Como você tem se sentido?

"A Alegria na Tristeza

O título desse texto na verdade não é meu, e sim de um poema do uruguaio Mario Benedetti. No original, chama-se "Alegría de la tristeza" e está no livro "La vida ese paréntesis" que, até onde sei, permanece inédito no Brasil.

O poema diz que a gente pode entristecer-se por vários motivos ou por nenhum motivo aparente, a tristeza pode ser por nós mesmos ou pelas dores do mundo, pode advir de uma palavra ou de um gesto, mas que ela sempre aparece e devemos nos aprontar para recebê-la, porque existe uma alegria inesperada na tristeza, que vem do fato de ainda conseguirmos senti-la.

Pode parecer confuso mas é um alento. Olhe para o lado: estamos vivendo numa era em que pessoas matam em briga de trânsito, matam por um boné, matam para se divertir. Além disso, as pessoas estão sem dinheiro. Quem tem emprego, segura. Quem não tem, procura. Os que possuem um amor desconfiam até da própria sombra, já que há muita oferta de sexo no mercado. E a gente corre pra caramba, é escravo do relógio, não consegue mais ficar deitado numa rede, lendo um livro, ouvindo música. Há tanta coisa pra fazer que resta pouco tempo pra sentir.

Por isso, qualquer sentimento é bem-vindo, mesmo que não seja uma euforia, um gozo, um entusiasmo, mesmo que seja uma melancolia. Sentir é um verbo que se conjuga para dentro, ao contrário do fazer, que é conjugado pra fora.

Sentir alimenta, sentir ensina, sentir aquieta. Fazer é muito barulhento.

Sentir é um retiro, fazer é uma festa. O sentir não pode ser escutado, apenas auscultado. Sentir e fazer, ambos são necessários, mas só o fazer rende grana, contatos, diplomas, convites, aquisições. Até parece que sentir não serve para subir na vida.

Uma pessoa triste é evitada. Não cabe no mundo da propaganda dos cremes dentais, dos pagodes, dos carnavais. Tristeza parece praga, lepra, doença contagiosa, um estacionamento proibido. Ok, tristeza não faz realmente bem pra saúde, mas a introspecção é um recuo providencial, pois é quando silenciamos que melhor conversamos com nossos botões. E dessa conversa sai luz, lições, sinais, e a tristeza acaba saindo também, dando espaço para uma alegria nova e revitalizada. Triste é não sentir nada."

Martha Medeiros

Update:

Iooidi...

Pode abusar meu amigo...sempre poderá... Eu te autorizo rsrsrs

E nada de tristeza...Vamos, só um sorrisinho!!

Update 3:

Iooidi...

não senhor mocinho...

quero a sua....rsrs

Comments

• Reitero o que disse na pergunta anterior, minha Princesa Anna, ultimamente tenho andado muito triste, separei-me de minha família, e meu filho de 14 anos não quer vir me ver, mas vou dar tempo ao tempo. permita-me apresentar um pensamento meu

O TEMPO

Dentre todos os dons que a divindade concede ao homem, o tempo tem lugar especial. É ele que acalma as paixões indevidas, ensinando que tudo tem sua hora e local certo!......

É ele que cicatriza as feridas das profundas dores, colocando o algodão anestesiante nas chagas abertas!.......

É o tempo que nos permite amadurecer, através do exercício sadio da reflexão, adquirindo ponderação e bom senso!.......

È o tempo que desenha marcas nas faces, espalha neve nos cabelos, leciona calma e paciência quando o nosso passo já se faz lento!......

É o tempo que confirma as grandes verdades e destrói as falsidades, e os valores ilusórios!........

O tempo, é enfim, um grande mestre que ensina sem pressa, aguardando um tanto mais e espera que cada um a sua vez, se disponha a crescer, servir e ser feliz!.....

E é o tempo, em verdade, que nos demonstra, no transcorrer dos anos, que o verdadeiro amor supera a idade, a doença, a dificuldade, e permanece conosco para sempre!....

Neste mundo, tudo tem a sua hora, cada coisa tem seu tempo!......

Há o tempo de nascer e o tempo de morrer!.......

O tempo de plantar e o de colher!.......

Tempo de derrubar e construir!.....

Há tempo de se tornar triste e de se alegrar!.....

Tempo de chorar e de sorrir!.....

Tempo de espalhar pedras e de junta- ãs!....

Há o tempo de aprender e o de ensinar!....

Tempo de abraçar e de afastar!.....

Há o tempo de calar e o de falar!.....

Há o tempo para trabalhar, e o de descansar!.....

Há o tempo de Guerra e o tempo de paz!....

Mas sempre é tempo de amar, amar a si próprio, aos nossos pais e irmãos, amar a natureza e respeita-la, amar o nosso criador!....

Pois somente o tempo é capaz de ajudar e entender um grande amor!.....

Vamos, não é tarde, ainda há tempo, muito tempo!....

(.... e Avohay)

• eu tenho me sentido bem

e

com um espririto de luta q ue supera a beleza :)

e vc???

bjs

fika com Deus

te adoro

Jhon

• Essa semana q se iniciou tá me dando uma paz tão grande,estou até bem espantada,é como se algo de bom fosse acontecer e eu na expectativa,sem saber o q é.

• ☆ ..Ultimamente estou relaxada, despreocupada..

..

• Olá

Eu ando me sentindo meio pra baixo, com muita saudade do meu more que ta viajando.. =/

Beijos

• oi amada!

Ameii o texto!

Anna estou assim:

Já não sei dizer se ainda sei sentir,o meu coração já não me pertence

Já não quer + me obedecer,parece agora estar tão cansado o quanto eu...

tinhamuu

bjos enormes

• Eu estou me sentindo muito anciosa e não vejo a hora do próximo mês chegar.

• tenho me sentido ansiosa....não vejo a hora dessa correria com o fim desse curso acabar...e tbm pq querer acertar na minha vida em todos os sentidos.

• legal viu!

bom,,eu me sint hoje, feliz, nesse dia meio friozinho, depois de uma noite inteira de chuva,,mesmo molhando mais aki dentro que la fora,,eu me sinto e acordei muito feliz,poisto viva e to no YR..que adoro!

bjs

• Oi amiguxa do S2!

Ultimamente, angustiada, entediada, chateada, rs

Bjus mineiros!

ઇઉ sαøri ઇઉ søbrєηαŧurαł

PS.: Muito chic o texto!

Sign In or Register to comment.