 - Libertar os alunos das amarras da Educação para que expressem seus impulsos reprimidos e assim realizem seus desejos no próprio ambiente escolar

5 - Gerar consciência das relações entre estímulos ambientais e comportamento humano, de modo que os professores possam usar reforços positivos e punições para modelar o comportamento dos alunos

Questão 4

Na Unidade II do livro de sua disciplina de Psicologia da Educação I intitulado “Desenvolvimento e Comportamento Humano”, no texto dentro de “Aprofundando o Conhecimento” intitulado “Psicologia: contribuições para o estudo do desenvolvimento humano”, o autor trata de teorias do desenvolvimento e explica o desenvolvimento cognitivo segundo Piaget, afirmando entre outras coisas que para Piaget :

Alternativas

1 - O desenvolvimento cognitivo se dá pela internalização da linguagem promovida pela cultura

2 - O inconsciente é uma região mental em que estão os conteúdos que mais influenciam nossa vida

3 - O estágio genital marca o ápice do desenvolvimento da inteligência humana

4 - Crescer é reorganizar a inteligência para ter mais possibilidades de adaptar-se

5 - O comportamento do aluno ao estudar deve ser modelado pelo professor que controla os estímulos ambientais em sala de aula

Comments

Sign In or Register to comment.